O planejamento escolar conta com níveis diferenciados, que apresentam as seguintes funções:
As Leis nos 10.639/03 e 11.645/98 tornam obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. A professora Maria Lúcia, diretora de uma escola, quer mobilizar formas de inserção dessas temáticas no currículo desenvolvido em sua escola a fim de que sejam significativas para os alunos. Considerando as Leis mencionadas, analise os procedimentos que seriam coerentes com a visão da professora.
I - Promover atividades de valorização do negro e do índio em ocasiões especiais do ano, principalmente na Semana da Consciência Negra e no Dia do Índio.
II - Trazer membros das comunidades afrodescendentes e indígenas para a escola em datas significativas para essas comunidades.
III - Promover atividades que articulem os conteúdos à valorização do negro e do índio e ao desafio a preconceitos nas diversas áreas curriculares, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar.
IV - Incentivar o contato da comunidade escolar com produções culturais e com membros das comunidades afro-brasileiras e indígenas no decorrer do ano letivo.
São coerentes APENAS os procedimentos
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a atuação com as crianças deve promover articulações entre os seus universos e o patrimônio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentação legal, o currículo na Educação Infantil deve levar em conta, principalmente,
In questions 46 to 50 you will be analyzing a series of reading activities that an EFL (English as a Foreign Language) teacher has prepared for her students in the 8th grade (8o ano do Ensino Fundamental).
In the sentence ''...students are IT (information technology) experts well ahead of their teachers, especially the senior ones.'' (lines 22-24), the word 'ones' is used in the same way as 'one' in
The only characteristic that is typical of teachers with a low efficacy level is the capacity of
O financiamento da educação brasileira conta com investimentos públicos, tais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esse Fundo, analise as afirmações a seguir
I - É formado por impostos vinculados à educação no âmbito dos estados, municípios e, quando necessário, da União.
II - É constituído por impostos vinculados ou não à educação no âmbito dos estados, municípios e da União.
III - Objetiva a inclusão dos alunos do Ensino Fundamental por meio do incremento do financiamento educacional.
IV - Visa à inclusão de todos os alunos do sistema de ensino a partir do incremento do financiamento educacional.
São corretas APENAS as afirmações
A Pedagogia de Projetos representa uma forma de dinamizar o currículo em uma abordagem integrada. Tal pedagogia é caracterizada pelos seguintes componentes centrais:
O currículo integrado parte necessariamente de uma visão
In questions 46 to 50 you will be analyzing a series of reading activities that an EFL (English as a Foreign Language) teacher has prepared for her students in the 8th grade (8o ano do Ensino Fundamental).
ACTIVITIES 3 and 4 (presented in Questions 48 and 49) are examples of highly appropriate assignments in EFL classes since they conform to several of the guidelines expressed in the PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental Língua Estrangeira) reproduced below.
The only guideline that is NOT addressed by the proposals of Activity 3 and 4 is
In questions 46 to 50 you will be analyzing a series of reading activities that an EFL (English as a Foreign Language) teacher has prepared for her students in the 8th grade (8o ano do Ensino Fundamental).
The following statements express justifications for the inclusion of Activity 2 in an EFL reading class.
I - It can be considered a challenging and, possibly, motivating reading comprehension task since it helps students arrive at a general understanding of a piece of text and a detailed understanding of its sentences and linguistic elements.
II - By guessing the missing words in the blanks during the pre-reading phase, the students will be able to identify the writers intent and become more proficient readers.
III - By using their imagination and comparing their guesses with their peers and the original version, the students are learning to resort to their own previous knowledge and confirm or reject expectations in reading a text.
IV - Dynamic activities in which students get involved with the text without actually reading it at first can be one way of motivating them to search for the meanings implied in the original version of the passage.
The correct statements are
The fragment in which the word with the ING suffix functions as a noun is
This perspective can be linked to the main argument exposed in Text I in that
In the fragments a teachers judgment of his or her capabilities to bring about desired outcomes (lines 1-3) and rely on extrinsic motivation or punishment to get students to study. (lines 54-55), the expressions bring about and rely on mean, respectively,