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O planejamento escolar conta com níveis diferenciados, que apresentam as seguintes funções:

As Leis nos 10.639/03 e 11.645/98 tornam obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. A professora Maria Lúcia, diretora de uma escola, quer mobilizar formas de inserção dessas temáticas no currículo desenvolvido em sua escola a fim de que sejam significativas para os alunos. Considerando as Leis mencionadas, analise os procedimentos que seriam coerentes com a visão da professora.

I - Promover atividades de valorização do negro e do índio em ocasiões especiais do ano, principalmente na Semana da Consciência Negra e no Dia do Índio.

II - Trazer membros das comunidades afrodescendentes e indígenas para a escola em datas significativas para essas comunidades.

III - Promover atividades que articulem os conteúdos à valorização do negro e do índio e ao desafio a preconceitos nas diversas áreas curriculares, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar.

IV - Incentivar o contato da comunidade escolar com produções culturais e com membros das comunidades afro-brasileiras e indígenas no decorrer do ano letivo.

São coerentes APENAS os procedimentos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a atuação com as crianças deve promover articulações entre os seus universos e o patrimônio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentação legal, o currículo na Educação Infantil deve levar em conta, principalmente,

As sugestões acima servem, mais especificamente, para trabalhar com os alunos o tema

Na publicação referente aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental está escrito no item referente à caracterização da área de Geografia:
“É importante lembrar que para La Blache a Geografia não era ciência dos homens, mas dos lugares. O lugar e a região eram sempre vistos como dimensões objetivas resultantes das interações entre o homem e a natureza. Atualmente a categoria de lugar, assim como a de paisagem estão sendo recuperadas pela nova Geografia, em uma nova dimensão.”
Nesse sentido, na atualidade, o lugar, enquanto espaço apropriável para a vida, passa a incorporar, juntamente com a sua materialidade, especial e, principalmente,

Para que a agricultura familiar se torne uma realidade bem-sucedida no cenário agrário brasileiro, há a necessidade de vencer um mito historicamente construído. Para analisar a afirmativa acima, considere os itens a seguir.
I - Apenas a agricultura patronal e empresarial é capaz de produzir, em bases sólidas, quantidades elevadas de produtos agropecuários para atender às demandas interna e externa.

II - O modelo da agricultura familiar é insuficiente, do ponto de vista produtivo, seja por falta de tecnologia ou de capital, seja por não ter domínio dos princípios da administração empresarial.

III - O debate em torno do que deve predominar, se a grande propriedade patronal ou a agricultura familiar são inúteis, sendo o importante combinar diferentes alternativas de produção, tanto para o mercado externo como para o mercado interno.
É(São) aspecto(s) do mito historicamente construído, que merece(m) ser vencido(s) para a valorização e o sucesso da agricultura familiar no Brasil, o(s) apresentado(s) em

No entanto, para o autor do texto acima, há uma multiplicidade de redes dentro de um processo que é concomitantemente globalizador e fragmentador. Nesse sentido, é importante identificar algumas distinções.
Uma das distinções está no fato de que, enquanto as redes que promovem a globalização têm um papel de instrumento de difusão do capital, as redes que ajudam a fortalecer nacionalismos e movimentos étnicos têm um papel marcantemente

“A figura abaixo nos mostra a radiação direta e a refletida nas zonas rural e urbana. Além disso, a concentração de poluentes, motivada pela atividade industrial e circulação de veículos, concorre para adensar a massa de micropartículas em suspensão, as quais, por sua vez, funcionam como núcleos higroscópicos, isto é, incentivadores do processo de condensação. Por outro lado, o chamado campo barométrico local assume características específicas nas áreas urbanas. Em virtude do maior aquecimento, os valores da pressão atmosférica do setor central tornam-se mais baixos do que na periferia, criando condições de maior instabilidade (...).”
Imagem 005.jpg
Nesse contexto, sobre os mecanismos do clima, conclui-se que

O financiamento da educação brasileira conta com investimentos públicos, tais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esse Fundo, analise as afirmações a seguir

I - É formado por impostos vinculados à educação no âmbito dos estados, municípios e, quando necessário, da União.

II - É constituído por impostos vinculados ou não à educação no âmbito dos estados, municípios e da União.

III - Objetiva a inclusão dos alunos do Ensino Fundamental por meio do incremento do financiamento educacional.

IV - Visa à inclusão de todos os alunos do sistema de ensino a partir do incremento do financiamento educacional.

São corretas APENAS as afirmações

O currículo integrado parte necessariamente de uma visão

Dependendo da necessidade e da relevância que se queira dar a um tema da disciplina de Geografia, o texto referente aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental indica que o tempo de permanência do estudo, em uma das escalas de abordagem, dependerá principalmente de escolha feita pelo(a)

Considerando que ações normativas desse tipo exercem influência na organização do espaço urbano e envolvem a proteção e a preservação do espaço construído, a iniciativa apresentada acima é coerente com a seguinte característica socioespacial da cidade de Salvador:

Levando em conta que há outras combinações possíveis, leia. “Podemos afirmar que, hoje, a divisão territorial/internacional do trabalho, pautada nos níveis tecnológicos da produção e nos correspondentes níveis de qualificação (e de exploração) da força de trabalho, permite diferenciar o espaço mundial identificando
I - espaços que detêm o domínio do capital financeiro e dos investimentos na produção e/ou controle das tecnologias mais avançadas e da difusão de informações;
II - espaços com certa independência financeira, em que predominam atividades econômicas com níveis intermediários de equipamentos modernos;
III - espaços com grande dependência do capital financeiro internacional, em que a produção é de baixo nível tecnológico ou está voltada basicamente para a simples reprodução de tecnologias externas.”
HAESBAERT, Rogério & PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova desordem mundial. São Paulo: UNESP, 2005. (Adaptado)

São elementos que correspondem, respectivamente, aos tipos de configuração espacial indicados acima em I, II e III:

Com base nos dados acima, sobre a dificuldade para o uso racional da água pelas sociedades contemporâneas, afirma-se que, quanto

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