No contexto apresentado, o autor faz referência à geografia do professor e à geografia dos estados maiores, numa menção ao trabalho teórico de um geógrafo que na famosa obra A Geografia serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra, distingue três tipos para análise: a geografia escolar, a geografia espetáculo e a geografia como instrumento de poder.
Esse geógrafo é
Ao desenvolver o planejamento participativo, a gestão escolar deve contar com o plano de gestão, que é um documento que se destaca por
A relação escola-comunidade tem sido destacada para o sucesso escolar. Vários motivos vêm sendo apontados como fatores que geram sucesso, em termos de aprendizagem significativa. Nessa perspectiva, analise os motivos a seguir.
I - A escola e seus gestores como articuladores do bom relacionamento entre alunos e famílias.
II - O projeto político-pedagógico representa um documento básico para firmar a relação escola-comunidade.
III - Criação de espaços comunitários pelas famílias substituindo as atribuições do Estado, por meio do trabalho voluntário.
IV - Representantes comunitários como protagonistas nos processos de relação escola-comunidade.
São motivos que conduzem ao sucesso escolar APENAS os expostos em
A avaliação da aprendizagem é etapa relevante no processo educacional. Nesse sentido, em uma perspectiva crítico-emancipatória, o processo avaliativo deve proceder à(ao)
De acordo com o Censo Demográfico de 2000 do IBGE, cerca de 82% da população brasileira viviam, naquela ocasião, em espaços considerados como urbanos cidades e vilas. Sobre o processo de fragmentação do tecido sociopolítico-espacial da cidade, considere a lista de estratégias abaixo.
I - Planejamento urbano participativo.
II - Programas consistentes de geração de emprego e renda.
III - Políticas articuladas de segurança pública tomadas em mais de uma escala de ação.
IV - Ótica essencialmente empresarial no tratamento da cidade em busca da atração de investimentos e de maior competitividade.
São estratégias eficazes para reverter a fragmentação do tecido sociopolítico espacial da cidade e que privilegiam o bem-estar social e a cidadania APENAS
Na perspectiva teórica acima, o autor considera que estamos diante de um meio geográfico que representa a produção de algo novo, ao privilegiar a interação entre
Nesse contexto, para uma atuação mais eficaz e coerente desses grupos é imperativo fundamentar as suas ações no princípio da
Ao longo de sua obra, o autor citado acima entende o espaço como uma instância da sociedade e propõe interpretar o espaço como fato histórico. Seus postulados envolvem a assertiva de que a História não se escreve fora do espaço e não há sociedade a-espacial.
Nesse sentido, Milton Santos considera que o espaço enquanto objeto de estudo da Geografia deve ser, antes de tudo e principalmente, encarado, de forma mais abrangente, como tendo uma essência de caráter
A Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer
As definições de currículo estão marcadas pelas diferentes teorias que se propõem a tomá-lo como objeto de estudos. Em abordagens relacionadas às teorizações críticas, o currículo deve ser visto como processo
A autora considera que, no caso da Amazônia, é fora de dúvida que as organizações da sociedade civil e as experiências alternativas têm influído decisivamente na mudança de rumo da política governamental para a região. Nessa perspectiva, a reestruturação contemporânea não decorre apenas das estratégias globais do capital, mas, de forma mais efetiva, da ação de
O poema, de Vinícius de Moraes, apresentado ao lado, servirá como instrumento incentivador para uma aula cujo tema abordará
Analise a caracterização geral das principais correntes do pensamento geográfico.
I - Representando uma renovação, efetua uma crítica apenas à insuficiência da análise tradicional, não indo aos fundamentos e à sua base social, propondo uma ótica prospectiva com a finalidade de atuar no planejamento estatal.
II - Fundamentada no positivismo, privilegia a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos, em que o homem seria um elemento a mais na paisagem.
III - Com enfoque predominante na relação formada entre espaço e cultura, está assentada na subjetividade, na experiência, na intuição e nos sentimentos, colocando o homem no centro do debate científico.
IV - Desenvolvendo uma prática de contestação radical ao que existia até então, seus autores postulam um posicionamento de transformação da realidade e assumem um conteúdo político na análise científica.
Dentre as caracterizações acima, aquelas que correspondem às correntes de pensamento da Geografia Humanística e da Geografia Crítica, respectivamente, são as descritas APENAS em
A escola cidadã deve combater quaisquer processos de bullying e de discriminações. Para que seja bem sucedida, essa escola deve planejar-se de modo a
O conjunto de princípios para explicar a aprendizagem constitui o que se denomina teorias da aprendizagem. Nessa perspectiva, conclui-se corretamente que a teoria