Um gestor educacional de uma escola pública municipal quer propor modificações no currículo de sua escola. Para tal, deve necessariamente levar em conta os seguintes documentos legislativos:
Com relação à organização do espaço geográfico, ao longo do processo histórico, da Zona da Mata do Nordeste, especialmente no estado da Bahia, identificam-se os seguintes destaques:
I - cultura do tabaco (com início no século XVI) e produção de cacau (com início no final do século XIX);
II - descoberta do petróleo no Recôncavo Baiano (com início no final da década de 30).
O tipo de modelo espacial explicado pela localização das culturas de tabaco e cacau nas proximidades dos portos (destaque I) e um exemplo correto de evento decorrente da nova dinâmica interna da região, a partir da descoberta do petróleo (destaque II) são, respectivamente,
A situação apresentada acima (imagem e trecho da canção) representam uma resposta à crise do modelo produtivo fordista. No lugar do fordismo, com a Revolução técnico-científica, disseminou-se o modelo de produção flexível, também chamado de pós-fordista, que trouxe consequências profundas na produção e na vida das sociedades. Dentre os pares de elementos apresentados abaixo, aquele que está corretamente associado ao modelo pós-fordista é
A posição alcançada pelo Marrocos junto à UE e a posição desempenhada por esse país e por outros em situação geográfica semelhante são, respectivamente,