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O planejamento escolar conta com níveis diferenciados, que apresentam as seguintes funções:

As Leis nos 10.639/03 e 11.645/98 tornam obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. A professora Maria Lúcia, diretora de uma escola, quer mobilizar formas de inserção dessas temáticas no currículo desenvolvido em sua escola a fim de que sejam significativas para os alunos. Considerando as Leis mencionadas, analise os procedimentos que seriam coerentes com a visão da professora.

I - Promover atividades de valorização do negro e do índio em ocasiões especiais do ano, principalmente na Semana da Consciência Negra e no Dia do Índio.

II - Trazer membros das comunidades afrodescendentes e indígenas para a escola em datas significativas para essas comunidades.

III - Promover atividades que articulem os conteúdos à valorização do negro e do índio e ao desafio a preconceitos nas diversas áreas curriculares, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar.

IV - Incentivar o contato da comunidade escolar com produções culturais e com membros das comunidades afro-brasileiras e indígenas no decorrer do ano letivo.

São coerentes APENAS os procedimentos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a atuação com as crianças deve promover articulações entre os seus universos e o patrimônio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentação legal, o currículo na Educação Infantil deve levar em conta, principalmente,

É fundamental para o processo de ensino-aprendizagem em Dança a estruturação de conteúdos dessa linguagem em parâmetros de movimento (corpo, espaço, forma, movimento, ritmo, intensidade). Relacione as atividades apresentadas na coluna da esquerda com os elementos de movimentos indicados na coluna da direita.

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“Entender como o movimento se processa é fundamental para que o professor possa auxiliar o aluno na aprendizagem da dança. Todo movimento voluntário envolve um elemento de ‘consciência’ perceptiva que resulta de algum tipo de estímulo sensorial, cujo processo de organização de novas informações irá se ajustar a partir daquelas já armazenadas, o que levará a um ato manifesto ou desempenho motor”. Na perspectiva dessa citação, afirma-se que o processo perceptivo-motor é formado por uma determinada sequência de etapas, ordenadas da seguinte forma:

A preparação de dançarinos virtuosos para a montagem de espetáculos para a Corte, a criação da Academia Real de Dança, a organização de uma escola de movimentos com passos e posições codificados por Pierre Beauchamps definiram as bases do academismo da dança. As referências de movimentos predeterminados e técnicas de movimento que perduram até os dias de hoje servem de base para várias modalidades de dança. Nessa perspectiva, é um fator determinante na composição da dança clássica o fato de o

A elaboração coreográfica como estratégia de organização coletiva envolve uma série de ações que tornam o aluno participativo e ampliam as relações pessoais, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e da iniciativa. Nesse contexto, qual, dentre as atividades abaixo, NÃO é coerente com tal proposta?

O financiamento da educação brasileira conta com investimentos públicos, tais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esse Fundo, analise as afirmações a seguir

I - É formado por impostos vinculados à educação no âmbito dos estados, municípios e, quando necessário, da União.

II - É constituído por impostos vinculados ou não à educação no âmbito dos estados, municípios e da União.

III - Objetiva a inclusão dos alunos do Ensino Fundamental por meio do incremento do financiamento educacional.

IV - Visa à inclusão de todos os alunos do sistema de ensino a partir do incremento do financiamento educacional.

São corretas APENAS as afirmações

O currículo integrado parte necessariamente de uma visão

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Diante dessa citação, o aluno que chega ao sexto ano do Ensino Fundamental e participa de um programa de Dança-Educação

Muitas manifestações das denominadas danças populares brasileiras têm sua origem na religiosidade dos povos africanos e indígenas, representada intensamente por danças consagradas e perpetuadas ao longo do tempo. Porém, contingências históricas e políticas abafaram as possibilidades plenas de expressão e comunicação desses povos. Qual posicionamento é INADEQUADO para que a Dança-Educação contribua para tal mudança?

Nas ações tradicionais de ensino, os procedimentos de verificação de aprendizagem dos alunos se concentram nas observações e medidas estabelecidas pelo professor.
Com relação ao ensino de Dança-Educação, assim como de qualquer processo de Arte, uma avaliação em sala de aula deve configurar-se como uma ação participativa e
integradora, sendo INADEQUADO para esse processo

Acompanhamento e estudo de ritmos servem de estímulo e de conteúdo para aulas de dança e composições coreográficas. Em experiências com Educação, as possibilidades de experimentações podem ser ampliadas. Considere as atividades abaixo que podem ser desenvolvidas em aulas de Dança.

I - Reconhecimento das unidades rítmicas de músicas e interpretação corporal.

II - Interpretação de movimentos corporais sem acompanhamento.

III - Interpretação de palavras através de movimentos corporais.

IV - Identificação dos diferentes instrumentos utilizados em um trecho musical e a criação de movimentos.

Está correta a atividade apresentada em

A experiência com a improvisação abrange criação, registro, seleção, organização, repetição de sequências de movimentos (individualmente e em grupos) e apresentação final, sendo a improvisação procedimento fundamental para a elaboração e montagem coreográfica. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - A improvisação deve fazer parte de programas de dança nas escolas.

II - A improvisação deve ser desenvolvida para alunos de dança em fase de iniciação.

III - A improvisação deve fazer parte de cursos profissionalizantes de dança.

Está correto o que se afirma em

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