Algumas pessoas, ao longo da vida, tornam-se notórias e produzem documentos importantes que serão, num futuro, de interesse público e social. Se isso ocorrer, os arquivos que contêm tais documentos não poderão ser alienados, com dispersão ou perda da unidade de arquivamento, e nem transferidos para o exterior. Contudo, se a alienação desses arquivos for inevitável, o Poder Público
Para que o serviço de protocolo tenha o controle da movimentação dos documentos, deve distribuí-los às unidades administrativas destinatárias, acompanhados de
Transferência é a passagem dos documentos dos arquivos correntes para os intermediários. Quais são os dois tipos básicos de transferência?
Existem várias opções muito difundidas para a preservação, a longo prazo, de documentos eletrônicos. Relacione algumas dessas opções, apresentadas à esquerda, às suas definições, expostas à direita.
A relação correta é
O Comitê Gestor da ICP - Brasil é vinculado ao(à)
Google, Starbucks and PayPal are mentioned in paragraph 1 (lines 1-8) since they
No desenvolvimento da organização de documentos num arquivo, o arquivista precisa criar um vocabulário controlado, visando a garantir a fidedignidade do seu trabalho. Nesse sentido, quando ele cria os vocábulos notação, indexação coordenada e ideográfico, utiliza como parâmetros os seguintes correspondentes:
Um arquivista precisa organizar o arquivo de uma empresa estatal no Rio de Janeiro. Ao iniciar o trabalho, se depara com muitos documentos de diversos departamentos, além de alguns conjuntos documentais de filiais dessa empresa em outros estados. Como esses documentos são considerados de guarda definitiva, antes de proceder à ordenação dos documentos em séries, o arquivista deve estabelecer o
No decreto que regulamenta a microfilmagem, está explicito, no art. 6º, que "na microfilmagem poderá ser utilizado qualquer grau de redução, garantida a legibilidade e a qualidade de reprodução". No entanto, quando se tratar de original cujo tamanho for superior à dimensão máxima do campo fotográfico do equipamento em uso, a microfilmagem
A Constituição garante, no seu art. 5º, Inciso X, que a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas são invioláveis. No entanto, se um livro for publicado contendo informações sobre a vida íntima de alguém ou fotografias forem publicadas em jornais ou revistas, invadindo a privacidade de alguma pessoa, essa violação é séria e garante ao atingido o direito a
Considerando o método alfabético e as regras de alfabetação utilizadas nesse método, analise os nomes a seguir.
1 - Luis Otávio Teixeira Amaral Filho
2 - Vinicius Cerqueira Santo Aleixo
3 - Pedro Augusto Rocha Alonso
4 - Antonio Henrique de Amaral Neto
5 - Paulo Ricardo da Costa Almeida
A ordem correta de arquivamento desses nomes é:
A elaboração de Tabela de Temporalidade de Documentos envolve a análise de vários aspectos. Nessa perspectiva, analise os aspectos a seguir.
I - Existência de leis ou decretos que regulem a prescrição legal de documentos.
II - Importância do documento com relação a valores administrativo, probatório ou histórico.
III - Possibilidade e custo de reprodução.
IV - Avaliação do espaço, do equipamento utilizado e do custo do arquivamento.
Na tabela de Temporalidade de Documentos, devem ser considerados os aspectos
Sabe-se que certos materiais são mais ou menos resistentes às variáveis que influenciam seus elementos físicos. Por isso, um aspecto determinante na durabilidade e na confiabilidade das mídias é a(o)
O Decreto nº 4.915, de 12/12/2003, organiza, sob a forma de sistema - SIGA -, as atividades de gestão de documentos no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal. Integram o SIGA, como órgão central, o Arquivo Nacional, órgãos setoriais e órgãos seccionais. Nesse contexto, identifique o que compete ao órgão central.
I - Promover a disseminação de normas técnicas e informações de interesse para o aperfeiçoamento do sistema junto aos órgãos setoriais do SIGA.
II - Promover e manter intercâmbio de cooperação técnica com instituições e sistemas afins.
III - Proporcionar aos servidores que atuam na área de gestão de documentos de arquivo a capacitação, o aperfeiçoamento, o treinamento e a reciclagem, garantindo constante atualização.
Compete ao órgão central o que se afirma em