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O quadro abaixo apresenta os dados da Coordenadoria de Acessibilidade da Universidade Federal do Pará relativos à oferta e aprovados pela cota PcD (2011 – 2017)

De acordo com esse quadro, é correto afirmar:

Considere que você é psicólogo escolar em instituição de ensino superior. Um graduando de licenciatura o procura com uma queixa de baixo rendimento escolar e desmotivação em prosseguir com o curso. Ante esta demanda espontânea, no que diz respeito às condutas profissionais adequadas ao setor de psicologia neste caso, analise os itens seguintes.

I - Utilização de testes de orientação profissional, de modo a auxiliar o aluno a identificar outra carreira com a qual possua maior identificação.

II - Encaminhamento ao atendimento clínico para o devido acompanhamento psicoterapêutico.

III - Aplicação de testes padronizados e utilização de outros instrumentos para identificação do contexto no qual a queixa se insere.

IV - Desenvolvimento de plano de ação multidisciplinar que favoreça o desenvolvimento pessoal e acadêmico do aluno em questão.

Estão corretos

“As ações afirmativas são políticas, públicas ou privadas, que pretendem neutralizar discriminações. Por meio dessas políticas, disponibilizam-se para um dado grupo desfavorecido vantagens não extensíveis a outros integrantes da sociedade" (Garcia, 2012). Uma das políticas de ação afirmativa que tem suscitado muitas polêmicas são as chamadas cotas de acesso ao ensino superior. Em relação ao tema, observe a figura abaixo.

No que se refere ao papel do psicólogo escolar neste debate, é correto afirmar:

Quando se discute fracasso escolar no Brasil, uma pergunta que se faz necessária é: quem fracassa no Brasil? Carvalho (2003) discute a relação entre as desigualdades sociais de raça, classe e gênero e a forma como essas desigualdades se refletem na discussão fracasso/sucesso escolar. Os dados apresentados abaixo ilustram essa discussão a partir da taxa de indivíduos entre 18 e 24 anos inseridos no ensino superior:

No que se refere ao enfrentamento do fracasso escolar no contexto apresentado acima, é correto afirmar:

Deve-se entender como comunidade escolar todos os personagens que constituem e qualificam esse espaço, desde seus integrantes formais (discentes, docentes, técnicos) até membros externos (comunidade extramuros, família). Analisando o estresse em estudantes no ensino superior, Silveira, Norton, Brandão e RomaTorres (2011) encontraram:

Com base nos dados apresentados, é correto afirmar:

O Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Além de ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum, existem outros deveres fundamentais do servidor público, como:

O perfil do professor universitário não perpassa, de modo geral, a formação pedagógica. Ferreira e Andrade (2016) afirmam que “na maioria das vezes, não há preocupação com a formação pedagógica do professor do Ensino Superior", cabendo assim à formação continuada suprir esta lacuna. Sobre o tema, analise as afirmativas seguintes.

I - No âmbito do ensino superior, a formação continuada docente deve ser promovida pelos cursos específicos, privilegiando a oferta de pós-graduações stricto sensu.

II - A lacuna na formação pedagógica docente impacta a qualidade da formação profissional ofertada, devendo ser enfrentada através da oferta de estratégias educacionais complementares aos graduandos.

III - Parte do desafio da formação pedagógica no ensino superior refere-se a favorecer com que a docência seja abraçada enquanto profissão, fazendo-se fundamental a sensibilização do corpo docente quanto aos possíveis impactos da formação continuada na sua prática.

IV - Elementos do exercício da docência, desde o planejamento até a avaliação, devem ser debatidos criticamente em formações complementares de curta duração, instrumentalizando a prática em sala de aula.

Estão corretas

Almeida (2002) discute o insucesso escolar no ensino superior apontando duas perspectivas: na primeira, focada no desempenho, tem-se a reprovação e a evasão com seus principais indicativos; na segunda, focada na educação, tem-se o desenvolvimento insuficiente de autonomia, espírito crítico e competência de resolução de problema. Sob esta perspectiva, leia as asserções abaixo.

O insucesso na perspectiva do desempenho escolar reflete um problema de aprendizagem do aluno e precisa ser combatido individualmente

PORQUE

As estratégias de ensino tradicionais predominam no ensino superior, mas apresentam limitações ante o desenvolvimento do profissional autônomo e socialmente crítico.

Quanto a essas asserções, é correto afirmar:

Desde 2008, com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, tem-se discutido a inclusão educacional de pessoas com deficiência buscando não só o acesso, mas a permanência e a qualidade de ensino. Contudo, segundo dados do Inep (2016), a evasão de pessoas com deficiência é de 31,5% na rede privada e de 19,1% na rede pública de ensino superior. Com base nos dados apresentados, é correto afirmar:

Na discussão acerca da aprendizagem no ensino superior, uma tendência mundial tem sido a ênfase na adoção de metodologias ativas. Sob influência de John Dewey (1859-1952), Paulo Freire (1921-1997) e muitos outros teóricos da educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais têm privilegiado este formato de ensino. Na formação de professores no ensino superior, faz-se necessário que o psicólogo escolar compreenda o impacto destas propostas sobre o desenvolvimento e aprendizagem discente. Quanto ao assunto, é correto afirmar:

Dentre os documentos psicológicos regulamentados pela Resolução nº 007 de 2003, do Conselho Federal de Psicologia, encontra-se o Laudo Psicológico. De acordo com Patto (1990), a avaliação psicológica no contexto escolar “sela destinos" pois, como afirma também Salazar (1996), muitas vezes legitima a segregação de estudantes. Com base nessa contextualização, nas normas técnicas e no código de ética, é correto afirmar:

A palavra olho(s) é empregada em sentido figurado, no trecho

A palavra se é empregada várias vezes no texto com sentidos diferentes. Essa palavra indica a ideia de condição no trecho

As coisas que não existem e que só são vistas pelo segundo olho são importantes porque

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