Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 47 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q312767

Em termos da metodologia das ciências sociais, a proposição de Durkheim para o estudo dos fenômenos sociais é analisá-los como:

Carregando...
Q312402

Segundo J. Gimeno Sacristán (2000), “a visão do currículo

como algo que se constrói, exige um tipo de intervenção ativa

discutida explicitamente num processo de deliberação aberta por

parte dos agentes participantes... para que não seja uma mera

reprodução de decisões e modelações implícitas." De acordo com

essa concepção, os agentes participantes devem ser:

Carregando...
Q312399

Um dos princípios que fundamentam a Educação em Direitos

Humanos é o da transversalidade, vivência e globalidade. O

princípio da transversalidade considera a questão:

Carregando...
Q312780

Para Sérgio Buarque de Holanda (2005), um dos traços fundantes de nossa identidade, resultado de nosso passado de colônia portuguesa, seria a rejeição à impessoalidade e a busca por tratamentos especiais em situações que seriam, em outras culturas, tratadas a partir de critérios de universalidade - o famoso “jeitinho brasileiro”. Essa característica da identidade brasileira foi nomeada pelo autor como:

Carregando...
Q312785

Segundo Norberto Bobbio (2000), “Diante da variedade de formas de governo, há três posições possíveis: (A) todas as formas existentes são boas; (B) todas são más; (C) algumas são boas, outras são más”. Neste sentido, o autor argumenta que o cientista social e o escritor político buscam não apenas descrever as formas de governo, mas também aprová-las e desaprová-las, produzindo uma tipologia que classifi ca como:

Carregando...
Q312792

Em “Um Jogo Absorvente: Notas sobre a briga de galos balinesa”, Geertz (1989) compara a briga de galos realizada em Bali com a apreciação de obras de arte, e demonstra como é possível compreender a mentalidade do balinês a partir de sua relação com o embate ali travado: “É apenas na aparência que os galos brigam ali – na verdade, são os homens que se defrontam”. Nesse sentido, também a briga de galos balinesa é:

Carregando...
Q312766

Os fundadores da Sociologia, entre eles Augusto Comte, analisam em seus trabalhos mudanças sociais profundas que marcaram a Europa dos séculos XVIII e XIX. Para Comte, o momento por ele analisado era de derrocada da sociedade teológica e militar e sua substituição pela sociedade:

Carregando...
Q312773

Gilberto Velho, no livro “Individualismo e Cultura” (1999), discute a relação indivíduo e sociedade argumentando que, apesar das determinações sociais, existe na sociedade margem de manobra para opções e alternativas, ou seja, para que o sujeito decida e escolha caminhos específi cos. Para realizar essa refl exão, o autor utiliza a noção de:

Carregando...
Q312778

Segundo Weber, quando o exercício do poder é visto como legítimo trata-se de dominação, que ele classifi ca em três tipos.
Um deles é caracterizado pela confi ança na ordem, nas regras e na competência técnica dos que exercem a dominação. A esse tipo (puro) de dominação, o autor nomeia como:

Carregando...
Q312401

A privação emocional grave provoca nas crianças, dentre outros

sintomas, profunda instabilidade emocional, falta de confiança

na exploração do mundo físico e social, desmotivação, dificuldade

de relação com professores e colegas. Com relação a esses fatores,

pode–se afi rmar que:

Carregando...
Q312398

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para

o Ensino Fundamental, são determinantes para a melhoria na

qualidade do processo de ensino da Base Nacional Comum e sua

Parte Diversifi cada:

Carregando...
Q312784

Quando Marx e Engels escrevem sobre luta de classes no “Manifesto do Partido Comunista” estão utilizando como critério para diferenciação dos grupos sociais:

Carregando...
GABARITO:

  • 16) D
  • 17) C
  • 18) D
  • 19) A
  • 20) A
  • 21) E
  • 22) C
  • 23) E
  • 24) D
  • 25) A
  • 26) A
  • 27) B
  • 28) A
  • 29) B
  • 30) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282