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Segundo Isabel A. Marques (2003), "Ainda preponderam nos discursos e comentários de muitos de nossos professores(as) a ideia de que a dança na escola é 'bom para relaxar', 'para soltar as emoções', 'expressar-se espontaneamente' e não são poucos os diretores(as) que querem atividades de dança na escola para 'conter a agressividade' ou 'acalmar' os alunos(as). Ou seja, a dança torna-se um ótimo recurso para 'se esquecer dos problemas' (esfriar a cabeça) e, para usar um termo em voga, 'prevenir contra o stress'." Nesse trecho de sua obra, a autora faz uma refl exão sobre o ensino da Dança nas nossas escolas, seus objetivos, conteúdos e estratégias. Defende que a Dança deve ser compreendida e trabalhada pelo professor como:

O Impressionismo revolucionou a música moderna universal

e deu início às grandes tendências musicais do século XX. Teve

seu início com Claude Debussy, compositor francês que surgiu com

inovações radicais, relacionadas, principalmente:

“Podemos afi rmar que a primeira palavra do vocabulário

teatral é o corpo humano, principal fonte de som e movimento.

Por isso, para que se possa dominar os meios de produção teatral,

deve–se primeiro conhecer o próprio corpo, para depois torná–lo

expressivo."

Augusto Boal (Teatro do Oprimido).

Em sua proposta de sistematização do que chamou de Poética do

Oprimido o autor propõe como a primeira etapa de trabalho o “Conhecimento

do Corpo". A referida etapa constitui–se de sequência

de exercícios em que se começa a conhecer o próprio corpo, suas

limitações e possibilidades, bem como suas:

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo

E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo."

(Toquinho)

O pigmento amarelo é classifi cado como uma cor primária e faz

parte da formação de duas cores secundárias, a saber:

Como escultor, ele denuncia a devastação das florestas

brasileiras por queimadas criminosas. Aos troncos mortos, ele

acrescenta cipós trançados, pedras, terras coloridas. Esse artista,

cuja obra é marcante na arte contemporânea brasileira, chama–se:

No dia 08 de dezembro de 2014, após vinte anos de sua morte,

é inaugurada na orla de Ipanema (zona sul do Rio de Janeiro) uma

estátua em homenagem a Tom Jobim, um dos maiores gênios da

MPB. Grande “retratista" do Rio de Janeiro, dentre suas composições, duas se destacam como símbolos de nossa cidade. São elas:

Quanto ao processo de desenvolvimento da percepção de

qualidades estéticas dos alunos, as orientações didáticas para o

ensino de Teatro, contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais,

destacam a necessidade do professor perceber como legítima e

fundamental a aprendizagem informal que os alunos trazem para

a escola. Portanto, é papel do professor propiciar a fl exibilidade da

percepção com perguntas que favoreçam:

Dentre os mais conhecidos argumentos para a defesa do ensino da Arte na escola é possível encontrar a aprendizagem da Arte:

 

1– como desenvolvimento moral, sensibilidade e criatividade do indivíduo;

2– como forma de recreação, de lazer e de divertimento;

3– como artifício para ornamentação da escola e celebrações cívicas;

4– como apoio da aprendizagem e memorização de conteúdos de outras disciplinas e, finalmente,

5– para acalmar, resignar e descansar os alunos das disciplinas consideradas “sérias".

 

Nenhum desses argumentos são desprezíveis, no entanto, são alheios aos processos que compreendem a atividade artística, seus produtos,

ações e reflexões, que exigem uma ação didática que envolva o conceber, fazer/criar arte aliado ao:

Leia os itens abaixo:

I– Interessada principalmente no produto do trabalho escolar;

conteúdos como verdades absolutas; exercita a mão, a inteligência,

a memorização, o gosto e o senso moral; atividades

fixadas pela repetição; procura desenvolver em seus alunos

habilidades manuais e hábitos de precisão e limpeza.

II– Enfatiza a expressão como um dado subjetivo e individual; centrada

no processo de trabalho, na espontaneidade; a livre expressão

é seu lema; aprender a fazer, fazendo; a arte adulta deveria ser

mantida fora dos muros da escola, pelo perigo da infl uência que

poderia macular a “genuína e espontânea expressão infantil".

Os itens I e II referem–se a diferentes concepções do ensino da Arte,

cada uma delas ligada a tendências pedagógicas distintas. Os referidos

itens pertencem, respectivamente, às tendências denominadas:

A arte contemporânea utiliza meios e tecnologias para transmitir a ideia do fazer artístico. Uma dessas formas expressivas tem como intenção colocar o espectador dentro da obra, estabelecendo uma relação direta com os objetos dispostos no espaço.

Essa modalidade de arte de vanguarda é conhecida como:

Para Rudolf Laban (1990), o movimento é portador de sentido

e expressão, portanto, pode–se compreendê–lo como:

Nos anos 60, segundo Caetano Veloso, a “ideia do canibalismo

cultural", uma formulação do modernismo de 1922, “servianos,

aos tropicalistas como uma luva..." O Tropicalismo surgiu no

cenário artístico musical a partir de 1967 e sua estética ressaltava:

Augusto Boal cria um sistema dramatúrgico denominado

“Coringa", a partir de experiências e reflexões sobre a arte da

encenação com o grupo “Teatro de Arena". O espetáculo montado

em 1965, talvez o maior sucesso artístico e de público alcançado

pelo grupo, que inaugura o referido sistema, chama–se:

Segundo Spolin (1998), o teatro é “meio para libertar a criança

e o assim chamado amador do comportamento de palco mecânico

e rígido." A autora formula um sistema de ensino de Teatro denominado

Teatro Improvisacional, cuja base fundamental é o uso da:

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