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A terceira via é uma resposta ideológica às reformas neoliberais da década de 1980. Como corrente da ideologia social-democrata defende um Estado necessário, cuja interferência na vida social não seja máxima como no socialismo, nem mínima como no liberalismo. Por essa visão, o Estado continuaria sendo responsável pelas seguintes áreas:

Hannah Arendt, em “A Condição Humana”, aponta que os modos pelos quais os seres humanos se manifestam uns aos outros, não como meros objetos físicos, mas enquanto homens, são:

Sergio Buarque de Holanda, em “Raízes do Brasil”, dedica um capítulo à cordialidade do povo brasileiro. Para o autor, os brasileiros geralmente pensam e fazem tudo a partir de uma espécie de conduta básica:

Em “A Teoria das Formas de Governo”, Norberto Bobbio destaca, na obra “Política de Aristóteles”, a importância de o Estado zelar pelo ideal da vida humana perfeita; para tal, era necessário o desenvolvimento das seguintes virtudes:

Em “O Mal-estar da Pós-modernidade”, Zygmunt Bauman aponta que a pureza é um ideal, uma visão da condição que ainda precisa ser criada, ou da que precisa ser diligentemente protegida contra as disparidades genuínas ou imaginadas. Segundo o autor, para pensar sobre a pureza é preciso considerar a importância e necessidade da:

Anthony Giddens se situa entre os sociólogos que considera a articulação entre sociedade e indivíduo. Em seus estudos, realiza, entre as sociologias estrutural e funcionalista, uma síntese denominada:

Gilberto Velho, em seu livro “Individualismo e Cultura”, aponta, no capítulo que trata da visão de mundo e estilo de vida em camadas médias urbanas, que representações e prática são dimensões de vida social e não se pode pensar em uma sem a outra, desde que se entenda a cultura como:

Anthony Giddens, em “A Terceira Via”, situa a crise do capital, na década de 1970, como um fato marcante e impulsionador para a adoção de uma visão neoliberal na condução das políticas de estado. Na década de 1980, uma nova liderança política se destacou no plano internacional, na condução de um processo de mudanças políticas, econômicas e sociais, em conformidade com o ideário neoliberal, a saber:

Em “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”, Max Weber investiga as razões de o capitalismo haver se desenvolvido inicialmente em alguns países, em que a ética e as ideias puritanas estavam na base dos hábitos de vida por meio do protestantismo. Esses dois países são:

Em “Consumidores e Cidadãos”, Caclini aponta uma certa americanização do planeta, que ocorre muito mais por conta da disseminação de traços estéticos do que pela hegemonia dos capitais e das corporações norte-americanas. Nesse predomínio estético, Canclini aponta um fator que explicita esta ação:

Gilberto Velho, em seu livro “Individualismo e Cultura”, aponta a existência de um envolvimento inevitável com o objeto de estudo e que isso não constitui um defeito ou imperfeição. Esse entendimento se insere no debate sobre a:

Em “Casa-Grande e Senzala”, Gilberto Freire estabelece uma relação entre a arquitetura da casa-grande e a forma de organização social e política que se instaurou no Brasil, conhecida como:

Bauman, em “O mal-estar da pós-modernidade”, aponta que na pós-modernidade a defi nição de religião importa em um exercício de:

Weber mostrou que certos tipos de protestantismo favoreciam o comportamento econômico racional em que a vida terrena, em contraste com a vida eterna, recebeu um signifi cado moral e espiritual positivo. O segmento protestante que foi evidenciado por Weber denomina-se:

Em “A Teoria Social Hoje”, no capítulo ‘Estruturalismo, pósestruturalismo e a produção da cultura’, Anthony Giddens aponta que a diferenciação saussuriana entre “langue” e “parole” refl ete a ideia de famoso sociólogo segundo a qual as qualidades dos todos sociais são mais que a soma de suas partes. Trata-se do seguinte sociólogo autor dessa idéia:

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