
A partir do texto precedente, julgue o próximo item.
A naturalização de atos violentos pode ser interpretada, à luz da teoria sociológica de Émile Durkheim, como um fato social de caráter patológico e, portanto, sua superação depende da normalização da sociedade.

A partir das reflexões apresentadas no texto precedente, julgue o próximo item.
Dado o amplo arcabouço de perspectivas em que se discute, hoje, a diversidade cultural e étnica, percebe-se que a defesa da diferença constitui agenda incontroversamente assumida pelo espectro político associado à esquerda e rechaçada pelo espectro conservador.

Considerando o tema tratado no texto precedente e os debates que lhe são pertinentes, julgue o item a seguir.
A despeito da desconfiança de parte da sociedade em relação aos resultados da promulgação da Lei n.º 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, atualmente sua relevância é reconhecida tanto no que se refere ao quantitativo de acesso à educação superior quanto no que diz respeito ao debate qualitativo do enfoque das áreas de conhecimento.
Julgue os itens seguintes, considerando o Currículo de Pernambuco para o ensino médio e metodologias de ensino da sociologia.
O currículo por área de conhecimento suscita a ideia de articulação e de não fragmentação dos processos de conhecimento, das competências e das habilidades do ensino médio.
Conforme as competências específicas dispostas no Currículo de Pernambuco para a área de ciências humanas e sociais aplicadas, espera-se que o estudante
esteja apto a interpretar as relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
Julgue o próximo item, em relação à metodologia do ensino da sociologia para o ensino médio.
O conhecimento e o reconhecimento de direitos e deveres é uma das faces das práticas pedagógicas que envolvem o ensino da sociologia.
Acerca da educação especial inclusiva, julgue o item seguinte.
Educação precoce e educação profissional são realizadas em ambientes especializados, fora do âmbito escolar.
Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se segue.
No Currículo de Pernambuco, está prevista a valorização de conteúdos factuais.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A didática é uma disciplina prática, sem interseção com as disciplinas teóricas.

Em relação ao texto CG1A1-I, às ideias nele expressas e à sua construção, julgue o item a seguir.
Conclui-se da leitura do sexto parágrafo que o último período do texto não expressa uma opinião pessoal do autor.

Considerando aspectos sintáticos e semânticos do texto CG1A1-I, julgue o item.
O termo “incremento” (primeiro período do segundo parágrafo) poderia ser substituído, sem alteração do sentido original do texto, por desenvolvimento.

Considerando os sentidos e as propriedades linguísticas do texto CG1A1-II, julgue o item que se segue.
No quinto parágrafo, o emprego da primeira pessoa do singular indica que a autora do texto integrou a equipe de pesquisadores que avaliaram os impactos da educação integral em Pernambuco.

Julgue o item subsequente, relativo a aspecto linguístico do texto CG1A1-II.
Haveria alteração de sentido no texto caso a expressão “Muito se tem pesquisado” (primeiro parágrafo) fosse substituída por Muito se pesquisou.
Considerando as disposições do Estatuto do Servidor Público do Estado de Pernambuco, julgue o item subsequente.
Estágio probatório é o período inicial de dois anos de efetivo exercício do servidor público nomeado para provimento de cargo efetivo ou em comissão, em virtude de aprovação em concurso público, e tem por objeto, além da obtenção da estabilidade, aferir a aptidão do servidor para o exercício do cargo.
Acerca da investidura em cargo público, julgue o item seguinte.
A reintegração de servidor estável, em razão de sua demissão ter sido invalidada, dar-se-á em cargo imediatamente superior àquele que ele ocupava quando da efetivação de sua
demissão.