
Acerca de aspectos linguísticos do texto 10A1-I, julgue o item que se segue.
Caso o primeiro parágrafo fosse reescrito sem os trechos entre parênteses, ele passaria a ser constituído por um período composto por apenas duas orações.

Acerca de aspectos linguísticos do texto 10A1-I, julgue o item que se segue.
As palavras “já” e “está” (sexto parágrafo) são acentuadas graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

Em relação à pontuação empregada no texto 10A1-I, julgue o item a seguir.
A junção do terceiro e do quarto períodos do quarto parágrafo em um só, substituindo-se o ponto após “feminino” pelo sinal de dois-pontos, ainda que feito o devido ajuste de maiúsculas e minúsculas, provocaria incorreção gramatical no texto.

No que se refere à concordância e à morfossintaxe de períodos simples e compostos no texto 10A1-I, julgue o item subsequente.
As orações presentes no trecho “priorizando o homem e invisibilizando a mulher” (segundo período do segundo parágrafo) são classificadas como subordinadas adjetivas explicativas reduzidas de gerúndio, e, em sua forma desenvolvida, poderiam ser reescritas, mantendo-se a correção gramatical, da seguinte forma: que priorizam o homem e invisibilizam a mulher.

Considerando as ideias e aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
No texto, os trechos que tratam das línguas e das variações linguísticas evidenciam a presença da função metalinguística da linguagem.

Em relação ao texto precedente, julgue os itens subsequentes.
O poema é característico da segunda fase do Modernismo, em que o poeta parece querer recuperar o espiritualismo na poesia, sem as liberdades formais da primeira fase.

Julgue o item subsequente, relativos às ideias e a aspectos linguísticos do texto precedente.
No período “SE BEBER, NÃO DIRIJA!”, “BEBER” está empregado como verbo intransitivo, em cuja acepção está implícita a ideia de consumir bebida alcoólica.

A respeito do texto precedente, julgue o item que se segue.
O uso de pronomes oblíquos em posição de próclise, como o que se identifica em “Não me posso negar ao teu pedido” (segundo parágrafo), é atestado no português brasileiro coloquial.

Considerando a perspectiva de Paulo Freire sobre o ato de ler, apresentada no texto precedente, a dimensão didático-pedagógica do ensino de língua portuguesa, a formação para a cidadania e as disposições do Currículo de Pernambuco para o componente curricular de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio, julgue o item a seguir.
Segundo as ideias de Paulo Freire expressas no texto precedente, o letramento prescinde do conhecimento da diversidade de textos que percorrem a sociedade, de suas funções, intencionalidades e especificidades, bem como das ações necessárias para interpretá-los e produzi-los.

Considerando as informações presentes nesse texto e os conceitos de semiótica, multiletramento e multimodalidade, bem como asdisposições do Currículo de Pernambuco para o componente curricular de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio, julgue o item subsequente.
Os recursos semióticos são elementos desvinculados dos eventos e textos multimodais.
Em relação às competências específicas apresentadas no Currículo de Pernambuco para o componente curricular de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio, bem como para aárea de linguagens e suas tecnologias, julgue o item a seguir.
No ensino fundamental, a competência consistente em conhecer e explorar diversas práticas de linguagem está relacionada à ampliação das possiblidades de participação na vida social.
No que diz respeito à relação professor-estudante no ambiente educativo, julgue o item subsecutivo.
A função docente requer um distanciamento emocional que garanta a autoridade do professor no contexto da sala de aula.
Acerca da educação especial inclusiva, julgue o item seguinte.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva preconiza a transversalidade da educação inclusiva desde a educação básica até a superior.
Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se segue.
A fim de garantir equidade na educação, o Currículo de Pernambuco adota, entre outros princípios norteadores, aeducação em direitos humanos e a formação integral.
Em relação aos poderes administrativos, julgue o item que se segue.
O servidor público deve obediência ao seu superior hierárquico, mesmo diante de uma ordem manifestamente ilegal.