Leia o fragmento abaixo de “Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura" de Nilcéa Lemos Pelandré:
“[...] os conteúdos indicados para as práticas do eixo do uso da linguagem são eminentemente enunciativos [...] o texto é visto como unidade de ensino e os gêneros textuais como objetos de ensino. [...] os conteúdos [...] do eixo da reflexão sobre a língua e a linguagem abrangem aspectos ligados à variação linguística; à organização estrutural dos enunciados; aos processos de construção da significação; ao léxico e às redes semânticas e aos modos de organização dos discursos" (ROJO, 2000, p. 20 e 30).
Dentro do contexto apresentado, a pesquisadora Roxane Rojo está inserida em uma perspectiva pedagógica diz respeito à:
Leia as frases.
I- (...) a polícia ia levando os fiéis à medida que estes chegavam. – (voz passiva analítica.)
II- O material do piso inferior ia sendo carregado até a rua e incendiado. – (voz passiva analítica.)
III - Abriram-se assim as portas das cúrias de todos os continentes ao argentino. – (voz passiva sintética.)
Observando a classificação entre parênteses está correto.
Leia o fragmento. “[...] a consciência é gerada na prática social de que se participa. Mas tem, também, uma ___________________. Minha compreensão do mundo, meus sonhos sobre o mundo, meu julgamento a respeito do mundo, tendo, tudo isso, algo de mim mesmo, de minha ___________________, tem que ver diretamente com a prática social de que tomo parte e com a posição que nela ocupo. Preciso de tudo isso para começar a perceber como estou sendo.” (FREIRE; MACEDO, 1990, p.29). Dentro do contexto apresentado, preenche corretamente as lacunas:
Segundo a Lei Orgânica de Guaraciaba - Santa Catarina, analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
Caberá ao __________________________ assegurar e dispor sobre o modo pelo qual os projetos de iniciativa popular serão defendidos na Tribuna da Câmara.
Leia o fragmento abaixo:
“(...) a elaboração didática dos conhecimentos a serem ensinados e aprendidos preconiza um ensino que o autor denomina implicacionista, operacional e reflexivo (...)" (Nilcéa Lemos Pelandré, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura)
Observando o conceito pedagógico em destaque, considera-se correto o que está contido na alternativa, pois se trata de:
Leia o fragmento.
“A ideia freireana nos mostra uma maneira simples, porém muito significativa da aprendizagem da leitura. O início do processo de alfabetização, a leitura em si, deve estar amplamente envolvido com a história e a experiência individual do educando. É preciso que o aluno aprenda baseando-se no ambiente em que está inserido, nas suas vivências e na cultura que o cerca." (Eliane de Paula Rocha, “Acolhendo a alfabetização dos países em língua portuguesa")
Conforme contexto apresentado, a teoria em questão compreende a leitura e a escrita conforme alternativa:
“Santa Catarina quer importar milho do Paraguai para reduzir custos de transporte. Estado brasileiro só produz metade do que é consumido. Restante vem do Mato Grosso, a 1,1 mil quilômetros de distância."
O Brasil e o Paraguai são uns dos membros efetivos do Mercosul, assim como:
O filósofo viveu em Atenas, Grécia, entre 427 aC e 347 aC. Foi o fundador da “Academia”, a primeira instituição de ensino superior ocidental e criou o “mito da caverna”, segundo o qual a humanidade vivia presa em um mundo de sombras sem enxergar a realidade. Trata-se de:
Leia o fragmento abaixo e indique a opção com o conceito que melhor completam as lacunas.
“A perspectiva sócio histórica ancora-se, dentre outras, na teoria de Vygotsky que aponta novos paradigmas para a compreensão do desenvolvimento humano. Essa teoria, fundamentada no materialismo histórico-dialético, ________________________________________. Vygotsky, em sua teoria social do desenvolvimento humano, compreende o sujeito como constituído e construído nas relações sociais, via linguagem. Ele afirma também que, na ontogênese, deve ser considerada não só a linha natural, biológica, mas também a linha cultural, social, histórica."
(Nilcéa Lemos Pelandré, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura)
“Hoje, é Chicago que ocupa esse lugar, com uma separação não oficial entre brancos e negros, mas, nem por isso, menos evidente."
O termo em destaque está exercendo função de acordo alternativa:
“Se os termos nucleares se referem sintática e semanticamente à relação predicativa da oração, eles nem sempre o são no mesmo grau de coesão e de dependência ou subordinação." (Bechara, 2009)
Graciliano conheceu experiências amargas durante sua vida.
Conforme perspectiva apresentada pelo autor, na oração acima, “está mais estreitamente ligado ao conteúdo do pensamento designado pelo verbo 'conhecer'" o termo contido na alternativa:
“Outra é uma operação de aumento de capital da estatal, _____________ a União não participaria, levando à redução da ___________ participação.” Complete as lacunas com os pronomes que melhor compreendem o contexto.
Leia o texto para responder a questão.
Os significados de “arrabaldes", “dar em pantanas" e “apear-se" são, respectivamente:
Assinale a alternativa que contém uma oração coordenativa conclusiva:
“Seria, portanto, recomendável que em todos os países a responsabilidade civil quanto a esses acidentes ____________________ às autoridades às quais se subordina o professor, sendo que essas ______________________ a possibilidade de processá-lo, no caso de falta grave."
Indique a alternativa que melhor complete as lacunas.