Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 18 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Para muitos educadores, embora a educação promovida pelo Estado se destine a educar as classes populares, essa educação não pode ser qualificada de popular. Seus temas e seu conteúdo não privilegiariam o crescente número de pessoas que adentram nas instituições escolares, cabendo a movimentos sociais e políticos suplementarem essa educação institucional. Esse debate, em outros termos, coloca em contraposição:

No Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA consta uma seção dedicada a discutir o direito à Vida e à Saúde, direito este estendido também às mulheres e gestantes. Sobre esse direito, podemos afirmar que:

Compreendida como uma organização sistêmica, ou seja, um conjunto de elementos que interagem e se influenciam, a escola pode ser compreendida como um todo complexo situado entre a disputa de influências locais e sociais. Em referência ao relacionamento de mutua influência com o meio que está inserida, a escola tem a função de promover a melhoria da comunidade que está inserida, sendo assim a escola recebe influência da comunidade, adaptando seus objetos e programas, métodos e técnicas as suas necessidades. Nesse sentido, o papel da administração escolar deve ser:

A ideia de Gestão Escolar Democrática, defendida por uma série de educadores, defende que:

Abaixo listamos algumas das principais diferenças apresentadas entre os modos de representação do relevo brasileiro de Aziz Ab’Saber e Jurandyr S. Ross, com exceção de uma. Assinale a alternativa incorreta.

Antes dos anos 1970, no Brasil, a escola abrigava uma minoria de crianças e jovens em idade escolar e seu público era composto majoritariamente por crianças oriundas das camadas mais abastadas. Após um processo de expansão de vagas, boa parcela das populações mais carentes conseguiu acesso ao universo escolar pela primeira vez. O aumento do corpo discente veio acompanhado, para muitos, de uma redução na qualidade do ensino oferecido pelo sistema público, o que culminou na migração de setores expressivos das camadas médias para o ensino privado. É correto afirmar, portanto, que:

Observe o mapa abaixo

Essa região, acima apresentada, está situada em Tocantins, na fronteira com o Maranhã e o Pará, é uma localidade onde ocorrem inúmeros conflitos envolvendo posseiros e latifundiários. Assinale abaixo o nome como é popularmente conhecida essa região.

Para além da divisão do relevo brasileiro proposta por Jurandyr S. Ross, outra muito usual é aquela elaborada por Aziz Nacib Ab’Saber. A classificação de Ab’Saber, embora menos minuciosa do que a de Ross, foi pioneira ao:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282