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Publicado pelo periódico Psychological Science, um estudo da Universidade de Chicago sugere que o processo de raciocinar em outro idioma ajuda a diminuir inconsistências cognitivas e melhora o processo de tomada de decisão: ao usar seu idioma estrangeiro, as decisões passam a ser mais sistemáticas e menos baseadas em fatores negativos, processo mental que seria comum ao usar a Língua Materna (LM). A decisão de iniciar o ensino da Língua Inglesa (LI) no Brasil, entretanto, não ocorreu por nenhum dos motivos citados. Sobre o histórico e a importância da Língua Inglesa (LI) no Brasil, é falso afirmar:

According to the Oxford Dictionary (2018), verb is a word that describes what a person or thing does, or what happens, for example run, sing, grow, occur, seem.

About the verb is not correct:

According to Cambridge Dictionary (2018), homograph is ―a word that is spelled the same as another word but has a different meaning. In one of the alternatives below there is error in the use of homographs. Mark the alternative that shows this problem.

O texto abaixo é um fragmento de entrevista feita a Vinicius de Moraes em 1979 e servirá para responder a próxima questão


"E, sobretudo, haver a realização, ou pelo menos um arremedo de realização, de uma organização social mais justa, com uma melhor distribuição da riqueza..." A palavra que não pode substituir o vocábulo em destaque observando o sentido proposto encontra-se em:

O linguista Luiz Antônio Marcuschi, no artigo "Gêneros textuais: definição e funcionalidade", explica que os gêneros são formas presentes já em povos de cultura essencialmente oral, e passam a se multiplicar com o advento da escrita alfabética por volta do século 7 a.C. O célebre filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin (1895-1975), diz que o ser humano só se comunica por meio de gêneros. Para o pensador russo, gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica. Trata-se de unidades definidas por seus conteúdos, suas propriedades funcionais, estilo e composição organizados em razão do objetivo que cumprem na situação comunicativa. Sobre o trabalho com gêneros textuais é falso afirmar: Disponível em: https://www.horoscope.com/us/horoscopes/general/horoscope-general-daily-today.aspx?sign=1. Acesso em 3 Nov 2018. O texto acima é o que comumente se chama previsão astral. Ele pode ser utilizado para ensinar os verbos modais. 1- Na notícia lida, predomina a neutralidade sobre o que se noticia ou o jornalista demonstra a sua opinião sobre o assunto? Justifique sua resposta apresentando trechos da notícia em análise. 2- Dentre os sinais de pontuação, o ponto final é bastante usado em textos de notícia, entretanto a interrogação e a exclamação pouco ou nunca aparecem. Por quê? 3- Uma característica fundamental da notícia é a veracidade. Os fatos noticiados devem ser reais. Quem é(são) o(s) responsável(eis) pelo que é divulgado em um jornal? 4- Para atrair a atenção do leitor e conduzir a leitura de uma notícia, além do lead, utilizam-se recursos, tais como: foto com legenda, título em destaque e olho da notícia – trecho escrito em destaque. Esses recursos foram empregados na notícia lida? Comente-os. Os questionamentos acima podem, dependendo do nível dos alunos, ser feitos/respondidos na LM.

As crianças adquirem (pelo menos) uma língua, seja essa uma língua oral ou manual. Esse fato é surpreendente dada a complexidade das línguas naturais. Além disso, adquirem uma língua quando ainda são muito novas, numa fase em que mal conseguem amarrar os sapatos ou desenhar em círculos. Ou seja, o processo de aquisição de linguagem, além de ser universal, é também rápido, uma vez que, por volta dos quatro anos de idade, quase toda a complexidade de uma língua é aprendida. Considerando tal complexidade das línguas naturais, questiona-se como todas as crianças adquirem uma língua, aparentemente sem esforço algum e sem serem explicitamente ensinadas. Como mencionado acima, toda criança normal adquire uma língua natural, sem nenhum treinamento especial e sem um input linguístico sequenciado, ou seja, sem nenhuma preocupação com a ordem em que as sentenças são faladas às crianças. Essa propriedade da aquisição de linguagem, segundo Crain e Lillo-Martin (1999), é chamada de universalidade da linguagem. Embora as línguas naturais sejam muito diversas, o curso de aquisição de linguagem é o mesmo em qualquer língua, como tem sido observado translinguisticamente. Para explicar o processo de aquisição de linguagem, uma teoria linguística tem de dar conta dessa universalidade e responder o que é especial sobre linguagem, e sobre as crianças, que garante que elas irão dominar um sistema de regras rico e complexo num período em que estão apenas entrando em idade escolar. Leias as afirmações seguintes sobre as teorias de aquisição da linguagem. I- Chomsky adota uma postura inatista na consideração do processo por meio do qual o ser humano adquire a linguagem. A linguagem, específica da espécie, dotação genética, é um conjunto de comportamentos verbais que seria adquirida como resultado do desencadear de um dispositivo inato, inscrito na mente. II- O argumento básico de Chomsky é: num tempo bastante curto (mais ou menos dos 18 aos 24 meses), a criança, que é exposta normalmente a uma fala precária, fragmentada, cheia de frases truncadas ou incompletas, é capaz de dominar um conjunto complexo de regras ou princípios básicos que constituem a gramática internalizada do falante. Esse argumento, constantemente reafirmado, é chamado de pobreza do estímulo. Um mecanismo ou dispositivo inato de aquisição da linguagem (em Inglês, LAD, Language Acquisition Device), que elabora hipóteses gramaticais sobre dados linguísticos primários (isto é, a língua a que a criança está exposta), gera uma gramática específica, que é a gramática da língua nativa da criança, de maneira totalmente fácil e com um alto grau de instantaneidade. Isto é, esse mecanismo inato faz "desabrochar" o que "já está lá", através da projeção, nos dados do ambiente, de um conhecimento linguístico prévio, sintático por natureza. III- A abordagem chamada de cognitivismo construtivista ou epigenético foi desenvolvida com base nos estudos do epistemólogo suíço Jean Piaget, segundo o qual o aparecimento da linguagem se dá na superação do estágio sensório-motor, por volta dos 18 meses. Neste estágio de desenvolvimento cognitivo se dá o desenvolvimento da função simbólica, por meio da qual um significante (ou um sinal) pode representar um objeto significado, além do desenvolvimento da representação, pela qual a experiência pode ser armazenada e recuperada. IV- Vygotsky explica o desenvolvimento da linguagem (e do pensamento) como tendo origens sociais, externas, nas trocas comunicativas entre a criança e o adulto. Tais estruturas construídas socialmente, "externamente", sofreriam, com o tempo (mais ou menos por volta de dois anos de idade), um movimento de interiorização e de representação mental do que antes era social e internalizado. O pensador propõe que fala e pensamento prático devem ser estudados sob um mesmo prisma e atribui à atividade simbólica, viabilizada pela fala, uma função organizadora do pensamento: com a ajuda da fala, a criança começa a controlar o ambiente e o próprio comportamento. O poderoso instrumento da linguagem é trazido pelo que chama de internalização da ação e do diálogo. V- A partir do início da década de 1980, os dramáticos avanços nas áreas da Neurociência e da Computação deram vazão a uma nova escola de pensamento na Psicologia e nas Ciências Cognitivas em geral – mais atualmente também na Linguística – denominada Conexionismo. Diferentemente do que é defendido pelos teóricos simbolistas, para os quais a linguagem constitui um domínio específico e localizado de conhecimento (domain specific), os conexionistas a concebem como fruto do mesmo mecanismo responsável por processar todas as faculdades cognitivas humanas (domain general). Embora os conexionistas admitam a existência de diferentes sistemas processadores no cérebro (ou seja, diferentes algoritmos de aprendizagem), os princípios que subjazem a esses diferentes processadores são os mesmos. Segundo essa visão, portanto, a natureza do hardware mental restringe a cognição e o que é universal são os princípios que a governam. Além disso, ao defenderem que a aprendizagem é moldada pelas demandas do ambiente, os defensores de modelos conexionistas sugerem uma ‗nova forma de inatismo‘: embora aceitem a postulação de uma estrutura cerebral inata responsável por restringir a aquisição da linguagem, questionam se essa é constituída de módulos especializados de acordo com o tipo de input a ser processado ou se incluem qualquer tipo de conhecimento prévio específico de estruturas gramaticais. É verdadeira a letra:

As palavras que compõem o léxico da Língua Portuguesa (LP) falada no Brasil são resultantes de séculos de contato com outros povos, outras culturas e outras línguas. Assim, entende-se que as línguas estão em mutação e adquirindo novos vocábulos. Compreensivelmente, a língua de uma cultura que tem mais prestígio acaba trazendo contribuições lexicais para as línguas das culturas com as quais entra em contato. Atualmente, a língua franca é o Inglês, impulsionado principalmente pela globalização. Sobre o uso da Língua Inglesa no Português brasileiro, é falsa a afirmação:

An adverbial is a word (an adverb), phrase, or clause which modifies (changes, restricts or adds to the meaning of) a verb. An adverbial can be a noun phrase (we met that afternoon), a prepositional phrase (we met in the cafe), or a clause (we met because we needed to talk) as well as an adverb, but always functions to modify the meaning of a verb. A sentence can contain just one adverbial or several.

The wrong alternative is the letter:

O texto abaixo é um fragmento de entrevista feita a Vinicius de Moraes em 1979 e servirá para responder a próxima questão


O vocábulo imodéstia pode ter como sinônimos: orgulho, vaidade, arrogância, etc. Algumas palavras, na língua portuguesa, ganham o sentido de negação ou ausência pelo acréscimo do prefixo ―i‖. Assinale a única palavra que não possui sentido de negação/ ausência pelo acréscimo de prefixo:

Segundo a divisão atualmente adotada pela Agência Nacional de Águas - ANA, os rios que drenam o território estadual de Santa Catarina integram três grandes Regiões Hidrográficas, assim denominadas:

Fonte:http://www.aguas.sc.gov.br/jsmallfib_top/DHRI/bacias_hidrograficas/bacias_hidrograficas_sc.pdf

Segundo Taglieber (1998), a habilidade da leitura é uma das mais importantes a ser desenvolvida nas aulas de LE, uma vez que é fundamental para o aperfeiçoamento das outras habilidades da língua, assim como para a expansão do conhecimento. De tal modo, é possível notar a íntima ligação entre as habilidades de leitura e escrita, uma vez que a prática de uma reforça a outra.

Faz-se necessário tornar a leitura um meio para que os alunos exerçam sua cidadania. Cabe ao professor encontrar meios, como o ensino de estratégias, para que se efetive a leitura em LE na sala de aula e fora dela. As horas na sala de aula precisam ser usadas de forma a despertar no aprendiz o desejo de ultrapassar os limites de tempo e espaço da sala, em busca de novas experiências com a língua. Ou seja, o professor precisa dispor de estratégias de ensino que também despertem no aluno a curiosidade e o desejo de descobrir, fora da escola, possibilidades de utilizar a LE, tornando-o mais autônomo frente às situações de aprendizagem, uma vez que a prática de leitura - tanto em Língua Materna (LM) quanto na LE -, deve ser constante.

As estratégias de leitura são imprescindíveis para a leitura textual crítica. Sobre elas, é incorreta a afirmativa:

Read the text.




The following five statements are related to the text above.

I- Os judeus financiaram a caravana de migrantes que se deslocava pelo México.

II- Segundo Trump, a razão da desarmonia e da ausência de paz é porque a mídia relata histórias falsas.

III- A CNN aponta três razões contrárias - tanto factual quanto moralmente -, a essa lógica (e àqueles tweets) de Trump. Entretanto, há outras.

IV- Segundo a notícia, Trump ama a mídia e vê o mundo de uma perspectiva egoísta.

V- De acordo com a análise de Chris Cillizza, Barack Obama, George W. Bush, Bill Clinton, George H.W. Bush, Ronald Reagan e Jimmy Carter tinham uma bússola moral: um senso de como a presidência dos Estados Unidos não é apenas um trabalho em que se faz tudo o que pode para ajudar seus amigos e ferir seus inimigos, mas um trabalho em que se é visto como um farol de liderança moral no país e no mundo. Trump não vê a presidência dessa maneira.

Assinale a alternativa verdadeira:

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