A saúde do trabalhador se apresenta como uma importante área de atuação do assistente social no espaço universitário. Com base em CFESS (2010) em relação ao trabalho do assistente social nessa área, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) A dimensão social e histórica do trabalho ganha relevância nos determinantes das condições de saúde do trabalhador, com a complexidade da realidade atual, marcada pela precarização das condições de trabalho, pelo aumento do mercado informal, pela flexibilização das relações de trabalho e pela restrição de direitos. ( ) A saúde do trabalhador envolve o coletivo de trabalhadores, inserido no processo saúde/doença no trabalho, abrangendo apenas aqueles que têm adoecimento. ( ) Requer o desenvolvimento de ações de atendimento, prevenção e promoção da saúde. ( ) O assistente social atua no atendimento individual ou coletivo dos trabalhadores, bem como na pesquisa, no assessoramento e na mobilização destes, compondo, muitas vezes, equipes multiprofissionais.
Silva e Silva (2011) caracteriza o processo de reconceituação do serviço social brasileiro, especificamente em relação ao que a autora chama de emergência do movimento de ruptura. Considerando a análise da autora, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) Constituiu-se como um esforço para o desenvolvimento de propostas de ação profissional condizentes com as especificidades do contexto latino-americano, ao mesmo tempo em que se configura como um processo amplo de questionamento e reflexão crítica da profissão. ( ) A partir da perspectiva hegemônica, a emergência desse movimento impõe aos assistentes sociais a necessidade de ruptura com o caráter conservador que deu origem à profissão. ( ) Coloca como exigência a necessidade de construção de uma nova proposta de ação profissional, que supõe um processo de revisão crítica, em nível teórico-metodológico, tendo como perspectiva a transformação social. ( ) Acontece de forma linear e sem trazer as contradições dadas pela conjuntura do país que passava por período de ditadura militar. ( ) As pressões sociais e as demandas dos setores populares não tiveram muita influência, dado que o serviço social ainda não era demandado por essas frações da sociedade.
Considerando as competências profissionais do assistente social, Boschetti (2009) indica alguns aspectos sobre a análise e avaliação de políticas sociais. Sobre esses aspectos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Mais que conhecer e dominar tipos e métodos de avaliação ou diferenciar análise e avaliação, é necessário compreender seu papel no Estado Democrático de Direito. II. A avaliação possui dimensão estritamente técnica, por isso não cabe referência ou preocupação quanto à universalização ou não de direitos. III. As abordagens da literatura especializada sobre metodologias avaliativas padecem de uma preocupação essencialmente tecnicista e gerencialista, pois enfatizam métodos e técnicas e carecem de análises qualitativas, dedicadas ao conteúdo e significado da política e/ou programa avaliado. IV. A expansão da utilização de modelos e métodos de avaliação no Brasil e na América Latina não teve influência da ótica gerencialista. Além disso, os processos de fragmentação e tipificação das políticas não contribuíram para as contrarreformas do Estado. V. As concepções de Estado e de política social não são relevantes para a realização da avaliação de políticas, programas ou projetos sociais.
No que se refere aos objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta. I. Democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. II. Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior. III. Reduzir as taxas de retenção e evasão. IV. Contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.
Sobre o movimento de reconceituação do serviço social brasileiro, assinale a alternativa correta.