Para as teorias críticas, o currículo é:
Segundo a classificação apresentada por Libâneo (1990), a Tendência Liberal Renovada se apresenta em duas versões.
Assinale a opção correspondente às duas.
O Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais-INEP destaca que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Eles traçam um novo perfil para o currículo, apoiado em competências básicas para a inserção dos jovens na vida adulta; orientam os professores quanto ao significado do conhecimento escolar quando contextualizado e quanto à
interdisciplinaridade, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender. Segundo as orientações dos PCNs, o currículo está sempre
em construção e deve ser compreendido como um processo contínuo que influencia positivamente a prática do professor.
É correto afirmar que os PCNs, 1º e 2º ciclos foram lançados no ano de:
O processo de elaboração de um projeto político-pedagógico (PPP) não se constrói sem a participação do coletivo da escola, seus
agentes sociais e uma direção política consciente do papel da escola na contemporaneidade. A estudiosa Ilma Passos (2002) afirma que a abordagem do projeto político-pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita.
Assinale a ÚNICA opção que não contém um desses princípios.
A prática pedagógica de uma professora que trabalhe com os fundamentos da Pedagogia de Célestin Freinet contemplará, além do
princípio da cooperação que exige a criação de um ambiente na sala de aula em que existam elementos mediadores na relação professor-aluno, tendo um caráter emergente e participativo, o uso de técnicas criadas por ele e que até hoje são trabalhadas no Brasil.
Marque a opção que contém apenas as técnicas desenvolvidas por Freinet.