Uma grua, em um canteiro de obras, irá levantar uma peça de concreto de duas toneladas inicialmente em repouso. A peça de concreto será encaixada em pilares e a grua exerce uma força de 60 kN para cima sobre a peça de concreto. Considere‐se essa força suficiente para levantar a peça, vencendo a força da gravidade, que atua ao longo de uma distância de 4 m.
Com base nesse caso hipotético, considerando um sistema de referência no qual a força peso é negativa e assumindo que a aceleração da gravidade seja igual a 10 m/s2, assinale a alternativa correta.
Um corpo de 10 kg move‐se ao longo do eixo x sob a ação de uma força que o impulsiona. A figura abaixo mostra a força que age sobre o corpo, que parte do repouso, em t = 0.
Com base nesse caso hipotético, o valor do módulo da velocidade do corpo, em metros por segundo, no instante t = 20 s é igual a
Em um determinado reservatório térmico, 500 g de água a 100 ºC são convertidos em vapor a 100 ºC, à pressão atmosférica de 1 atm. O volume da água varia de um valor inicial de 1 . 10‐3 m3 do líquido para 1,5 m3 do vapor, 1 atm ≅ 1 . 105 Pa e o calor latente de vaporização da água é igual a 2.256 kJ/kg.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o intervalo de variação da energia interna ( ΔEint) , em kJ, do sistema durante todo o processo.
Em 1600, William Gilbert relatou, em sua obra De Magnete, que, segundo suas deduções, a Terra se comportava como um grande ímã. Afirmou que a posição da agulha estava relacionada com a inclinação magnética do planeta. Todavia, supõe‐se que os chineses tenham sido os primeiros a notar que um ímã, ao ser colocado em um local que permite a ele livre movimento, aponta sempre para dois polos: um lado aponta em direção ao Norte e o outro, por sua vez, para o Sul. Tal característica resultou, posteriormente, na
bússola.
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Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta acerca dos fenômenos relacionados ao magnetismo.
O ensino de física, assim como o de outras áreas de conhecimento, continua essencialmente centrado nos conteúdos, sem apresentar ligação com o dia a dia dos estudantes, e baseia‐se, na maioria das vezes, em aulas expositivas. Nessa perspectiva, os professores tendem a transmitir conteúdos e os estudantes possuem um comportamento passivo no processo, muitas vezes
simplesmente realizando cálculos matemáticos ao invés de interpretar fenômenos físicos.
Internet: <www.univates.br>
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta quanto ao ensino de física.
O gráfico acima mostra a aceleração escalar de um móvel em função do tempo. Sabendo‐se que a velocidade inicial é nula, o valor da aceleração escalar média, em m/s2, no intervalo de 0 a 28 s, é igual a
A máquina de Atwood é um dispositivo simples que permite, pela determinação da aceleração dos corpos em movimento, testar as leis da mecânica. Basicamente, a máquina é constituída de dois corpos de massas m1 e m2 presos por um cabo que circunda uma polia, conforme o sistema mostrado na figura a seguir. A polia indicada na figura possui uma massa tão pequena que pode ser desprezada. Também deve‐se considerar a massa do cabo e o atrito da polia com seu eixo de rotação como desprezíveis,m1 > m2 e g= aceleração da gravidade.
A partir do texto e da figura acima, assinale a alternativa que apresenta a expressão correta da aceleração (a) e da força de tração T no cabo.
O Polo Sul é bem mais gelado que o Polo Norte. Por lá, a temperatura média no verão não costuma passar dos –35 ºC. O Norte é mais “quentinho", registrando médias de 0 ºC nos períodos de calor. Há vários motivos para essa diferença.
Internet: <https://mundoestranho.abril.com.br>
Um glaciologista do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) utiliza, para registrar as temperaturas, um termômetro calibrado em uma escala desconhecida X. Os valores do ponto de fusão e de ebulição desse termômetro são, respectivamente, 20 ºX e 110 ºX.
Com base no texto e no caso hipotético acima apresentados, assinale a alternativa que apresenta a equação de conversão
entre uma dada temperatura na escala X (tX), uma temperatura na escala Celsius e o valor da temperatura de –35 ºC na escala X.
Dois objetos feitos do mesmo material (mármore, por exemplo) possuem capacidades térmicas proporcionais a suas massas. Assim, é conveniente definir uma “capacidade térmica por unidade de massa", ou calor específico (c), que se refere não a um objeto, mas a uma massa unitária do material de que é feito o objeto. Já quando o calor é transferido para uma amostra sólida ou líquida, nem sempre a temperatura da amostra aumenta. Em vez disso, a amostra pode mudar de fase (ou de estado). No caso, a quantidade de energia por unidade de massa que deve ser transferida em forma de calor para que uma amostra mude totalmente de fase é chamada de calor de transformação e é representada pela letra L.
Halliday e Resnick. Fundamentos de Física: gravitação, ondas
e termodinâmica. v. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2009 (com adaptações).
A partir do texto acima, assinale a alternativa que apresenta
a quantidade de calor que uma amostra de gelo de massa m = 100 g a –10 ºC deve absorver para passar ao estado líquido a 20 ºC, sendo o calor específico do gelo (cgelo) igual a 2.220 J/kg.K, o calor específico da água (cágua) igual a 4.190 J/kg.K e o calor de fusão do gelo (LF) igual a 333 kJ/kg.
Ao passear em um parque de Goiânia, uma criança bateu com suas mãos em um tronco de uma árvore. A criança percebeu que um som foi gerado. Um professor de física que passava pelo local observou a criança e decidiu utilizar a situação como um exercício em sala de aula. Sendo assim, ele propôs o seguinte problema para os estudantes: suponha‐se que um som esteja sendo produzido, em uma cavidade cilíndrica de 40 cm de profundidade, no interior do tronco da árvore. A frequência do som produzido pelas batidas de mãos da criança iguala‐se com o modo de ressonância fundamental dessa cavidade. A cavidade cilíndrica no tronco da árvore é um tubo fechado em uma das extremidades (o fundo) e aberto na outra e a velocidade do som é igual a 344 m/s.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a frequência do som do modo fundamental, em Hertz.
Cada vez mais, as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) fazem parte de nossa vida cotidiana. A ampliação da perspectiva e da esfera de ação é apenas uma das possibilidades geradas pelo desenvolvimento dessas tecnologias, ainda que essa ampliação esteja restrita a determinados grupos de pessoas. No entanto, é importante perceber que ficará cada vez mais difícil viver em uma sociedade em que as tecnologias de informação e comunicação ocupam um espaço cada vez maior sem uma correspondente e efetiva democratização do acesso e inclusão digital.
A. A. Martins e N. M. Garcia. Ensino de Física e Novas Tecnologias
de Informação e Comunicação: Uma Análise da Produção
Recente. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação
em Ciências (ENPEC), 2011 (com adaptações).
Com relação ao ensino de física e às NTIC, assinale a alternativa correta.
Em um parque de Goiânia, uma determinada roda gigante possui um raio de 20 m e realiza um quarto de volta em 30 s. Uma pessoa está sentada em uma das “cadeirinhas" da roda gigante. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Um adolescente de 70 kg está sentado em seu esqueite, de 2 kg, parado, no topo de uma rampa. Em seguida, guia o esqueite para baixo e atinge a base da rampa com uma velocidade de 5 m/s. O ângulo da rampa com sua horizontal é de 30º. A aceleração da gravidade é igual a 10 m/s2.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a distância, em metros, desprezando as forças de atrito existentes, em que o adolescente deslizou com seu esqueite.
Um determinado corpo é suspenso por um dinamômetro e totalmente mergulhado em um fluido de massa específica desconhecida, sendo ρC a massa específica do corpo, ρF a massa específica do fluido, w o peso e wap o peso aparente.
Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a correta expressão para a massa específica do corpo.
Quando um condutor elétrico é atravessado por uma corrente elétrica, aparece espontaneamente um campo magnético em sua volta. Dois físicos franceses, Jean‐Baptiste Biot e Félix Savart, deduziram uma lei que descrevia matematicamente o campo magnético gerado. Essa lei passou a ser conhecida por Lei de Biot‐Savart. Desse modo, suponha‐se que haja um fio comprido e retilíneo, que a intensidade do campo magnético seja igual a 4 . 10 ‐6 T em um ponto situado a 2 cm do fio e que μ0 = 4π . 10-7 T.m/ A. Utilizando a Lei de Biot‐Savart, assinale a alternativa que apresenta o valor, em Ampères, da corrente elétrica que percorre todo o fio.