O fiscal de uma obra está analisando a documentação para o recebimento da mesma. Sabe-se que cabe ao contratante requerer que conste nos projetos a vida útil de projeto (VUP) para os diferentes sistemas das edificações habitacionais. Analisando, porém, o projeto de um sistema de cobertura elaborado e executado pela contratada, o fiscal observou que nele não constava essa informação. Solicitou então que a documentação fosse completada, incluindo o valor da VUP, que, segundo a NBR 15757-1:2013 (Edificações habitacionais – desempenho; Parte 1 – Requisitos gerais), não deve ser inferior, em anos, a:
Os pavimentos são classificados em rígidos, flexíveis e semirrígidos, devendo receber a devida manutenção para preservar ou elevar, a níveis desejáveis e homogêneos, as características de segurança, conforto e economia do pavimento. Por isso, é importante conhecer problemas relacionados à manutenção de pavimentos. Segundo o Manual de Pavimentação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, dentre os principais problemas relacionados exclusivamente a degradação/defeitos superficiais nos pavimentos flexíveis e semirrígidos incluem-se:
Para o projeto de redes coletoras de esgoto sanitário, Pereira e Soares destacam que o dimensionamento deve considerar, respectivamente, os seguintes tipos de conduto e regime de escoamento:
No canteiro de obras para implantação de uma nova estação do BRT, sem alojamento, trabalharão, diariamente, 71 pessoas. Segundo as exigências da NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), a respeito do dimensionamento das instalações do canteiro de obras, é correto afirmar que:
Na figura a seguir esquematizada estão as cotas de duas
curvas de níveis e os pontos A e B. Sabe-se que a rampa
entre os pontos A e B é ascendente do primeiro para o segundo,
que esses pontos estão sobre as curvas de nível nas
quais estão representados e que, no plano cartesiano, eles
são representados pelos pares ordenados A (2990, 1010) e B
(2590, 1310). As cotas e os valores dos pares ordenados
estão em metros.
O valor percentual da rampa que une os pontos A e B é:
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística comprovam que, nas últimas décadas, o Brasil se consolidou como um país urbano e metropolitano, tornando imprescindíveis os investimentos em infraestrutura de transporte de passageiros de média e alta capacidade. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vem dando prioridade à mobilidade urbana, aprovando empréstimo para implantação da Linha 4 do metrô carioca, apoiando a implantação do BRT da Grande Vitória, dentre outras. A alternativa que está em desacordo com essas informações é:
Foi projetada uma estrutura composta de um poste vertical com um braço engastado em ângulo reto em sua extremidade superior. A extremidade inferior do poste vertical está engastada no solo. Na extremidade livre do braço existe um semáforo de 400 N de peso. Esse poste tem altura de 6 metros de comprimento e braço com 3 metros. Sabendo-se que o conjunto poste + braço pesa 1 kN/m, o momento de engastamento na base, transmitido por esta estrutura para o solo, em kN.m, vale:
Considere uma linha de ônibus, com veículo de capacidade de 60 passageiros e cujo tempo de ciclo é de 30 minutos. A demanda de passageiros na seção crítica é de 360 passageiros/ hora. O número de veículos necessários na frota para atender essa demanda é:
A Norma Regulamentadora nº 18 (NR 18) estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle, bem como sistemas preventivos e segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. De acordo com o disposto nessa norma, no caso de ocorrência de um acidente fatal, dentre as medidas cuja adoção é obrigatória, está a seguinte: