De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de História, espera-se que os alunos, ao final do terceiro ciclo, sejam capazes de: I - Conhecer as principais características do processo de formação e da dinâmica dos Estados Nacionais. II - Conhecer realidades históricas singulares, distinguindo diferentes modos de convivência nelas existentes. III - Caracterizar e distinguir relações sociais da cultura com a natureza em diferentes realidades históricas. IV - Utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares. V - Ter iniciativas e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos. Dos objetivos elencados acima, apenas um não é esperado que os alunos atinjam ao final do terceiro ciclo. Qual é?
Algumas das informações e questões históricas, adquiridas de modo organizado ou fragmentado, são incorporadas significativamente pelo adolescente, que as associa, relaciona, confronta e generaliza. O que se torna significativo e relevante, consolida seu aprendizado. O que ele aprende fundamenta a construção e a reconstrução de seus valores e práticas cotidianas e as suas experiências sociais e culturais. O que o sensibiliza molda a sua identidade nas relações mantidas com a família, os amigos: os grupos mais próximos e mais distantes e com a sua geração. O que provoca conflitos ·e dúvidas estimula-o a distinguir, explicar e dar sentido para o presente, o passado e o futuro, percebendo a vida como __________________________________. Complete o texto, escolhendo a alternativa correta:
De acordo com o artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), os municípios incumbir-se-ão de:
I - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
II - Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
III - Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
IV - Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
V - Assumir o transporte escolar de todos os alunos do município.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas:
Para o terceiro ciclo do ensino fundamental 5ª e 6ª séries/6° e 7° anos), os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem o eixo temático "História das Relações Sociais, da cultura e do trabalho", que se desdobra em dois subtemas: "As relações sociais e a natureza" e As relações de trabalho".
O eixo temático e os subtemas remetem ao estudo de questões sociais relacionadas a:
I - Real idade dos alunos.
II - Acontecimentos históricos e suas relações e durações no tempo.
III - Conceitos históricos e seus conceitos.
IV - Como cada sociedade organizava a divisão do tralha entre indivíduos e grupos sociais.
V - Organizações Políticas Internacionais.
Estão de acordo com o eixo temático e subtemas do terceiro ciclo do ensino fundamental as afirmativas:
Estudar e distinguir calendários de diferentes culturas; estudar a concepção do tempo métrico e matemático dos relógios; estudar tempos geológicos no planeta; identificar em linhas de tempo cronológicas, as durações dos acontecimentos; estudar os contextos em que a História foi dividida em períodos, são as diversas dimensões de tempo, que só são compreendidas em todas as suas complexidades pelo acesso dos alunos a conhecimentos adquiridos ao longo de uma variedade de estudos: