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A construção coletiva do trabalho pedagógico nas escolas públicas exige que os educadores tenham clareza dos fatores que entravam, atualmente, esta forma de trabalho na escola: I - A nossa sociedade valoriza e reforça o individualismo nas pessoas como elemento básico para a manutenção e expansão do sistema capitalista vigente. II - Os cursos de formação de professores (Pedagogia e Licenciaturas) não vivenciam uma proposta pedagógica fruto de um trabalho coletivo dos docentes que atuam nestes cursos. III - Faltam professores nas escolas, havendo casos em que os alunos percorrem a maior parte do ano letivo sem docentes em várias disciplinas. IV - Faltam lideranças que coordenem um trabalho coletivo, centrado em torno da formação de um tipo de cidadão. V - Não existe uma tradição de trabalho coletivo na escola pública em geral. Das afirmativas acima, constituem realmente entraves ao trabalho coletivo nas escolas:

Discorrendo sobre Ciências Naturais e Tecnologia, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais para as séries/anos iniciais do ensino fundamental observam que "Na história das Ciências são notáveis as transformações na, compreensão dos diferentes fenômenos da natureza, especialmente a partir do século XVI, quando começam a surgir os paradigmas da ciência moderna. Esse processo tem início na Astronomia, por meio dos trabalhos de Copérnico, Kepler e Galileu (séculos XVI e XVII) que, de posse de dados mais precisos obtidos pelo aperfeiçoamento das técnicas, reinterpretam as observações celestes e propõem o modelo heliocêntrico, que desloca definitivamente a Terra:

De acordo com o artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), os municípios incumbir-se-ão de:

I - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.

II - Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.

III - Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.

IV - Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

V - Assumir o transporte escolar de todos os alunos do município.

Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

Atitudes simples no dia a dia do professor são demonstrações de ética profissional e consequentemente são refletidas nas atitudes dos alunos. São elas:

1 - Tratar assuntos relativos aos alunos com discrição em locais adequados, nos quais os discentes não seriam expostos a conclusão errôneas por parte de pessoas que desconheçam a íntegra dos assuntos.

2 - Respeitar a origem, raça, credo, sexo, cor e idade de todos que o rodeiam.

3 - Manter sigilo quando se tratar de assuntos que possa expor o aluno a situações constrangedoras.

4 - Manter coerência nas suas atitudes, com aquelas cobradas dos alunos.

5 - Discutir assuntos que dizem respeito aos alunos, em locais adequados, como corredores e pátios.

Das afirmativas acima, são demonstrações de ética profissional docente, apenas:

A construção de um Projeto Político Pedagógico é uma tarefa que exige seriedade, estudo, reflexão, diálogo, participação.

Sabe-se que a escola enfrenta inúmeras dificuldades, e, também, que uma construção coletiva envolve atritos/conflitos, afinal, cada ser é único e traz sua própria história, mas acredita-se que é na divergência que acontecem as maiores conquistas.

O envolvimento do coletivo na construção do PPP permite que os sujeitos descubram juntos os caminhos da convivência e das ações.

Acredita-se num PPP que ganhe vida no dia a dia da escola, construindo e reconstruindo na teoria e na prática diária, que ultrapasse a ideia de frases aparentemente bem formuladas, mas, redigidas a partir de um único olhar e que assuma seu verdadeiro caráter de coletivo e inacabado, até mesmo pelo fato de ser escrito com a contribuição do coletivo em prol da instituição.

Pelo texto acima, pode-se concluir que a construção coletiva do trabalho pedagógico está associada a uma gestão:

O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolares.

Leia a relação abaixo, e assinale a alternativa que contempla ações que não correspondem aos cinco princípios centrais que orientam a proposta do PNAIC:

I - Currículo inclusivo, que defende o direito de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais;

II - Integração entre os componentes curriculares;

III - Seminários com participantes da formação para planejamento, execução e avaliação das atividades;

IV - Foco na organização do trabalho pedagógico;

V - Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento;

VI - Jogos de alfabetização, baú da aprendizagem, livros didáticos, livros de literatura (PNBE) e obras complementares (PNLD);

VII - Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.

Não correspondem aos cinco princípios centrais que orientam a proposta do PNAI:

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