Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 37 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na abertura da Metafísica encontramos a primeira das mais famosas afirmações de Aristóteles: “Todos os homens desejam por natureza saber”. Mais adiante, nesse mesmo primeiro livro, Aristóteles afirma que os homens começam e começaram sempre a filosofar movidos pelo(a)

Tomás de Aquino formulou cinco demonstrações da existência de Deus, conhecidas com o nome de “cinco vias”. O ponto de partida de cada via é constituído por elementos extraídos da cosmologia aristotélica. Segundo Tomás, a primeira via é a mais evidente. Trata-se da via

O método é um instrumento racional para adquirir, demonstrar ou verificar conhecimentos. A Filosofia conheceu diferentes concepções de método. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


Uma das obras mais famosas da Renascença é Elogio da loucura, na qual ______________, depois de oferecer toda uma gama de graus de “loucura”, apresenta esta última na sua autenticidade como reveladora da verdade, como aquilo que rompe os véus e faz ver a comédia da vida; e o ápice da loucura, segundo este filósofo, está na ______________.

Sobre o pensamento político de Hobbes e Locke, assinale a alternativa correta.

Ao longo da história, tivemos várias correntes estéticas que vieram determinar as relações entre arte e realidade, o estatuto e a função da obra de arte. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Em seus textos Crítica da razão prática e Fundamentação da metafísica dos costumes, o filósofo alemão Immanuel Kant aponta a razão humana como uma razão legisladora, capaz de elaborar normas universais, uma vez que constitui um predicado universal dos seres humanos, isto é, uma capacidade comum a todos. As normas morais teriam, portanto, sua origem

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Os gregos deram o nome de Filosofia a uma forma nova e inusitada de pensar. Essa palavra, atribuída a ___________, é composta de filo (vinda de philía, amizade) e sofia (sophía, sabedoria), philosophía: amizade pela sabedoria, amor ao saber. Afirmam os historiadores da filosofia que esta possui data e local de nascimento: nasceu entre o final do século VII a.C. e o início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor – particularmente as que formavam a Jônia –, e o primeiro filósofo, ___________, era natural de Mileto. Além da data e do local, a filosofia também possui, ao nascer, um conteúdo preciso: é uma ___________, isto é, uma explicação racional sobre a origem e a ordem do mundo.

Termos ou categorias são, pois, os gêneros das palavras tomadas quando ainda não combinadas com outras e que são a condição de tudo quanto dizemos ou pensamos, levando Aristóteles a dizer na Metafísica que “o ser se diz de muitas maneiras”. Sobre as categorias aristotélicas, considere os exemplos listados a seguir e assinale a alternativa correta.
1. Homem.
2. Dois metros de comprimento.
3. Branco.
4. O dobro, a metade.
5. Em casa.
6. Ontem.
7. Sentado.
8. Está armado, ou seja, tem armas.
9. Corta.
10. Está cortado.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
A relação entre linguagem e realidade constituiu o elemento essencial da questão dos universais, vivamente debatida no século XII por suas implicações linguísticas, gnosiológicas e teológicas. As soluções oferecidas a tal problema a partir da especulação medieval eram as seguintes:

I. o realismo extremo, segundo o qual o universal seria puro nome que designa uma multiplicidade de indivíduos.
II. o nominalismo, que afirma que os universais existem em si, como Ideias platônicas, ou seja, ante rem, antes das coisas.
III. o conceitualismo, que afirma que os universais não existem na natureza e sim em nossa mente (post rem) como conceitos.
IV. o realismo moderado, segundo o qual os universais subsistem (ante rem) como Ideias-arquétipos na mente de Deus; in re como formas das coisas (no modo de Aristóteles); e post rem, na mente do homem, como conceitos.

Considere o seguinte silogismo.
Nenhum astro é perecível.
Todas as estrelas são astros.
Nenhuma estrela é perecível.

Assinale a alternativa que descreve corretamente os modos das proposições.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a primeira regra do método cartesiano.

A respeito do pensamento de Spinoza, assinale a alternativa INCORRETA.

Falácias são argumentos não válidos. Sabendo disso, identifique o tipo de falácia do argumento apresentado a seguir.
Conceder a todos os homens uma liberdade ilimitada de expressão deverá ser sempre, no conjunto, vantajoso para o Estado, pois é altamente conveniente aos interesses da comunidade que cada indivíduo goze da liberdade perfeitamente ilimitada de expressar os seus sentimentos.

Em um século de grande e exuberante produção literária, Sócrates é uma estranha exceção: não escreveu. E a ausência de obras ou de escritos o transforma em um enigma e em um problema que vem desafiando a história da filosofia, pois, afinal, quem foi e o que pensou o “pai da filosofia”? O “problema Sócrates” não reside apenas nas diferentes imagens do filósofo que foram construídas ao longo dos séculos. Reside também no fato de não sabermos, afinal, o que ele pensou exatamente. Sobre ele, tudo quanto sabemos vem de Aristófanes, Xenofonte, Platão, Aristóteles e dos chamados “socráticos menores”. Nesse sentido, analisando as várias imagens de Sócrates produzidas pelos testemunhos gregos, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Viu em Sócrates o filósofo fundador da filosofia especulativa. Como adversário dos sofistas e dos “socráticos menores”, constrói a imagem de um Sócrates inimigo dos sofistas e incompatível com as ideias dos “socráticos menores”.
( ) Das suas obras, na que se refere mais diretamente a Sócrates, o filósofo é apresentado e ridicularizado como sofista. Embora não possamos tomar esse autor como testemunha fidedigna da filosofia socrática, ele revela algo precioso: como os atenienses viam Sócrates e como, rindo da comédia, deixavam escapar a irritação que lhes causava.
( ) Deste autor, fica a imagem do Sócrates criador da ciência, capítulo decisivo da história da verdade. Para ele, Sócrates é o criador do método de investigação científica, isto é, dos procedimentos teóricos para chegar à definição universal e necessária de uma coisa.
( ) Das obras sobre Sócrates, a mais importante foi escrita, segundo o autor, para provar que Sócrates foi um cidadão altamente patriota, piedoso, justo, que fazia sacrifícios aos deuses e era leal aos amigos. A honradez de Sócrates é o que interessa a este autor, para combater os que condenaram injustamente o filósofo.

1. Aristófanes.
2. Xenofonte.
3. Platão.
4. Aristóteles.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282