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Os diálogos platônicos não são apenas obras filosóficas, mas também verdadeiras joias literárias, peças dramáticas de beleza e elegância sem par. Um dos diálogos da maturidade de Platão é Fédon, cujo o tema principal é sobre

Considerando como a lógica se caracteriza, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
4 – 6 – 3 – 2 – 5 – 1. (B) 1 – 4 – 5 – 2 – 6 – 3. (C) 5 – 4 – 1 – 3 – 6 – 2. (D) 2 – 6 – 4 – 5 – 3 – 1. (E) 3 – 5 – 1 – 6 – 4 – 2.1. Instrumental.
2. Formal.
3. Propedêutica.
4. Normativa.
5. Doutrina da prova.
6. Geral e temporal.
( ) É o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação científica ou filosófica.
( ) Estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações.
( ) É a ferramenta do pensamento para pensar corretamente e verificar a correção do que está sendo pensado.
( ) As formas do pensamento, seus princípios e suas leis são universais, necessárias e imutáveis como a própria razão.
( ) Fornece princípios, leis e regras que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro.
( ) Não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento.

Dentre as obras elencadas a seguir, qual NÃO foi escrita por René Descartes?

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
Para favorecer o domínio da razão sobre a tirania das paixões, Descartes propõe como “moral provisória” algumas normas que depois se revelaram válidas e, para ele, definitivas. Sobre o tema, considerando as regras a seguir, fazem parte da ética cartesiana:

I. obedecer às leis, aos costumes e à religião do próprio país, acolhendo as opiniões comuns mais moderadas.
II. perseverar nas ações com a maior firmeza e resolução possível.
III. vencer de preferência a si mesmo do que o destino, e mudar preferencialmente os próprios desejos do que a ordem do mundo.
IV. cultivar a razão e o conhecimento da verdade.

Quanto à metodologia do ensino de filosofia e ao trabalho do professor de filosofia, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O compromisso do professor com o exercício do filosofar decorre de ser o seu principal objetivo encaminhar os alunos na direção certa, guiá-los como um farol para que não se extraviem.
II. A aula de filosofia deve ser um espaço de discussão de conceitos, exposição plural de ideias e problematização para que permita aos educandos desenvolverem as competências necessárias para pensar por conta própria, ou seja, para a autonomia intelectual.
III. O professor-filósofo possui sua visão de mundo, como todo ser humano integrado a seu tempo. Nesse sentido, ao contrário dos demais professores de outras disciplinas, o professor de filosofia tem seu próprio método.
IV. Podemos destacar na formação do professor-educador três aspectos importantes: qualificação, formação pedagógica e formação ética e política.

Segundo Deleuze e Guattari, a filosofia é “a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos”. Para eles, o conceito é:

O que espanta os primeiros físicos ou filósofos, o que lhes causa admiração e melancolia é a perpétua instabilidade das coisas, sua aparição e desaparição, o nascimento e a morte, a geração e a corrupção dos seres. Em uma palavra,

Como é frequente nos estudos teóricos e na história da filosofia, a cada época surge um novo Platão, ou um Platão diferente dos anteriores. Sobre o tema, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O Platão de Aristóteles é o filósofo preocupado com a distinção entre o mundo sensível das aparências e o mundo inteligível das essências, com o ser e o não ser e com as questões lógicas do conhecimento.
II. O Platão interpretado por Plotino é o filósofo preocupado com a teologia: o Bem (a ideia suprema, para Platão) é o ser uno e indizível, luz infinita, impensável e inalcançável pelo espírito comum, espalhando-se em emanações que formam o mundo, indo desde as formas puramente espirituais e imateriais até a matéria bruta, treva pura.
III. O Platão dos primeiros cristãos é o Platão da imortalidade da alma, da crítica ao corpo como prisão da alma, da purificação espiritual como forma de salvação.
IV. Para Nietzsche, “Platão, esta flor mais bela da Grécia”, foi destruído pelo racionalismo ressequido de Sócrates, que lhe tirou a energia agonística para transformá-lo no metafísico das ideias

Epicteto e Marco Aurélio são nomes associados a qual corrente filosófica?

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
A teoria do conhecimento tem como centro a figura do sujeito do conhecimento, na qualidade de consciência de si reflexiva ou atividade permanente racional que conhece a si mesma. Porém, no transcorrer da modernidade, a imagem que possuíamos de nós mesmos como seres conscientes racionais foi colocada em xeque em virtude de:

I. Copérnico, ao provar que a Terra não estava no centro do Universo e que os homens não eram o centro do mundo.
II. Descartes, ao provar que, mesmo que se possa duvidar de tudo, não se pode duvidar do próprio pensamento, estabelecendo, assim, o cogito como fundamento seguro de todo conhecimento.
III. Darwin, ao provar que os homens descendem de um primata, que são apenas um elo na evolução das espécies e não seres especiais criados por Deus para dominar a Natureza.
IV. Freud, ao mostrar que a consciência é a menor parte e a mais fraca de nossa vida psíquica.
V. Marx, com a noção de ideologia e o fenômeno da alienação social.

Dentre as contribuições de Francis Bacon, está sua teoria dos ídolos, cuja primeira função é a de tornar os homens conscientes das falsas noções que obscurecem sua mente e barram o caminho para a verdade. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o futuro da filosofia no Ensino Médio, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A BNCC não exclui a filosofia nem dá diretrizes rígidas para sua configuração no Ensino Médio. O fato de a filosofia ter deixado de ser disciplina obrigatória não significa que ela tenha saído do currículo nem que precise sair.
II. A permanência da filosofia como unidade curricular dependerá do MEC e das secretarias estaduais de educação, por meio da elaboração dos projetos pedagógicos e da organização de campanhas de conscientização dos professores e diretores escolares.
III. A BNCC, sem anular o modelo clássico da formação por aulas, oferece outros modelos formativos (laboratórios, oficinas etc.), válidos para todas as unidades curriculares. Nisso há uma possibilidade forte de encontrar itinerários formativos em filosofia.

Para este importante filósofo do século XX, a tarefa da filosofia seria a de usar adequadamente a linguagem, conhecendo seus limites e calando-se diante do que não pode ser falado. A qual filósofo o enunciado se refere?

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das principais características do fenômeno que ficou conhecido como indústria cultural, termo difundido pelos filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer.

Na Grécia arcaica, a palavra laica, pública e humana dos guerreiros em assembleia, tem menos a ver com a alétheia (não esquecimento, não esquecido, lembrado) e mais com a dóxa (opinião). A dóxa pertence ao vocabulário político da decisão. Como, porém, a decisão política é tomada na assembleia, aquele que fala para fazer com que sua opinião e escolha sejam a decisão de todos, fala para persuadir os outros. Por isso, a dóxa se aproxima da alétheia, quando a persuasão for verdadeira, e se aproxima da léthe (esquecimento, erro, engano), quando houver apenas sedução mentirosa. A filosofia irá surgir ligada a esses dois tipos de palavra, isto, é, à alétheia e à dóxa. Essa ligação, porém, não será sempre a mesma nos diferentes períodos da filosofia grega. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.

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