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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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Um jornaleiro irá receber 21 revistas. Cada uma

terá um carrinho na escala de 1:43 do tamanho real

acompanhando–a em caixinha à parte. Os carrinhos

são embalados com folga de 0,5 cm nas laterais, como

indicado na figura. Assim, o jornaleiro reservou três

prateleiras com 95 cm de comprimento por 7 cm de

largura, onde as caixas serão acomodadas de forma

a caberem inteiramente dentro de cada prateleira.

Além disso, sabe–se que os carrinhos são cópias dos

modelos reais que possuem 387 cm de comprimento

por 172 cm de largura.


Quantos carrinhos, no máximo, cabem em cada uma

das prateleiras?

Uma pizzaria oferece, no cardápio, duas opções de

tamanhos e preços:

Pizza média (6 fatias): R$ 24,00

Pizza grande (8 fatias): R$ 32,00

Um grupo de jovens estava prestes a decidir o tipo de

pizza com melhor custo–benefício, quando um dos amigos

questionou ao garçom a respeito do diâmetro de cada uma

das pizzas. A informação obtida foi de que os diâmetros

das pizzas média e grande eram, respectivamente, 30 cm

e 40 cm. Considerando que os dois tamanhos e preços

das pizzas atendem o grupo e que não haverá desperdício,

iniciou–se um debate entre eles:

• Alan: A pizza grande tem melhor custo–benefício,

pois a área de sua fatia é superior à área da fatia

da pizza média.

• Breno: A pizza média tem melhor custo–benefício,

pois, como é dividida em menos fatias, cada fatia

tem uma maior quantidade de pizza.

• Cleber: As duas apresentam a mesma relação

custo–benefício, já que cada fatia custa R$ 4,00,

independentemente da escolha do tamanho.

• Davidson: Como a razão entre os diâmetros e os

preços das pizzas é a mesma, nenhuma das pizzas

tem melhor custo–benefício que a outra.

• Eric: A pizza grande possui melhor relação custobenefício,

pois, independentemente do diâmetro,

ela é dividida em um número maior de fatias.

Qual jovem apresentou o melhor argumento para a

escolha da pizza?

Nas empresas em geral, são utilizados dois tipos

de copos plásticos descartáveis, ambos com a forma de

troncos de cones circulares retos:

• copos pequenos, para a ingestão de café: raios

das bases iguais a 2,4 cm e 1,8 cm e altura igual

a 3,6 cm;

• copos grandes, para a ingestão de água: raios das

bases iguais a 3,6 cm e 2,4 cm e altura igual a 8,0 cm.

Uma dessas empresas resolve substituir os dois

modelos de copos descartáveis, fornecendo para cada

um de seus funcionários canecas com a forma de um

cilindro circular reto de altura igual a 6 cm e raio da base

de comprimento igual a y centímetros. Tais canecas serão

usadas tanto para beber café como para beber água.

Sabe–se que o volume de um tronco de cone circular

reto, cujos raios das bases são respectivamente iguais a

R e r e a altura é h, é dado pela expressão:


O raio y da base dessas canecas deve ser tal que y2 seja,

no mínimo, igual a

Os procedimentos de decolagem e pouso de uma

aeronave são os momentos mais críticos de operação,

necessitando de concentração total da tripulação e da

torre de controle dos aeroportos. Segundo levantamento

da Boeing, realizado em 2009, grande parte dos acidentes

aéreos com vítimas ocorre após iniciar–se a fase de

descida da aeronave. Desta forma, é essencial para os

procedimentos adequados de segurança monitorar–se o

tempo de descida da aeronave.

A tabela mostra a altitude y de uma aeronave,

registrada pela torre de controle, t minutos após o início

dos procedimentos de pouso.


Considere que, durante todo o procedimento de

pouso, a relação entre y e t é linear.

Disponível em: www.meioaereo.com.

De acordo com os dados apresentados, a relação entre y

e t é dada por

Em uma das paredes de um depósito existem

compartimentos de mesmo tamanho para armazenamento

de caixas de dimensões frontais a e b. A terceira dimensão

da caixa coincide com a profundidade de cada um dos

compartimentos. Inicialmente as caixas são arrumadas,

em cada um deles, como representado na Figura 1.

A fim de aproveitar melhor o espaço, uma nova proposta

de disposição das caixas foi idealizada e está indicada

na Figura 2. Essa nova proposta possibilitaria o aumento

do número de caixas armazenadas de 10 para 12 e a

eliminação de folgas.


É possível ocorrer a troca de arrumação segundo a

nova proposta?

O Índice de Massa Corporal, abreviadamente IMC,

é uma medida internacional adotada pela Organização

Mundial de Saúde (OMS) para indicar se uma pessoa

está com “peso" excessivo para sua altura. O cálculo

do IMC é dado pela fórmula sendo m a

massa da pessoa, medida em kg, e h a sua altura,

em metros. Os valores da tabela foram ligeiramente

adaptados com relação aos adotados pela OMS, para

simplicidade nos cálculos.

Assim, segundo a OMS, um indivíduo de 2,10 metros

de altura que pesa 80 kg tem IMC inferior a 19, sendo

classificado como “abaixo do peso".

Se um indivíduo de 144 kg e 2 metros de altura perder

64 kg numa dieta, então este indivíduo migrará da classe

A fi gura apresenta a efi ciência, a vida útil (mil horas)

e o preço médio (R$) dos modelos de lâmpadas mais

usados em residências.


Considere que, para iluminar dois ambientes

com a mesma efi ciência, é necessário que ambos

tenham a mesma quantidade de lúmens por Watt,

independentemente da quantidade de lâmpadas.

Considere também que a relação custo/benefício de

qualquer uma dessas lâmpadas é dada pela razão entre

o preço médio (R$) e a vida útil (mil horas).

Augusto deseja instalar lâmpadas em um dos

ambientes de sua casa, de modo a obter uma eficiência

de exatamente 240 lúmens por Watt.

Dos modelos de lâmpadas apresentados na figura, o que

atende a necessidade de Augusto com a menor relação

custo/benefício é

Uma churrascaria cobra, no almoço, R$ 12,00 por

pessoa. Após às 15 h, esse valor cai para R$ 9,00. Estimase

que o custo total de um almoço seja de R$ 7,00 por

pessoa. Em média, por dia, almoçam na churrascaria

1 000 clientes, sendo que deles comparecem até às 15 h.

Qual o lucro médio, por dia, da churrascaria?

O sistema de numeração romana, hoje em desuso, já foi o principal sistema de numeração da Europa. Nos dias atuais, a numeração romana é usada no nosso cotidiano essencialmente para designar os séculos, mas já foi necessário fazer contas e descrever números bastante grandes nesse sistema de numeração. Para isto, os romanos colocavam um traço sobre o número para representar que esse número deveria ser multiplicado por 1 000. Por exemplo, o número representa o número 10 × 1 000, ou seja, 10 000. De acordo com essas informações, os números são, respectivamente, iguais aW

O apresentador de um programa de auditório propôs

aos participantes de uma competição a seguinte tarefa:

cada participante teria 10 minutos para recolher moedas

douradas colocadas aleatoriamente em um terreno

destinado à realização da competição. A pontuação dos

competidores seria calculada ao final do tempo destinado

a cada um dos participantes, no qual as moedas coletadas

por eles seriam contadas e a pontuação de cada um

seria calculada, subtraindo do número de moedas

coletadas uma porcentagem de valor igual ao número

de moedas coletadas. Dessa forma, um participante que

coletasse 60 moedas teria sua pontuação calculada da

seguinte forma: pontuação = 60 − 36 (60% de 60) = 24.

O vencedor da prova seria o participante que alcançasse

a maior pontuação.

Qual será o limite máximo de pontos que um competidor

pode alcançar nessa prova?

Um jovem lança uma bola de borracha para observar

sua trajetória e altura h (em metros) atingida ao longo

de um certo intervalo de tempo t (em segundos). Nesse

intervalo, a bola quica no chão algumas vezes, perdendo

altura progressivamente. Parte de sua trajetória está

descrita na figura a seguir.


Em suas observações, quantas vezes o jovem pôde

constatar que a bola atingiu a marca de 35 metros?

Uma aluna registrou as notas de matemática obtidas

nos 3 primeiros bimestres do ano letivo e seus respectivos

pesos no quadro a seguir.


Ela ainda não sabe qual será sua nota de matemática

no quarto bimestre, mas sabe que o peso dessa nota na

média final é 4. As notas variam de zero a dez, sendo

permitida apenas uma casa na parte decimal (caso

contrário a nota será arredondada, usando como critério “se

o algarismo da segunda casa decimal é maior ou igual a 5,

então o algarismo na primeira casa decimal será acrescido

de uma unidade"). A média final mínima para aprovação na

escola dessa aluna é 7. Se ela obtiver média final inferior

a 7, precisará realizar uma outra prova que substitua a

menor das notas bimestrais, de modo a alcançar a média 7

(mantidos os mesmos pesos anteriores).

Se essa aluna precisar realizar uma prova para substituir

a nota que obteve no primeiro bimestre, e tal nota precisar

ser igual a 4,8, é porque a nota que ela obteve no quarto

bimestre foi

O governo de um país criou o Fundo da Soja e do

Milho, que tem como expectativa inicial arrecadar, por

ano, R$ 36,14 milhões para investimento em pesquisas

relacionadas aos principais produtos da agricultura.

Com isso, a cada operação de venda, seriam destinados

ao Fundo R$ 0,28 por tonelada de soja e R$ 0,22 por

tonelada de milho comercializadas. Para este ano,

espera–se que as quantidades de toneladas produzidas,

de soja e de milho, juntas, seja 150,5 milhões.

Foi pedido a cinco funcionários do Fundo, André, Bruno,

Caio, Douglas e Eduardo, que apresentassem um sistema

que modelasse os dados apresentados. Cada funcionário

apresentou um sistema diferente, considerando x e y como as

quantidades de toneladas comercializadas, respectivamente,

de soja e de milho. O resultado foi o seguinte:


O funcionário que fez a modelagem correta foi

Uma maneira muito útil de se criar belas figuras

decorativas utilizando a matemática é pelo processo

de autossemelhança, uma forma de se criar fractais.

Informalmente, dizemos que uma figura é autossemelhante

se partes dessa figura são semelhantes à figura vista como

um todo. Um exemplo clássico é o Carpete de Sierpinski,

criado por um processo recursivo, descrito a seguir:

• Passo 1: Considere um quadrado dividido em

nove quadrados idênticos (Figura 1). Inicia–se o

processo removendo o quadrado central, restando

8 quadrados pretos (Figura 2).

• Passo 2: Repete–se o processo com cada um dos

quadrados restantes, ou seja, divide–se cada um

deles em 9 quadrados idênticos e remove–se o

quadrado central de cada um, restando apenas os

quadrados pretos (Figura 3).

• Passo 3: Repete–se o passo 2.


Admita que esse processo seja executado 3 vezes, ou

seja, divide–se cada um dos quadrados pretos da Figura

3 em 9 quadrados idênticos e remove–se o quadrado

central de cada um deles.

O número de quadrados pretos restantes nesse momento é

Parece que foi ontem. Há 4,57 bilhões de anos,

uma gigantesca nuvem de partículas entrou em colapso

e formou o nosso Sistema Solar. Demoraram míseros

28 milhões de anos — um piscar de olhos em termos

geológicos — para que a Terra surgisse. Isso aconteceu

há 4,54 bilhões de anos. No começo, a superfície do

planeta era mole e muito quente, da ordem de 1 200 °C.

Não demorou tanto assim para a crosta ficar mais fria e

surgirem os mares e a terra; isso aconteceu há 4,2 bilhões

de anos. História da Terra. Superinteressante, nov. 2011 (adaptado).

O nosso Sistema Solar se formou, em anos, há

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