De acordo com a diretriz organizativa da universalidade, o acesso às ações e serviços de saúde deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, renda, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.
A cariologia é a ciência dentro da odontologia que estuda os processos que levam à formação das estruturas do sistema nervoso e a dinâmica da cárie.
É permitido aos técnicos em prótese dentária, técnicos em saúde bucal, auxiliares de prótese dentária, bem como aos laboratórios de prótese dentária fazerem anúncios, propagandas ou publicidade dirigida ao público em geral.
Os Fluoretos – forma iônica do elemento químico flúor – agem reduzindo a prevalência da cárie e diminuindo a velocidade de progressão de novas lesões.
O odontograma é um formulário utilizado nos atendimentos odontológicos, geralmente preenchido na primeira consulta, na qual é descrita a situação em que se encontra cada elemento dentário. É a partir do odontograma que se elaborará o plano de tratamento indicado ao paciente.
Depois de cada atendimento, apenas os instrumentos odontológicos de plástico necessitam ser higienizados ou esterilizados, utilizando cubas ultrassônicas, escovando para eliminar qualquer sujeira ou através de outros procedimentos.
Placa bacteriana refere-se à aglomeração de bactérias da microflora oral sobre a superfície dentária, sendo fator que determina o aparecimento de cárie e doença periodontal.
A aplicação tópica de flúor visa ao controle da cárie, através da utilização de produtos fluorado. Os compostos fluoretados atuam de forma terapêutica e preventiva da cárie.
A Conferência de Saúde ocorrerá a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
Luvas plásticas descartáveis (sobre luvas) devem ser utilizadas quando o auxílio e instrumentação tiver que ser interrompido, com posterior retorno ao mesmo paciente. Atua para minimizar os riscos de infecção cruzada, quando o profissional precisar tocar alguma superfície sem tirar as luvas descartáveis.
As resinas compostas apresentam-se no sistema de pasta única, em uma seringa à prova de luz, e são fotoativadas por um aparelho fotopolimerizador. As resinas não necessitam de mistura e possuem cores variadas.
Na limpeza de materiais odontológicos, não é recomendável utilizar água destilada ou filtrada.
Quantidades iguais da pasta base e da pasta catalisadora de cimento de hidróxido de cálcio devem ser dispensadas sobre uma placa de vidro ou bloco para espatulação. Com o auxílio de uma espátula reta nº 36, devem-se misturar as duas pastas até que uma cor uniforme seja alcançada. A espatulação deve ser realizada durante 10 segundos.
Não é permitida a utilização de calor seco na esterilização dos artigos odontológicos em estabelecimentos de assistência odontológica.
Durante a limpeza dos instrumentos odontológicos, o profissional deve utilizar luvas de tecido ou algodão para sua segurança.