Para o adequado funcionamento da Estratégia Saúde da Família, é necessária a cobertura de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de 100% da população cadastrada, com um máximo de 850 pessoas por ACSs e de 10 ACSs por Equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.
Trabalhadores da saúde, independentemente da idade, devem receber 3 (três) doses de tríplice viral, conforme situação vacinal encontrada, observando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Considera-se vacinado o trabalhador da saúde que comprovar 3 (três) doses de vacina tríplice viral.
O uso do rastreamento do câncer de próstata através da realização de exames de rotina (toque retal e dosagem de PSA) em homens sem sinais e sintomas sugestivos de câncer de próstata, como estratégia de saúde pública, não é recomendado, por existirem evidências científicas de que essa estratégia traga mais dano do que benefício.
A transmissão da filariose ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito da espécie Culex com larvas infectantes do parasito.
Acidentes laboratoriais também podem transmitir a doença de Chagas devido ao contato com culturas de Trypanosoma cruzi, exposição às fezes de triatomíneos contaminadas ou sangue (de casos humanos ou de animais) contendo formas infectantes do parasito.
A Atenção Básica deve ser o contato e a porta de entrada preferencial dos cidadãos no Sistema Único de Saúde, através do trabalho desenvolvido pelas Equipes de Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica para populações específicas.
O exercício das atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias dar-se-á exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, na execução das atividades de responsabilidade dos entes federados, mediante vínculo direto entre os referidos agentes e órgão ou entidade da administração direta, autárquica ou fundacional.
O câncer de cólon está associado a maus hábitos alimentares e, por isso, uma alimentação saudável pode minimizar as chances de desenvolver um câncer. Entre suas principais causas, está uma dieta pobre em carnes vermelhas e gorduras e rica em fibras.
O viajante que se desloca para áreas de transmissão de malária deve procurar orientação de prevenção antes da viagem e acessar o serviço de saúde, caso apresente sintomas de malária dentro de três meses após retornar de uma área de risco de transmissão da doença.
A lambedura da pele íntegra oferece risco à transmissão do vírus da raiva, bem como a lambedura de mucosas também é grave porque elas são permeáveis ao vírus, mesmo quando intactas, e também porque as lambeduras, geralmente, abrangem áreas mais extensas.
A estratégia prioritária para o diagnóstico da infecção pelo HIV na atenção primária é a realização do teste rápido. A oferta do teste rápido é obrigatória no primeiro e terceiro trimestres do pré-natal e no momento do diagnóstico da tuberculose, porém ele também deve ser
oferecido para qualquer pessoa com indicação para o exame.
Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos poderão exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do Sistema Único de Saúde, com exceção dos servidores em regime de tempo integral e dos ocupantes de cargos ou função de chefia, direção ou assessoramento.
A transmissão da esquistossomose depende da presença do homem infectado, excretando ovos do helminto pelas fezes, e dos caramujos aquáticos, que atuam como hospedeiros definitivos, liberando larvas infectantes do verme nas coleções hídricas utilizadas pelos seres humanos.
Recomenda-se profilaxia com antirretrovirais para todos os casos com risco significativo de transmissão do HIV. Entende-se como exposição com risco de transmissão quando há contato com materiais biológicos de alto risco, através de exposição percutânea, por contato com membranas mucosas (incluindo exposição sexual), por via cutânea envolvendo pele não íntegra ou por mordedura com presença de sangue.
A vigilância sanitária das tecnologias de alimentos tem como objetivo o controle e a garantia de qualidade dos produtos alimentícios a serem consumidos pela população, atuando na fiscalização dos estabelecimentos que fabricam produtos alimentícios e naqueles que
manipulam alimentos, verificando todo o processo de produção, métodos e técnicas empregadas até o consumo final.