As gestantes portadoras de herpes simples apresentam risco acrescido de complicações fetais e neonatais, sobretudo quando a infecção ocorre no final da gestação. O maior risco de transmissão do vírus acontece no momento da passagem do feto pelo canal de parto.
As ações voltadas para o diagnóstico precoce e tratamento adequado dos casos de Leishmaniose são de responsabilidade das secretarias estaduais de saúde (SES), com o apoio das secretarias municipais e Ministério da Saúde.
Após a infecção genital primária pelo herpes vírus, a maioria dos pacientes desenvolvem novos episódios nos primeiros 12 meses, por reativação viral. O quadro clínico das recorrências é mais intenso que o observado na primo-infecção.
Os profissionais da Atenção Básica têm importância primordial nas estratégias de prevenção, diagnóstico, monitorização e controle da hipertensão arterial. Devem também ter sempre em foco o princípio fundamental da prática centrada na pessoa e, consequentemente,
envolver usuários e cuidadores, em nível individual e coletivo, na definição e implementação de estratégias de controle à hipertensão.
A vacina da Hepatite B deve ser administrada nas primeiras 24 horas de vida, ainda na maternidade. Essa dose pode ser administrada até 30 dias após o nascimento.
Como a esquistossomose, em suas diversas formas clínicas, se assemelha a muitas outras doenças, o diagnóstico de certeza só é feito por meio de exames laboratoriais. A história do doente mais o fato de ser originário de (ou haver vivido em) região reconhecidamente endêmica orientam o diagnóstico.
A principal forma de transmissão do tracoma é a direta, de olho a olho, por intermédio das mãos contaminadas com secreção conjuntival de um indivíduo portador. Pode ocorrer também a transmissão indireta, por meio de objetos contaminados.
É atribuição do Agente Comunitário de Saúde desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade.
A depender do cenário epidemiológico da Unidade Federada ou município, as autoridades locais devem definir se é necessário a recomendação de medidas coletivas de prevenção contra a Covid-19, tais como distanciamento físico e uso de máscaras, que devem ser alinhadas com as autoridades locais, a depender do perfil epidemiológico de cada Unidade Federada ou município.
O teste de rotina para diagnóstico da filariose é feito pela pesquisa da microfilária no sangue periférico pelo método da gota espessa. Uma característica deste parasito é a periodicidade noturna das microfilárias no sangue periférico do hospedeiro, devendo o horário da coleta do sangue acontecer entre 23h e 1h da manhã.
O cancro mole é uma afecção de transmissão exclusivamente sexual caracterizada por lesões múltiplas (podendo ser única) e habitualmente dolorosas, mais frequentes no sexo masculino.
É considerado como contato domiciliar de paciente com hanseníase toda e qualquer pessoa que resida ou tenha residido, conviva ou tenha convivido com o doente, no âmbito domiciliar, nos últimos cinco anos a partir do diagnóstico da doença, podendo ser familiar ou não.
As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.
Caso o Agente Comunitário de Saúde adquira casa própria fora da área geográfica de sua atuação, será mantida sua vinculação à mesma equipe de saúde da família em que esteja atuando, podendo ser remanejado, na forma de regulamento, para equipe atuante na área onde está localizada a casa adquirida.
Os indivíduos assintomáticos confirmados laboratorialmente para Covid-19 devem iniciar o isolamento respiratório domiciliar imediatamente e esse poderá́ ser suspenso no 7º dia completo após a data da coleta da amostra, e após realizar novo teste, desde que
permaneçam assintomáticos durante todo o período.