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De acordo com a Resolução CEB nº 02/1998 a base comum nacional e a parte diversificada deverão integrar-se em torno do paradigma curricular, que visam estabelecer a relação entre a educação fundamental e a vida cidadã articuladas por meio dos seguintes aspectos, EXCETO:

Para orientar as práticas educacionais em nosso país, respeitando as variedades curriculares já existentes em Estados e Municípios, ou em processo de elaboração, a Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE) em seu parecer nº 04/1998 estabelece as seguintes Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, EXCETO:

Sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas.

( ) A família do deficiente, pode a qualquer momento, pedir ao SUS a esterilização para o bem estar do seu ente.

( ) O desenho universal é a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.

( ) O instrutor surdo, deverá ter a formação em Letras-Libras para atuar em seu ofício.

( ) Os serviços de tradutor e intérprete de Libras, Língua Portuguesa e afins deve ser implementada somente para instituições públicas dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Sobre os parâmetros da Língua de Sinais, assinale a alternativa CORRETA.

Sobre a língua de sinais, analise as afirmativas a seguir:

I- Existe iconicidade no sinal Comunicação Total.

II- A língua de sinais possui quiremas, um deles é a expressão facial. Associada aos outros parâmetros, junto ao contexto, pode-se criar uma infinidade de discursos contemplando-os com a mesma potência de uma língua oral-auditiva.

III- O Alfabeto Manual (AM) é parte integrante do parâmetro 'configuração de mãos', sendo que este é mais amplo do que o primeiro AM.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os PNC devem ser cumpridos com rigor, sem adaptações para os surdos, para maior nivelamento do ensino e qualidade.

( ) A “pedagogia renovada" é uma concepção que inclui várias correntes que, e de uma forma ou de outra, estão ligadas ao movimento da Escola Bilíngue ou Escola Ativa. Essas correntes, embora admitam divergências, assumem um mesmo princípio norteador de valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social.

( ) A escola educa, buscando formar cidadãos para que seus alunos atuem, na sociedade com competência e dignidade, podendo exercer seus direito e deveres.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Sobre a tecnologia assistiva, disposta na Lei nº 13.146/2015, assinale a alternativa INCORRETA.

De acordo com Pereira, M. C. (2008), sobre a tradução/interpretação da língua de sinais, assinale a alternativa CORRETA.

“Com a internet, a exponencial quantidade de informação disponível e os eficientes mecanismos de busca, aparentemente perguntar, procurar e escolher o conteúdo a ser ensinado talvez seja a questão mais cândida quando estamos construindo um curso ou programa de ensino. É certo, porém, que sempre é mais difícil responder perguntas despretensiosas. Perguntas simples podem ser profundas; para respondê-las, é preciso fazer avaliações extremamente francas, às vezes dolorosas. No caso da escolha, o desafio que enfrentamos a respeito da informação não é encontrá-la em grandes quantidade, mas identificar e escolher qual conteúdo, na quase miríade em que se encontra disponível, torna-se mais importante ou essencial".

Fonte: FAVA, Rui. Educação 3.0, 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

São possíveis relações do papel do educador dispostas no trecho com a (legislação 13.146/2015 e PCN) em vigor EXCETO:

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 (nove) estabelecidas pelos dispostos na CNE/CEB nº 07/2010, é INCORRETO afirmar que:

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), analise as afirmativas a seguir:

I- A escola, na perspectiva de construção da cidadania, precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, buscar ultrapassar seus limites, propiciando às crianças pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber, tanto no que diz respeito aos conhecimentos socialmente relevantes da cultura brasileira no âmbito nacional e regional, como no que faz parte do patrimônio universal da humanidade.

II- É necessário educar as crianças surdas conforme os costumes da região. Na grade curricular desse aluno, deve-se privilegiar a carga horária da língua portuguesa, em detrimento das demais, afim de que esse indivíduo se integre a comunidade como um todo.

III- Devido ao foco tecnicista da educação atual, a escola deve priorizar o ensino teórico, evitando assim a influência de conteúdos extracurriculares para não gerar conflitos entre o saber teórico e a experiência pessoal.

Está(ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s):

“Entende-se por _________ natural a comunidade formada pelos _______ ou qualquer deles e seus ______________. Entende-se por ________ extensa ou _________ aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por ___________ próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade".

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que tange as responsabilidades da organização da educação no país, assinale F no que for de responsabilidade Federal, E de Estadual e M de Municipal.

( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.

( ) Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.

( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.

( ) Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

De acordo com Lacerda (2006), a inclusão é:

Sobre educação de surdos, relacione a COLUNA I com a COLUNA II.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

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