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O modo como o pronome “me” foi empregado, no início da primeira oração do texto caracteriza:

As locuções adverbiais modificam o sentido atribuído pelo verbo. Assim, assinale a alternativa cujo fragmento transcrito do texto NÃO destaca um exemplo desse tipo de locução.

Ao observar as duas ocorrências do verbo “lembrar” em “Me lembro com clareza de todas as minhas professoras” (1º§) e “mas não consigo lembrar o quê” (2º§), nota-se que eles apresentam regências distintas em função:

Nota-se que a ação descrita no segundo trecho em destaque corresponde, em relação ao primeiro, a uma ideia de:

Os pronomes relativos são importantes ferramentas coesivas na elaboração dos textos. Desse modo, assinale a alternativa em que NÃO se destaca um exemplo desse tipo de pronome.

Em “Era um vagabundo, não aprendia nada, vivia distraído.” (2º§), percebe-se que as orações são:

Assinale a alternativa em que o pronome oblíquo átono esteja corretamente empregado em relação à norma padrão.

A relação coesiva que se estabelece entre as três frases do primeiro trecho em destaque evidencia-se pelo seguinte mecanismo linguístico:

No trecho “Um pequeno passarinho loiro. E uma fera.”, são mostrados dois predicativos em relação a um mesmo personagem. Essa relação entre termos aponta para a seguinte figura de linguagem:

No segundo parágrafo, com o conteúdo entre parênteses, o narrador apresenta, especificamente, um juízo de valor acerca:

Embora pertençam a frases diferentes no texto, em "Eu era um falso. Um santo falsificado" (3º§), pode-ae concluir, em função do paralelismo sintático, que " um falso" e " Um santo falsificado" exercem a função sintática de :

Em relação ao entendimento do sentido global do texto, é correto afirmar que:

O sufixo "-inho", presente no título, cumpre papel expressivo denotando um sentido:

Em "e eu não tinha a menor ideia do que era ociosidade" (4º§), o vocábulo destacado perdeu o aceto gráfico após a implementação do Novo Acordo Ortográfico. O mesmo aconteceu com todas as palavras abaixo, EXCETO:

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