No Barroco, movimento literário do século XVII, a contradição é um tema recorrente e constante. O gosto pelas realidades opostas, pelo conflito e pelas contradições violentas está diretamente relacionado ao contexto sócio-histórico. É possível verificar-se, na linguagem barroca, tanto na forma quanto no conteúdo, uma rejeição constante da visão ordenada das coisas. (Cereja & Magalhães, 2005) A este respeito, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) O homem barroco poderá, ou assumir uma atitude estoica perante a vida ou adotar um comportamento epicurista, de liberdade, de carpe diem, aproveitando o presente, livre de compromissos.
( ) Os temas são aqueles que refletem os estados de tensão da alma humana, tais como vida e morte, matéria e espírito, amor platônico e amor carnal, pecado e perdão.
( ) Visando a ampliar e a acentuar o sentido trágico desses temas, os autores utilizam uma linguagem de fácil acesso e entendimento, não havendo rebuscamentos ou figuras de linguagem.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
A respeito de coesão e coerência textuais, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores de Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) 'Adorei a vitória da Seleção Brasileira. Mas vamos comemorar com champanhe.' Este enunciado apresenta um problema de coerência textual.
( ) Coesão e coerência são fatores da textualidade regulados pelo contexto discursivo.
( ) Para um texto ter unidade de sentido, para ser um todo coerente, é necessário que apresente conexões gramaticais e articulação de ideias, ou seja, é necessário que haja coesão e coerência textuais.
( ) 'João tem dois lindos filhos. João não possui filho algum.' Este enunciado apresenta um problema de coerência textual.
( ) Embora os conectores sejam portadores de sentido, eles não contribuem para construir a coerência de um texto.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
Alguns recursos linguísticos são extremamente relevantes para a construção e composição textual. O paralelismo sintático e semântico é um destes recursos. Construir um texto com clareza, coesão e coerência não é uma tarefa tão simples a ser executada. A respeito dos recursos acima, considere:
I. O termo paralelismo corresponde a uma relação de equivalência, por semelhança ou contraste, entre dois ou mais elementos. É um recurso responsável por uma boa progressão textual.
II. Os conectivos são importantes marcadores textuais para ajudar a identificar as estruturas que devem permanecer em relação de equivalência.
III. No enunciado 'Durante as quartas de final, o time do Brasil vai enfrentar a seleção da Holanda.' não há quebra de paralelismo.
IV. O enunciado 'Se eles comparecessem à reunião, ficaremos muito agradecidos.' tem um problema de paralelismo verbal.
V. “não só... mas (como) também" são conectivos que auxiliam no estabelecimento do paralelismo.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
A respeito da concordância nominal, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) 'Dedicava todo seu tempo ao comércio e à navegação costeiros.'
( ) 'Estudo a língua italiana e francesa.'
( ) 'Fruta é bom para a saúde.'
( ) 'Seguem inclusos as notas promissórias.'
( ) 'A porta, meia aberta, deixava ver o interior da sala.'
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A respeito dos estudos sobre a estrutura, formação e classificação das palavras, também chamados de Morfologia, considere:
I. Morfema é a menor unidade linguística portadora de significado.
II. As derivações ocorrentes em processos morfológicos são: prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e redução.
III. É considerada composição por justaposição aquela em que as palavras associadas se fundem num todo fonético.
IV. Temos o Hibridismo quando as palavras são formadas por elementos provenientes de línguas diferentes.
V. As desinências verbais apresentam informações sobre o modo, o tempo, o número e a pessoa dos verbos.
Estão corretas as afirmativas:
O PNAIC (2015) adota a abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento, buscando favorecer situações propícias de aprendizagem do funcionamento do sistema de escrita alfabética, de modo articulado e simultâneo às aprendizagens relativas aos usos sociais da escrita e da oralidade. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) O PNAIC defende que a alfabetização é o processo em que as crianças aprendem não somente a ler e a escrever, mas também a falar e a escutar em diferentes contextos sociais.
( ) É um dos objetivos do PNAIC compreender os pressupostos da defesa do trabalho sistemático para o ensino do Sistema de Escrita Alfabética, com vistas a garantir os direitos de aprendizagem das crianças, no Ciclo de Alfabetização.
( ) É necessário refletir sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento e suas implicações para a ação docente.
( ) Não é parte dos objetivos refletir sobre as inter-relações entre oralidade e escrita, ainda que esta inter-relação seja considerada como existente pelo PNAIC.
( ) O PNAIC busca refletir sobre o ensino da leitura e da escrita no Ciclo de Alfabetização, para compreender os dois processos e suas interligações.
( ) Refletir sobre a integração entre Língua Portuguesa e os demais componentes curriculares, bem como planejar situações didáticas interdisciplinares não é parte dos objetivos do PNAIC.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
Entre os vocábulos destacados em “é mais uma questão de linguagem extraordinária do que de linguagem ordinária."(1º§), percebe-se uma relação semântica de:
A metáfora como figura de linguagem, apresentada no texto I, está explicitada no texto II por meio da aproximação do seguintes termos:
Sobre o Arcadismo analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Identifica-se com os ideais do Iluminismo.
II. Sob o ponto de vista ideológico, o Arcadismo pode ser visto como uma arte conservadora, entretanto, sob o ponto de vista estético, é uma arte revolucionária.
III. Há o gosto pelo dia e pela claridade.
IV. Os autores fazem uso do subjetivismo e pessoalidade.
V. Os elementos da mitologia greco-latina são trazidos novamente aos poemas.
VI. É feito o uso do decassílabo e do soneto.
Estão corretas as afirmativas:
Um dos maiores problemas vividos pela tradição regionalista na literatura brasileira do pós-modernismo foi escolher a linguagem a ser empregada, se a variedade padrão ou a regional. A solução: misturar ambas, com o narrador empregando uma língua culta, com alguns termos regionais, e as personagens utilizando a linguagem típica da região, embora essa regionalidade se mantivesse, quase sempre, no nível do vocabulário. Guimarães Rosa, no entanto, apresenta inovações linguísticas à prosa regionalista (Cereja & Magalhães, 2005) como:
I. Recriou, na literatura, a fala do sertanejo tanto no plano do vocabulário como no da sintaxe e no da melodia da frase.
II. Deu voz ao homem do sertão por meio do foco narrativo em 1ª pessoa, o discurso direito e o discurso indireto livre.
III. A língua falada no sertão está presente em toda a obra.
IV. Recria a própria língua portuguesa, por meio do aproveitamento de termos em desuso, da criação de neologismos, do emprego de palavras tomadas de empréstimo a outras línguas.
V. Sua narrativa não faz uso de recursos mais comuns à poesia, como o ritmo, as aliterações, as metáforas e as imagens.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Segundo Cereja & Cochar (2009), a Intertextualidade é a relação (...) .
Assinale a alternativa correta.
Conhecemos como 'tipos textuais' o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida e facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Eles variam entre cinco e nove tipos, e os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição. A esse respeito, considere:
I. A tipologia textual, assim como. os gêneros textuais, apresenta propriedades linguísticas intrínsecas, como o vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais e outras características que definem os gêneros.
II. A principal característica de uma narração é contar uma história, ficcional ou não, geralmente contextualizada em um tempo e espaço, nos quais transitam personagens.
III. A descrição tem por objetivo descrever objetivamente ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Há textos literários em que se é possível também encontrar a descrição subjetiva.
IV. O texto dissertativo-argumentativo é opinativo, em que as ideias são desenvolvidas através de estratégias argumentativas cuja finalidade é convencer o interlocutor da tese apresentada.
V. Os contos, crônicas, fábulas, romance, biografas são tipos textuais de narração.
Estão corretas as afirmativas:
Considere as concordâncias verbais a seguir segundo a variedade padrão da língua:
Assinale a alternativa incorreta:
Se na regência verbal o termo regente é o verbo, na regência nominal é o nome, seja ele substantivo, adjetivo ou advérbio. Considerando a variedade padrão da língua, assinale a alternativa INCORRETA.