A aprendizagem de habilidades é um processo contínuo e dinâmico sem estágios distintos e definitivos. No entanto, certas "alterações gerais" podem ser descritas em aprendizagem de habilidade. Por exemplo, ao longo do tempo, melhorias em precisão e eficiência são observadas, proporcionando maior consistência, resultando em uma redução de erros e o desenvolvimento de performances sem esforço. Estas mudanças podem ser colocadas amplamente em três fases, tal como desenvolvido por Paul Fitts e Michael Posner, em 1967. A fase que se caracteriza pelo "pensamento", tentando entender a execução da habilidade, com a presença de movimentos espasmódicos, rígidos e mal sincronizados com o desempenho irregular com um grande número de erros grosseiros é denominado:
Quando se considera o comportamento motor ao longo da vida, pode-se notar que os seres humanos apresentam a capacidade de interagir com o ambiente através dos movimentos. Esta capacidade sofre alterações ao longo do ciclo de vida devido às características do indivíduo, do ambiente e da tarefa. Podem ser consideradas características relacionadas ao comportamento motor do indivíduo que poderão influenciar seu desempenho:
Durante a elaboração do torneio interclasse de uma escola, o professor de Educação Física, após uma análise das inscrições na modalidade de futsal, determinou que a forma de disputa fosse de Eliminatória Simples. Este fato ocorreu devido ao elevado número de inscrições e o curto período de tempo disponível para a realização do evento. Considerando que o número de inscrições foi de 16 equipes, será realizado um total de quantos jogos?
Em decorrência da execução dos diversos tipos de atividades físicas, várias adaptações fisiológicas podem ser observadas como: maior conteúdo de mioglobina; maior oxidação de carboidratos (glicogênio); e maior oxidação de gordura. Esses tipos de adaptações são resultantes de um programa de treinamento físico em que predominam exercícios com um caráter:
Analisando os conhecimentos da Aprendizagem Motora, deve-se considerar que as tarefas de movimento podem ser classificadas de acordo com critérios diferentes como: a estabilidade do ambiente, precisão do movimento, os pontos distintos de início e fim do movimento, e o tempo de resposta (timing). Quando se considera o grau de estabilidade do ambiente durante a análise de uma tarefa de movimento, faz-se referência à classificação da habilidade:
Em competições oficiais de Atletismo, as Provas de Pista são as corridas realizadas em pistas de atletismo; já as Provas Rústicas são as corridas realizadas em terrenos variados como: ruas, bosques e estradas. Dentre as opções abaixo, assinale a prova oficial do Atletismo que apresenta características associadas a uma Prova Rústica.
Segundo Dietrich et ai. (2005), os Princípios Metodológicos mais aplicados no processo de ensino e aprendizagem dos Jogos Desportivos Coletivos: Futsal, Voleibol, Handebol, Basquetebol, entre outros, são o Princípio Analítico-Sintético e o Global-Funcional, ambos antagônicos em suas definições, mas com o mesmo objetivo: transmitir conteúdos que serão absorvidos pelos alunos. O Princípio Analítico-Sintético apresenta a série de exercícios como medida metodológica principal e preconiza que as habilidades devem ser treinadas fora do contexto de jogo para que, depois, possam ser transferidas para as situações de jogo. Os representantes deste método partem do princípio que a divisão corrente do jogo em 'técnica', 'tática' e 'treino' deve também determinar a metodologia. Este princípio metodológico utiliza prioritariamente o método de ensino denominado:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física Escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica, três princípios fundamentais: Inclusão, Diversidade e as Categorias de Conteúdo. Assinale abaixo a opção que está relacionada com o Princípio da Diversidade.
A adaptação é um fenômeno biológico fundamental, que tem grande relevância prática nas atividades físicas e no esporte. Nesse sentido, o treinamento físico regular provoca uma série de estímulos que produzem modificações e adaptações estruturais e funcionais. As adaptações (respostas) fisiológicas do exercício físico, são decorrentes do processo de treinamento físico e podem ser de ordem aguda ou crônica. As adaptações agudas, também denominadas "respostas agudas", são aquelas que ocorrem em associação direta com a sessão de exercício. Sendo assim, assinale a seguir a opção que apresenta apenas respostas agudas a prática de exercícios físicos.
Nas aulas de Educação Física, os aspectos procedimentais são mais facilmente observáveis, pois a aprendizagem desses conteúdos está necessariamente vinculada à experiência prática. No entanto, a valorização do desempenho técnico com referência em modelos de atletas de alto rendimento, com pouca ênfase no prazer e a desvalorização de conteúdos conceituais e atitudinais, apontam para uma concepção de ensino que tem resultado, em muitos casos, na exclusão dos alunos. Diante do exposto, as aulas de educação física devem:
O handebol é um esporte bastante conhecido aqui no Brasil. Consiste em um confronto entre duas equipes, de sete integrantes cada uma, em que os jogadores passam e lançam a bola com as mãos com objetivo de fazer gols no time adversário. Durante sua prática, percebe-se que são realizadas substituições entre titulares e reservas. Assinale abaixo a opção referente ao número de substituições permitidas durante um jogo oficial de handebol.
De maneira geral, o movimento do Arremesso do Peso no Atletismo é composto por várias fases: preparação, deslocamento, posição de força, arremesso propriamente dito e recuperação. Existem diferentes tipos de técnicas desenvolvidas na modalidade ao longo do tempo. Na técnica de deslocamento linear (de costas) o atleta deverá, partindo da posição inicial, executar um "chute" para trás e para baixo com a perna contrária a de apoio, e partir para o deslocamento quando o calcanhar, da perna de apoio, for o último contato. Ao final do deslizamento, após a projeção dos quadris para frente e para cima, o atleta precisa girar o tronco e, ao ficar de frente para a área de arremesso deve realizar o bloqueio do lado contrário ao membro portador do implemento, para que transmita uma maior quantidade de movimento ao implemento arremessando-o. Este tipo de técnica descrita acima é denominada:
O Basquete internacional encontra-se organizado pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol). As suas determinações valem para todos os países onde o Basquete é jogado, exceto para a Liga Profissional de Basquete dos Estados Unidos, a NBA (National Basketball Association), que mantém regras próprias, um pouco diferentes das regras internacionais. No que se refere ao sistema de pontuação presente nas regras do basquetebol, durante o jogo são permitidas cestas com pontuação de:
Durante as aulas de Educação Física Escolar, a escolha dos conteúdos deve seguir a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que apresentam três blocos que se articulam entre si, mas guardam suas especificidades. Diante dessas orientações, pode-se observar que os professores utilizam, em suas aulas, atividades em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas por federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional, permitindo, assim, ao aluno o conhecimento de práticas universalizadas pela mídia. Entretanto, essas atividades também podem ser apresentadas aos alunos, demonstrando ter uma flexibilidade maior nas regras, que são adaptadas em função das possibilidades do próprio educando, das condições de espaço e material disponíveis, do número de participantes, entre outras adequações, podendo ser exercidos com um caráter competitivo, cooperativo ou recreativo. De acordo com o PCN, esse tipo de conteúdo caracterizado pela flexibilização regulamentar durante sua prática é denominado:
O processo avaliativo na área da Educação Física deve considerar as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos; pois deve começar na construção do planejamento, acompanhar todo o desenvolvimento da proposta, até a sua conclusão. Entretanto, a simples atribuição de conceitos ou notas pelo professor em função do desempenho físico e esportivo, classificando os mais habilidosos que devem ser incentivados à busca de práticas esportivas fora da escola, se trata de uma perspectiva: