Para Gallahue, a fase de desenvolvimento das habilidades motoras especializadas apresenta três estágios: estágio de transição, que é caracterizado pelas primeiras tentativas do indivíduo de refinar e associar habilidades de movimento maduro; estágio de aplicação, no qual o indivíduo torna-se mais consciente de seus dotes e limitações físicas pessoais e, assim, dirige seu foco para determinados tipos de esportes, tanto em ambientes competitivos quanto recreacionais; estágio de utilização permanente, quando os indivíduos geralmente reduzem o alcance de suas buscas atléticas pela escolha de algumas atividades para se engajar regularmente em situações competitivas, recreativas ou do dia a dia. Essa fase de aquisição de habilidades motoras especializadas é precedida por uma importante fase de desenvolvimento motor, denominada:
O termo LER é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos, e consiste em uma entidade diagnosticada como doença, na qual movimentos repetitivos em alta frequência e em posição ergonômica incorreta podem causar lesões de estruturas do sistema tendíneo, muscular e ligamentar. Em 1998, o INSS introduziu o termo DORT (Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho), equiparando-a a LER, conceituando as lesões por esforços repetitivos como uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica e alterações objetivas. Essa dor se manifesta principalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros superiores em decorrência do trabalho, podendo afetar tendões, músculos e nervos periféricos. Dentro desse contexto, a ginástica laboral consiste de uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde dos funcionários e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. Esse tipo de programa de atividade física baseia-se principalmente em exercícios de:
A frequência cardíaca pode ser definida como sendo o número de batimentos cardíacos contados por minuto. É um indicador útil de adaptação fisiológica e controle da atividade. Por isso, sua monitorização constitui-se como um componente importante na avaliação da aptidão cardiovascular e em programas de treino, sendo considerada como uma variável da prescrição do treinamento relacionada com:
Durante a participação em competições esportivas, pode-se observar um comportamento de elevado “stress” decorrente da atividade competitiva. Esse comportamento estressado pode ser explicado do ponto de vista fisiológico pelo aumento da secreção hormonal. As suprarrenais, glândulas situadas acima dos rins, produzem adrenalina, também conhecida como hormônio das “situações de emergência”. A adrenalina prepara o corpo para a ação, ou seja, em termos biológicos, para “atacar ou fugir”. Um dos efeitos da adrenalina no organismo é a:
O metabolismo é o conjunto de processos de obtenção e utilização de energia para a realização das funções biológicas que mantêm as pessoas vivas. Esses processos abrangem diferentes vias metabólicas, que trabalham de maneira coordenada e envolvem a aquisição de energia química do ambiente e a conversão dos nutrientes em moléculas funcionais. Os principais nutrientes dos quais as células extraem energia são o oxigênio e, um ou mais tipos de alimentos (glicose, ácidos graxos e aminoácidos). No interior da célula, dentro das mitocôndrias, essas substâncias alimentares reagem quimicamente com o oxigênio sob a influência de várias enzimas, que controlam a intensidade e a velocidade dessas reações, canalizando a energia liberada para um fim adequado. Este metabolismo de produção de energia é:
As capacidades motoras correspondem a um traço ou qualidade geral do indivíduo, relacionada ao seu desempenho em uma diversidade de habilidades ou tarefas. Referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. As capacidades motoras podem ser divididas em: condicionais e coordenativas. A opção que apresenta apenas capacidades motoras condicionais é:
O tratamento da hipertensão arterial envolve o uso de medicamentos e a modificação do estilo de vida. Dentre os hábitos saudáveis, a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo deve ser estimulado, pois muitos estudos científicos demonstram vários efeitos benéficos da prática de atividades físicas sobre a pressão arterial. É importante destacar também que, além de diminuir a pressão arterial, a realização regular de atividades físicas também:
Os benefícios do desenvolvimento da aptidão física sobre a saúde estão bem evidenciados na literatura científica. Dentre eles, destacam-se: menor incidência dos fatores de risco para doenças crônicas, redução da adiposidade total e abdominal, e melhoria da saúde mental e corporal. Na elaboração de um programa de atividades físicas visando ao desenvolvimento da aptidão física relacionada à saúde, o profissional de Educação Física estaria atingindo esses objetivos com a utilização dos exercícios de:
As corridas de velocidade incluem distâncias curtas: 100, 200 e 400 metros, e o objetivo de todas elas é, partindo de uma posição agachada nos blocos de partida, percorrer a distância definida o mais rapidamente possível. Essas corridas são constituídas por quatro fases fundamentais: partida, aquisição, manutenção e perda de velocidade. Considerando as características das provas de 100 e 200 metros rasos, o diferencial preponderante de desempenho nos 200 metros em relação aos 100 metros é a(o):
A performance motora é sempre observável e influenciada por muitos fatores como: motivação, foco da atenção, fadiga e condição física. Já o nível de proficiência, depende de estabilidade ao longo de várias observações, executada em diferentes conjuntos de circunstâncias. Uma das maneiras para os profissionais de Educação Física, que ensinam movimento, avaliarem a aprendizagem motora, é observar o desempenho desses fatores e identificar o estágio de proficiência da habilidade em questão. De acordo com Fitts & Posner, o estágio de aprendizagem de movimentos no qual a criança efetua os movimentos com erros grosseiros, só que ela não consegue visualizar seus erros nem corrigi-los, é denominado: