De acordo com o professor e autor espanhol Fernando Hernández, a expressão cultura visual refere-se a uma diversidade de práticas e interpretações críticas em torno das relações entre as posições subjetivas e as práticas culturais e sociais do olhar. Do movimento cultural que orienta a reflexão e as práticas relacionadas a maneiras de ver e de visualizar as representações culturais. Nesta perspectiva, a cultura visual está relacionada:
0 fauvismo foi uma corrente artística do início do século XX. Para os pintores desse movimento artístico era o novo espírito de síntese, que deixava para segundo plano o desenho e a forma. Os elementos formais tornaram-se deformadores e criavam contrastes ou harmonia de coloridos inexistentes no mundo visível. Não se deixaram escravizar pelos aspectos visuais da realidade e do naturalismo. A nova arte surgiu como verdadeira libertação da real idade objetiva e foi construída pelas sensações visuais impulsivas dos artistas. Desta maneira, o fauvismo tem com uma de suas características marcantes:
O movimento tropicalista trouxe várias inovações para o cenário cultural brasileiro do final da década de 60. As letras das canções eram inovadoras, criando jogos de linguagem, se aproximando da poesia dos concretistas. Musicalmente, o tropicalismo unia uma mistura da cultura brega, do rock psicodélico, da música erudita, da cultura popular, entre outros, dando conta de várias manifestações da cultura nacional. O som da guitarra elétrica convivia com violinos e com o berimbau. Esse movimento constituirá o resgate:
Mediante a depuração da percepção sensorial, os jogos teatrais, na contramão da ênfase na inventividade, interpretação ou dramaturgia, procuram promover a experiência do acordo coletivo, não expresso de modo formal. Neles, a fábula não é ponto de partida, mas decorrência da:
No desenvolvimento da História da Dança, a ruptura com o pensamento acadêmico, introduziu o questionamento sobre as regras e padrões corporais, abrindo assim, espaço para novas visões e tendências relacionadas ao movimento. Grandes personalidades da dança como Rudolf Laban, Maurice Béjart, Roger Garaudy, lsadora Duncan, entre outros, fundamentaram este novo conceito, retirando da dança a singularidade máxima da virtuosidade física e da vaidade acadêmica, resgatando assim a:
Para se obter equilíbrio em uma composição visual é preciso ponderar as diferentes forças visuais presentes, de modo a que se harmonizem, sem se anular. Portanto, neste sentido, para que haja equilíbrio é necessário que cada força visual individual presente na criação da imagem visual:
Foi durante o período barroco que a orquestra começou a tomar forma. Um traço constante nas orquestras barrocas era a presença do órgão e do cravo contínuo, preenchendo a harmonia, enriquecendo a textura e mantendo a unidade da orquestra. A forte característica da música orquestral barroca era:
A exploração de recursos tecnológicos na educação musical, mais especificamente falando, das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TIC), caminha com o desenvolvimento de tecnologias computacionais aplicadas à música. O que tem colaborado no fazer musical de forma decisiva. Estes recursos vêm sendo incorporados à educação musical, possibilitando, assim:
As mudanças conceituais que caracterizaram a dança em determinadas épocas são consequências das formas de pensar, sentir e agir de determinados grupos sociais. Dessas ações residem as diferenças e semelhanças entre as produções poéticas da dança em tempos, lugares e espaços diversos. Partindo deste pressuposto, a dança como linguagem artística procura materializar:
De acordo com a proposta triangular, trabalhar com o ensino da Arte não significa apenas desenvolver atividades que liberam as emoções, mas também enfocar a arte como construção do conhecimento, realização de experiências do fazer artístico, da leitura da obra de arte, da contextualização, bem como:
Cavalo Marinho é um folguedo folclórico tradicional da zona da mata setentrional de Pernambuco, Alagoas e agreste da Paraíba. Apesar de ser uma variação do Bumba meu boi, a brincadeira tem características próprias e além do "auto do boi", podem ser vistos diversos personagens fantásticos. Esse folguedo se caracteriza como:
A dança, no contexto educacional brasileiro, aparece como conteúdo da disciplina Artes e nas atividades rítmicas e expressivas da Educação Física. Na disciplina Arte a dança é trabalhada como atividade e linguagem artística, forma de expressão, socialização, como conceito e linguagem estética de arte corporal. Como atividade de arte cênica e para apresentações. Já, na educação física, o propósito da dança é diferente, podendo:
A produção de imagens é um dos mecanismos educativos presentes nas instâncias socioculturais e, sendo assim, as imagens não cumprem apenas a função de informar ou ilustrar, mas também de educar e produzir conhecimento. Portanto, a partir dessa compreensão da pedagogia da imagem, podemos argumentar que ler criticamente implica aprender a apreciar, decodificar e interpretar as imagens, levando à:
Segundo o filósofo austríaco Ernst Fischer, "a arte é tão necessária pelo seu potencial de mudar o mundo ao incitar a ação reflexiva quanto pelo seu potencial! de mudar o homem ao incitar a imaginação emocional". Sendo assim, a arte é essencialmente coletiva. Ainda que possa ser uma expressão individual, essa expressão se torna arte a partir:
Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, é um parque arqueológico, inscrito pela UNESCO na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade e é assim reconhecido oficialmente desde 2002. É um conjunto de chapadas e vales que abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico. Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do Parque. Essas representações gráficas abordavam: