As universidades corporativas surgem em uma perspectiva
de sustentar a vantagem competitiva, estimular o aprendizado
contínuo e o desempenho dos valores humanos e das
organizações (MEISTER, 1999). Indo de encontro às idéias
de Meister, Eboli (2004) considera as universidades
corporativas como um sistema de desenvolvimento de
pessoas pautado pela gestão por competências.
RAMOS et al. transição de treinamento e desenvolvimento (T&D) para
universidade corporativa. Rio de Janeiro: CNEG, 2008, com adaptações.
Segundo Meister (1999), universidade corporativa trata-se de
A seleção de pessoas constitui um processo composto por etapas
ou fases sequenciais pelas quais passam os candidatos. Na
medida em que são bem-sucedidos, os candidatos ultrapassam
os obstáculos e passam para as etapas posteriores. Na
Administração Pública, o processo ocorre de maneira diferente,
em virtude do instituto do concurso público. Considere,
hipoteticamente, que área de gestão de pessoas de um órgão
público resolveu, após aprovação dos servidores por concurso,
aplicar técnicas de seleção para melhor enquadrá-los às
atividades e às áreas de maior aptidão. No que se refere às
categorias possíveis de técnicas de seleção a serem utilizadas
pelo órgão, é correto citar
“Toda empresa está sempre lutando com o problema sobre
como organizar. A reorganização é frequentemente
necessária para refletir uma nova estratégia, as condições de
mercado em mudança ou uma tecnologia inovadora."
DAFT, Richard L. Administração. Tradução: Robert Brian Taylor. São
Paulo: Thomson Learning, 2007
Empresas, sejam elas públicas ou privadas, são organizadas
de acordo com certos padrões e diretrizes. Considere,
hipoteticamente, que uma instituição possui uma linha
ininterrupta de autoridade que liga todas as pessoas dentro da
organização e mostra quem se reporta a quem. Essa linha é
conhecida como
As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre
produzem alguma espécie de conflito, que é inerente à vida de
cada indivíduo. Considerando que a área de gestão de pessoas
de um órgão público busca dirimir os conflitos existentes no
órgão, existem três abordagens administrá-los. De acordo com a
abordagem estrutural, o conflito
O paradigma da gestão da qualidade pressupõe que existem custos para a qualidade de produtos e serviços. Na Administração Pública, também existem tais custos para os serviços ofertados aos cidadãos. Segundo Maximiano (2011), há duas categorias de custos para a organização – custos de prevenção e custos de avaliação. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de custo de avaliação.