Dentro da avaliação da aprendizagem com perspectiva cidadã, o processo a ser adotado em relação aos resultados apresentados pelos alunos é:
O plano de curso é um instrumento que poderia ser considerado como um “mapa da mina do tesouro do saber”, por onde
vão sendo rastreadas as pistas e os caminhos que permitem a descoberta do conhecimento.
Para a concretização desse plano, é necessária a ação descrita na seguinte alternativa:
O processo educativo, por se realizar inserido em um dado contexto, configura, uma construção social que irá refletir as teorias
do conhecimento que as pesquisas adotem como parâmetro.
A teoria que tem como pressuposto básico que o conhecimento é proveniente da experiência, considera o sujeito como
aquele que nada tem, que nada sabe, ou seja, tabula rasa, é denominada:
Leia, abaixo, as seguintes proposições de desafios para educação:
1 - Promover a capacidade de leitura crítica das imagens e informações transmitidas pelas mídias.
2 - Garantir uma educação atrelada prioritariamente aos apelos do mundo do trabalho.
3 - Criar estratégias que possam reverter o analfabetismo digital, para além do acesso aos equipamentos.
4 - Ampliar o acesso à educação, com vistas à continuidade dos estudos e a uma educação permanente.
5 - Buscar metodologias que permitam à equipe docente propor um currículo com inúmeras disciplinas que, de forma estanque, aprofunde cada uma delas.
As proposições que representam desafios emergentes, na atualidade, têm os seguintes números:
A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado que visam eliminar as barreiras que possam obstruir
o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou
superdotação.
A alternativa que apresenta uma afirmativa NÃO compatível com atendimento educacional especializado é:
Das ações a seguir, aquela que apresenta o que se espera como resultado do planejamento, é:
Pensarmos o processo educativo mediado pelas novas tecnologias da informação e da comunicação pressupõe refletirmos
sobre sua utilização.
A alternativa que apresenta uma assertiva verdadeira, em relação a essas tecnologias, é:
Um conceito fundamental do Multiculturalismo refere-se a sua importância enquanto instrumento de luta política. Nesse sentido, está correta a seguinte afirmativa:
Compreender o ato de planejar numa perspectiva pedagógica transformadora pressupõe reconhecer os princípios, os
fundamentos que devem orientar esta prática.
A alternativa que apresenta as orientações fundamentais para a prática do planejamento é:
O plano que registra a sistematização da proposta geral de trabalho do professor em determinada disciplina ou área de estudo, em uma dada realidade, e pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que a disciplina é oferecida, é denominado:
O que o currículo é depende, precisamente, da forma como é definido pelos diferentes autores e teorias. Uma definição de
currículo nos revela o que uma determinada teoria pensa que ele seja.
Das assertivas a seguir, a que NÃO se relaciona com questões abordadas nas teorias de currículo é:
A escola, como tradicionalmente a conhecemos, está apoiada num paradigma organizacional que privilegia a uniformidade.
Podemos interrogar-nos, porém, se tal paradigma ainda se adequa à nova realidade educacional.
Na operacionalização de um novo paradigma de organização escolar, a alternativa que NÃO devemos considerar é:
I - Em um trabalho interdisciplinar as atividades vão sendo propostas e se estabelecendo por convergência entre os saberes.
II - A interdisciplinaridade ocorre quando as diversas atividades e contribuições das disciplinas, bem como o trabalho dos
professores, acontecem apenas se acumulando por justaposição.
III - A prática interdisciplinar está vinculada à existência de um projeto sustentado por uma intencionalidade claramente
estabelecida para este fim.
Com relação a uma prática pedagógica interdisciplinar, as afirmativas corretas são:
Planejamento e plano estão estritamente relacionados, mas não são sinônimos: o primeiro representa um processo, o segundo
é um registro do processo.
De acordo com esse conceito, estão relacionados, a seguir, três definições de plano:
- Previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre.
- Expressão de orientações gerais que sintetizam as propostas de ação da unidade.
- Registro do desenvolvimento de temas geradores, elaborado de acordo com o tempo de duração de cada tema.
A alternativa que indica as respectivas denominações para essas três definições é: