As afirmativas seguintes fazem parte das políticas e programas de acesso à educação superior, EXCETO:
Analise as seguintes afirmativas sobre as técnicas de ensino, assinalando com V as
verdadeiras e com F as falsas.
( ) Quando direcionadas para a busca de intencionalidade, as técnicas de ensino
deixam de dar ênfase à ação docente, para possibilitar a participação do aluno.
( ) As técnicas de ensino são mediações ou condições necessárias e favoráveis,
suficientes do processo didático.
( ) As técnicas definem o ideal educativo.
( ) As técnicas são destinadas ao professor e ao aluno, e não os docentes e discentes
a elas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Segundo Shaffer (2009), estudos revelaram que o comportamento de realização e o
autoconceito acadêmico dependem muito das atribuições de realização ou de como são
interpretados os sucessos e os fracassos.
Analise as seguintes afirmativas sobre os tipos de atribuições de realização, assinalando
com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os adolescentes e jovens adultos tendem a atribuição de seus sucessos e
fracassos a uma entre quatro possíveis causas: habilidade, esforço, grau de
dificuldade da tarefa ou sorte.
( ) O esforço e o fator sorte são estáveis, isto é, são altamente invariáveis em
diferentes situações, conduzindo a poucas expectativas.
( ) As crianças tendem a se tornar orientadas para o domínio quando ensinadas (pela
atribuição de retreinamento) que seus fracassos podem ser atribuídos a causas
instáveis e que podem melhorar seu desempenho com mais esforço.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Pimenta (2010) destacou a importância da reflexão sobre o ensino como prática social
complexa e de uma epistemologia que a contextualize na dimensão histórica e social,
dando valor à ação do docente na construção do saber didático.
Sobre o ensino como prática social, é INCORRETO afirmar que
A trajetória da educação profissional no Brasil, de acordo com Faria Filho, Veiga et. al.
(2000), teve a discriminação do trabalho manual em sua gênese até chegar aos dias
atuais com a consolidação de uma política de educação profissional.
Analise as seguintes afirmativas sobre educação profissional no Brasil, assinalando com
V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A formação da nossa força de trabalho foi influenciada pela inclusão da mão de
obra escrava em determinadas ocupações desenvolvidas por meio da força física e
pelo uso das mãos, dando origem ao preconceito contra o trabalho manual.
( ) O ensino industrial passou a assumir um papel insignificante na formação de mão
de obra a partir de 1930
( ) As escolas de aprendizes e artífices se consolidaram, ao longo do tempo e
constituíram a rede de Escolas Técnicas do país, no início do século XX.
( ) Atualmente, a estrutura da educação profissional é constituída por dois níveis:
básico, que se destina à qualificação, requalificação e reprofissionalização de
trabalhadores; e o técnico, com a finalidade de proporcionar habilitação profissional
a alunos egressos do ensino médio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A entrevista é um procedimento usado na investigação social para a coleta de dados ou
para auxiliar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação dos tipos de
entrevistas com as suas respectivas características.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.