O esporte, entendido como fenômeno sociocultural, passou a atuar isoladamente da Educação Física, com suas características próprias e elementos essenciais como:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais entendem a Educação Física como um componente curricular que:
Para Vieira, a música tem um papel vital na Ginástica Rítmica Desportiva, oferecendo à criança um estímulo adequado para o desenvolvimento:
A referência teórica do esporte de rendimento é:
As atividades físico-esportivas podem ser classificadas sob a perspectiva da Psicomotricidade como:
Entre os indicadores úteis e relativamente confiáveis para identificar o jogo infantil, pode-se destacar:
A Psicocinética é um método geral de Educação que utiliza como material pedagógico o movimento humano sob todas as formas. O método psicocinético prevê três etapas de aquisições. A etapa em que a criança adquire o conhecimento e a percepção do próprio corpo é a de:
Para Pereira, qual o aspecto que afeta duramente a prática pedagógica dos professores de Educação Física?
Uma boneca permite à criança várias formas de brincadeira, desde a manipulação até a realização de brincadeiras como “mamãe e filhinha”. Ao contrário, jogos como o xadrez, exigem, de modo explícito e implícito, o desempenho de:
As habilidades motoras podem ser classificadas em categorias gerais, dando oportunidade para identificação de elementos comuns existentes entre elas. Quanto à precisão dos movimentos, podem-se classificar as habilidades em:
A Educação Física, quando busca a realidade do homem e representa uma ideia de sistematização, tem como referência a:
A aula de Educação Física deve servir como um espaço democrático, em que todos, indistintamente, possam acessar, usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as práticas que a caracterizam, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, cabendo ao professor:
Nas últimas décadas, a sociedade imprimiu ao corpo um grande poder de sedução, controle e ascensão social. Os professores de Educação Física que em suas práticas, atuam como interventores sobre os corpos, devem ter a consciência de entendê-los por meio de:
Entre os movimentos executados na Ginástica Rítmica Desportiva com a fita, podem-se destacar: