O treinamento é o ato intencional de fornecer os meios para possibilitar a aprendizagem e envolve um processo composto de várias etapas. Essas etapas são:
A metodologia da Pedagogia Libertadora envolve toda uma preparação prévia com várias etapas que se referem à coleta e ao tratamento do conteúdo programático. Analise as assertivas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Processo de investigação do conteúdo programático, a partir das condições existenciais em que vivem os indivíduos do grupo com que se vai trabalhar.
( ) Seleção das contradições sociais relevantes ou das situações-limite com que serão elaboradas as codificações.
( ) Tratamento dos dados por especialistas em disciplinas científicas e inclusão de temáticas complementares, destinadas a favorecer uma visão integrada da realidade social, ou seja, da sistematização do conteúdo.
( ) Preparo dos materiais e equipamentos para o trabalho dos animadores culturais – sugestões e critérios.
( ) Propostas de estruturas que possam facilitar o desvelamento dos fatos codificados, em atividades a serem diretamente desenvolvidas nos círculos de cultura.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
O conceito de treinamento e desenvolvimento que predomina atualmente é que deve ser um processo contínuo. Para que isso possa acontecer, algumas empresas estão partindo para universidades corporativas. As empresas estão transformando-se em organizações educadoras e desenvolvendo educação corporativa. Analise as afirmativas a seguir e verifique aquelas que contemplem a necessidade das empresas criarem uma universidade corporativa.
I. Emergência da organização não hierárquica, enxuta e flexível.
II. Advento e consolidação da economia do conhecimento.
III. Redução do prazo de validade do conhecimento.
IV. Novo foco na capacidade de empregabilidade/ocupacionalidade para a vida toda em lugar do emprego para a vida toda.
V. Mudança fundamental no mercado da educação global.
Está CORRETO o que se afirma em:
A dinâmica desenvolvida no processo ensino-aprendizagem tem como essência assegurar a apropriação, por parte dos alunos, de um saber próprio selecionado das ciências e da experiência acumulada, historicamente pela humanidade, organizado para ser trabalhado na escola, denominado de saber sistematizado. Ao apropriar-se desse saber, os alunos adquirem condições para:
O treinamento é um processo cíclico e contínuo, que envolve as etapas de investigação da situação, as estratégias para a solução, a implementação e execução da ação e a avaliação dos resultados obtidos. Contudo, o processo de treinamento deve ser visualizado com cuidado. A investigação da situação é muito importante para que o treinamento não represente um desperdício ou simples perda de tempo.
São elementos fundamentais a serem considerados no processo de investigação:
O treinamento é um investimento precioso, cujo retorno é altamente compensador para a organização. É dirigido a habilidades específicas projetadas para aumentar o nível de proficiência de algumas competências sobre uma tarefa específica ou grupo de tarefas. Essas habilidades são, EXCETO:
Analise as afirmativas:
I. A Pedagogia Tecnicista no Brasil iniciou-se na sombra da Pedagogia Nova, na década de 1950, com base no progressivismo de Dewey e se firmou nos anos 60, com base no behaviorismo e na abordagem sistêmica.
II. A ênfase da Pedagogia Tecnicista dada pelas teorias de aprendizagem vai privilegiar o conceito de que aprender é modificar comportamento.
III. A introdução do tecnicismo no Brasil se funde com os interesses do regime militar que, além de adequar a educação à sua orientação político-econômico-ideológica, visa também a inserir a escola nos modelos de racionalização da produção capitalista.
Está CORRETO o que se afirma em:
Segundo Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influenciação do comportamento humano. A hierarquia das necessidades humanas é:
( ) segurança
( ) fisiológicas
( ) estima
( ) sociais
( ) auto realização
A sequência numérica que corresponde corretamente a essa pirâmide de importância é:
A evolução da humanidade amplia, continuamente, o círculo de fatos e fenômenos, objeto da atividade cognoscitiva e prática do gênero humano. As grandes descobertas da ciência e as múltiplas transformações ocorridas até hoje sempre foram resultado da ação consciente do homem de conjugar teoria e prática em sua atividade sociocultural. Pode-se concluir que teoria e prática movem-se e transformam-se continuamente - a teoria não exclui a prática e a prática não exclui a teoria na atividade social dos homens.
Em relação à teoria e à prática, como partes integrantes de um todo único e onilateral, as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:
As pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização, dependendo da maneira como elas são tratadas. Elas podem ser a fonte de sucesso como podem ser a fonte de problemas. É melhor tratá-las como fonte de sucesso. Para que os objetivos da gestão de pessoas sejam alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional.
Dessa forma, são objetivos da gestão de pessoas dentro da organização, EXCETO:
A forma de conceber a avaliação reflete uma postura filosófica diante da educação. Para o aluno, a avaliação é um meio de superar as dificuldades e continuar progredindo na aprendizagem, enquanto, para o professor, a avaliação é um meio de aperfeiçoar seus procedimentos de ensino.
Duas funções da avaliação da aprendizagem estão indicadas em:
Os aspectos levantados durante o diagnóstico representam problemas de treinamento e pode ser feito em três diferentes níveis de análise. Está INCORRETO o que se apresenta na alternativa:
As pessoas constituem o principal patrimônio das organizações. Sabemos que uma boa gestão de pessoas é uma questão vital para o sucesso do negócio e o principal diferencial competitivo das organizações bem-sucedidas. E para serem bem-sucedidas, as organizações precisam de pessoas com habilidades e competências para conduzirem os negócios, fazerem as coisas acontecerem. Para conseguir isso, é imprescindível que a empresas invistam no treinamento e desenvolvimento das pessoas, possibilitando o crescimento profissional e pessoal dos seus colaboradores.
Considerando a importância em saber administrar bem o capital humano por meio do treinamento e do desenvolvimento, analise as afirmativas abaixo:
I. O treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio.
II. O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo.
III. O desenvolvimento de pessoas focaliza, em geral, os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e competências que serão requeridas.
IV. O treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes, provocando uma mudança no comportamento da pessoa através da incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos, competências e destrezas.
Está CORRETO o que se afirma em:
A concepção construtivista reúne uma série de princípios que permitem compreender a complexidade dos processos de ensino-aprendizagem e que se articulam em torno da atividade intelectual implicada na construção do conhecimento. Em relação aos princípios da concepção construtivista, analise as afirmativas abaixo, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado da sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.
( ) Os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornam-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.
( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno depende de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.
( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão, e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Segundo Chiavenato (1999), o desenvolvimento organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança e da capacidade adaptativa da organização à mudança. O desenvolvimento organizacional parte do pressuposto de que é plenamente possível o esforço para se conseguir que as metas dos indivíduos se integrem com os objetivos da organização.
Para o autor, os principais objetivos do desenvolvimento organizacional são, EXCETO: