Um gerente de certa organização recebeu as seguintes incumbências: desenhar os cargos e tarefas de sua área; atribuir bônus de produtividade aos funcionários.
Ao realizar essas incumbências, o gerente estará exercendo, respectivamente, as seguintes funções administrativas:
O processo de planejamento formal apresenta diversos benefícios para a organização, tais como proporcionar um senso de direção para a ação organizacional. No entanto, o planejamento formal também é alvo de críticas, que apontam suas potenciais desvantagens.
Segundo essas críticas, o planejamento formal:
Um funcionário que ocupava um cargo de gerente na área comercial de uma organização dedicava boa parte do seu tempo à programação do trabalho dos subordinados e à partilha de informação com os subordinados por meio de reuniões formais. Ao ser promovido ao cargo de diretor da área, passou a dedicar a maior parte do tempo à identificação de novas oportunidades de negócios para a organização.
Os papéis desempenhados pelo funcionário como gerente e o papel desempenhado como diretor são, respectivamente:
Um gerente percebe que sua equipe está insatisfeita e desmotivada para a realização do trabalho. O gerente marcou uma reunião com os membros da equipe, para que pudessem exprimir as razões da sua desmotivação. De uma maneira geral, os membros da equipe relataram que: percebem que a avaliação de desempenho não é transparente e que “sempre as mesmas pessoas recebem as avaliações mais altas”; valorizam, acima de tudo, a cooperação e um ambiente de trabalho amigável.
De acordo com as teorias de motivação, os membros da equipe apresentam:
Henri Fayol foi um dos principais pensadores da Teoria Clássica da Administração. Entre suas contribuições, está a formulação das funções do administrador e a proposição de um conjunto de princípios da administração, influenciando o pensamento e a prática administrativa.
São princípios da administração, como propostos por Fayol:
Barreiras à comunicação eficaz são um fenômeno comum nas organizações. Uma delas deriva diretamente do fato de que o receptor de uma mensagem vê e escuta de acordo com suas necessidades, motivações e outras características pessoais.
Essa barreira é conhecida como:
Uma empresa de alimentos adota, em seu primeiro nível hierárquico, a seguinte departamentalização: divisão biscoitos; divisão cafés; divisão chocolates.
Uma das desvantagens desse tipo de departamentalização é:
Em todas as organizações, o trabalho dos funcionários é objeto da função controle, para garantir que os esforços sejam coordenados e direcionados ao atingimento dos objetivos organizacionais. Assim, técnicas comportamentais de controle são utilizadas, de forma a assegurar que os funcionários estejam fazendo o que a organização espera deles.
É uma técnica de controle comportamental, entre outras: