Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, é correto afirmar que:
“André e Pedro são professores de História e estão elaborando o programa curricular das séries para as quais irão lecionar. Enquanto André se dedica a pensar ‘como’ vai ensinar a lista de conteúdos que elencou, Pedro o interrompe a todo momento, propondo que reflitam sobre por que ensinar tal conteúdo e não outro.” Sobre as possíveis concepções acerca do currículo escolar dos dois professores, analise as afirmativas a seguir. I. André se aproxima mais das teorias tradicionais do currículo, buscando formas de transmitir os conteúdos tidos como inquestionáveis. II. Pedro se aproxima mais das teorias críticas e pós-críticas do currículo, que estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder. III. André e Pedro traduzem concepção próxima às teorias tradicionais do currículo, preocupando-se com “o quê” ensinar. Está correto somente o que se afirma em:
As situações abaixo contribuem para o quadro de desigualdade apresentado no texto acima, EXCETO:
Embora se reconheçam as dificuldades do estabelecimento de uma síntese das diferentes tendências pedagógicas, Libâneo as classifica em dois grupos: “liberais" e “progressistas".
Classifique cada uma das tendências pedagógicas abaixo como Liberal (L) ou Progressista (P).
( ) tradicional;
( ) libertadora;
( ) renovada progressivista;
( ) tecnicista;
( ) crítico-social dos conteúdos.
A sequência correta é:
De acordo com nossa legislação educacional atual, uma criança com deficiência auditiva deve ser matriculada:
“Os professores do 7º ano da escola Cantagalo estão reunidos em Conselho de Classe. Durante o tempo de reunião, para cada nome de aluno os professores dizem a nota alcançada na sua disciplina e concluem sobre a aprovação ou reprovação do aluno."
Sobre o tipo de avaliação presente na situação narrada, é correto afirmar que:
Leia o trecho de uma entrevista na qual um professor de Manaus é questionado sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de sua escola.
No que se refere ao Projeto Político-Pedagógico e sua proposição legal, a situação relatada pelo professor:
Analise a situação a seguir.
Em uma perspectiva construtivista sobre o erro no processo de aprendizagem, a professora do aluno deve:
Observe a imagem abaixo.
A teoria da aprendizagem que poderia ter inspirado a elaboração e a utilização desse material didático é a:
“Cláudia, professora do 3º ano do ensino fundamental, resolveu trabalhar a partir de projetos esse semestre. Elaborou um projeto sobre os animais invertebrados, planejou o cronograma e todas as atividades a serem realizadas, escolheu materiais e deixou tudo pronto para as crianças trabalharem. Sua coordenadora, contudo, apontou que o trabalho com projetos tem algumas características essenciais que ela parecia desconhecer...” As alternativas abaixo apresentam características fundamentais do trabalho com projetos, que poderiam ser apontadas pela coordenadora de Cláudia, EXCETO:
Na última reunião do Conselho Escolar da Escola Sacopã, os representantes aprovaram o comunicado a ser enviado às famílias dos alunos envolvidos em um problema disciplinar na escola. Essa atividade do Conselho Escolar se refere à sua função:
A alternativa que completa adequadamente o trecho acima é:
Considerando a efetividade do planejamento, os procedimentos de ensino devem:
Para trabalhar em uma organização curricular por competências, é necessário:
Entre as definições da função social da escola apresentadas a seguir, a que mais se relaciona ao texto acima é: