Em relação à comunicação nas organizações, assinale a opção
que indica uma comunicação do tipo bottom-up.
A cultura organizacional é impactada pelo foco estratégico das organizações, bem como pelo ambiente. Levando isso em consideração, analise o diagrama a seguir.
Em sentido horário, as categorias de cultura organizacional em relação aos fatores e eixos apresentados são, respectivamente,
Com relação ao planejamento organizacional, associe os níveis
hierárquicos com os objetivos listados a seguir.
1- Nível estratégico
2- Nível tático
3- Nível operacional
( ) Objetivos gerais
( ) Foco em unidades específicas da organização
( ) Plano genéricos
( ) Foco em tarefas rotineiras
( ) Definição de procedimentos específicos
( ) Orientação de médio prazo
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para
baixo.
A cultura organizacional possui aspectos formais que são visíveis e concretos, sendo facilmente identificados e observados. Por outro lado, há aspectos da cultura organizacional mais profundos (ou informais) e que não são claramente perceptíveis. Por isso, alguns autores consideram a cultura organizacional como um iceberg metafórico, ou seja, as partes visíveis são a ponta do iceberg, enquanto que a parte invisível corresponde aos elementos abaixo do nível da água. Levando em consideração essa analogia da cultura organizacional com um iceberg, assinale a opção que diz respeito a um aspecto formal de uma cultura organizacional.
Em relação à pirâmide das necessidades humanas no ambiente de trabalho, definidas por Maslow, a expectativa de estabilidade e de permanência de um indivíduo no emprego é uma necessidade
Treinamento é o processo de ensinar aos novos funcionários as
habilidades básicas necessárias para desempenhar suas funções.
Nesse sentido, habilitar uma pessoa para a operação de tarefas e
fazer com que ela apresente mudanças comportamentais
significam, respectivamente,
De acordo com a Teoria dos dois fatores de Herzberg, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando excelentes, os fatores motivacionais geram maior satisfação.
II. As relações interpessoais são consideradas como um fator higiênico.
III. O oposto de satisfação não é a insatisfação, mas nenhuma satisfação.
Assinale:
Com relação às ferramentas de qualidade, assinale a opção que indica a que melhor representa, visualmente, uma relação de causa e efeito (problema).
Em uma organização existem equipes em que seus membros
trabalham a distância e equipes que realizam tarefas específicas
para serem desmobilizadas em seguida.
Esses dois tipos de equipe podem ser chamados de
Na qualidade de sistemas abertos, as organizações possuem
algumas características, como, por exemplo, a homeostasia.
Assinale a opção que apresenta a definição correta dessa
característica.