Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 24 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em Regras do Método Sociológico (1895), Durkheim identificou

os princípios fundamentais para realizar uma pesquisa científica

dos fenômenos sociais e sustentou a possibilidade de uma análise

causal dos mesmos, buscando a explicação da vida social na

natureza da própria sociedade.

Assinale a opção que caracteriza corretamente os procedimentos

metodológicos envolvidos na explicação causal dos fatos sociais

para Durkheim.

O estruturalismo não é uma escola sociológica, mas um método

de análise que permeou diversas disciplinas desde a década de

1930, da linguística à psicologia e à antropologia, tendo

influenciado numerosas teorias sociológicas contemporâneas.

Com relação à estrutura, entendida como modelo teórico, analise

as afirmativas a seguir.

I. O modelo de uma estrutura inerente à língua, como sistema

de diferenças entre os seus diversos elementos considerados

em sua solidariedade sincrônica, foi proposto pelo linguista

Ferdinand de Saussure.

II. A estrutura na antropologia de Lévi-Strauss é um dado

concreto, observável e mensurável, que se manifesta nas

normas sociais, como o parentesco, por exemplo.

III. A emergência do pós-estruturalismo, com Jacques Derrida,

radicaliza as premissas do estruturalismo, ao recusar

qualquer forma de análise que se refira a elementos internos

ao texto.

Assinale:

Liberalismo e Socialismo são correntes teóricas herdeiras da

Revolução Industrial e da Revolução Francesa.

Assinale a opção que identifica corretamente o ideário liberal e o

socialista, a partir dessa dupla herança.

Provas: FGV - 2014 - SUSAM - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Karl Marx

“Se, na concepção do decurso da história, separarmos as ideias

da classe dominante da própria classe dominante e se as

concebermos como autônomas, se nos limitarmos a dizer que em

uma época estas ou aquelas ideias dominaram, sem nos

preocuparmos com as condições de produção e com os

produtores destas idéias, se, portanto, ignorarmos os indivíduos e

as circunstâncias mundiais que são a base destas ideias, então é

correto afirmar, por exemplo, que, na época em que a

aristocracia dominou, os conceitos de honra, fidelidade etc.

dominaram, ao passo que na época da dominação da burguesia

dominam os conceitos de liberdade, igualdade etc."

(MARX, K. e ENGELS, F. A ideologia alemã. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 1987, p. 73.)

As alternativas a seguir fornecem características do conceito de

ideologia tal como concebido por K. Marx e F. Engels, à exceção

de uma. Assinale-a.

Provas: FGV - 2014 - SUSAM - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Max Weber

Em seu esforço de compreender o processo de modernização e

racionalização na sociedade, Max Weber analisou as formas de

dominação legal, extraindo daí o conceito de burocracia.

Sobre esse conceito, analise as afirmativas a seguir.

I. A administração burocrática moderna é ordenada segundo

leis e regras, que fixam a distribuição das atividades,

estabelecem os poderes de mando e os recursos de coação

eventualmente necessários ao cumprimento dos deveres

distribuídos.

II. A burocratização não é exclusiva do Estado, sendo também

encontrada em organizações eclesiásticas e em empresas

privadas, que concentram os meios de administração no topo

da hierarquia e utilizam regras racionais, visando à máxima

eficiência.

III. Na organização burocrática, o exercício da autoridade legal

está relacionado com o cargo profissional ocupado pelo

funcionário, que está subordinado a uma ordem objetiva e

impessoal que orienta suas ações.

Assinale:

"Estamos, pois, diante de uma ordem de fatos que apresenta caracteres muito especiais: consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhes impõem". Esta é uma das definições de fato social formuladas por Émile Dukheim. Com base nesta definição observe as imagens a seguir.


Assinale a alternativa que identifica corretamente os episódios que ilustram fatos sociais, segundo a definição durkheimiana.

Não é o falo (ou a falta de) o fundamento desta visão de mundo

[androcêntrica], e sim é essa visão de mundo que, estando

organizada segundo a divisão em gêneros relacionais, masculino

e feminino, pode instituir o falo, constituído em símbolo da

virilidade, de ponto de honra caracteristicamente masculino; e

instituir a diferença entre os corpos biológicos em fundamentos

objetivos da diferença entre os sexos, no sentido de gênero,

construídos como duas essências sociais hierarquizadas.

(Tradução de BOURDIEU, Pierre. La domination masculine. Paris: Seuil, 2002, p. 43)

As opções a seguir caracterizam corretamente as pré-condições

para que haja a perpetuação de uma cultura androcêntrica,

à exceção de uma. Assinale-a.

A polissemia do conceito de cultura faz parte da própria história

de sua construção, culminando com as contribuições da

Antropologia e das Ciências Sociais a partir da segunda metade

do século XIX.

Assinale a opção que apresenta corretamente um conceito de

cultura de acordo com seu proponente.

Como muitos antropólogos já concluíram, a distinção clássica

entre natureza e cultura não pode ser utilizada para descrever

dimensões ou domínios internos a cosmologias não-ocidentais

sem passar antes por uma crítica etnológica rigorosa. Tal crítica

exige a dissociação e redistribuição dos predicados subsumidos

nessas duas séries paradigmáticas que tradicionalmente se

opõem (natureza e cultura): universal e particular, objetivo e

subjetivo, dado e construído, humanidade e animalidade, entre

tantos outros. Um dos traços do pensamento ameríndio seria seu

multinaturalismo em contraste com as cosmologias

multiculturalistas modernas. Enquanto estas se apóiam na

implicação mútua entre unicidade da natureza e multiplicidade

das culturas, a concepção ameríndia suporia uma unidade do

espírito e uma diversidade dos corpos. Recombinar, portanto,

para depois dessubstancializar, pois as categorias de Natureza e

Cultura, no pensamento ameríndio, não possuem o mesmo

estatuto de seus análogos ocidentais; elas não assinalam regiões

do ser, mas antes configurações relacionais, pontos de vista.

(CASTRO, E.Viveiros de (adaptado de http://www.oquenosfazpensar.com/web/).)

Assinale a alternativa que identifica a corrente teórica da

antropologia contemporânea descrita no trecho citado.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282