Integra o programa de governo de determinado Estado da
Federação o desenvolvimento e ampliação da malha rodoviária.
Os estudos iniciais realizados pelos técnicos do
governo indicaram que as condições do mercado não eram
as mais favoráveis para lançar um projeto que demandasse
grandes investimentos por parte das empresas privadas do
setor. Programou, assim, o Poder Público que poderia ser
necessário dispor de 1,5 bilhão de reais para a fase de
implantação. Considerando que o usuário remunerará diretamente
os serviços ao seu prestador, a modelagem do projeto
poderá se dar por meio do lançamento de uma concessão
A Administração pública federal é titular do serviço público
de energia elétrica, pretendendo transferir a produção dos
recursos energéticos à sociedade de economia mista que
integra a Administração indireta. A estruturação do modelo
foi submetida ao órgão jurídico competente, que sinalizou
pela inviabilidade da transferência direta, aduzindo a necessidade
de licitação, sob pena de caracterizar concorrência
desleal, uma vez que a empresa em questão submete-se
ao regime típico das empresas privadas. A orienta-
ção jurídica lançada nos autos do processo administrativo
Pressionado pelos servidores que compõem o quadro de
determinada empresa pública, a diretoria autorizou a realização
de concurso público para contratação de engenheiros
e advogados. Findo o concurso, foram aprovados 18 (dezoito)
advogados e 25 (vinte e cinco) engenheiros. A diretoria
deliberou, então, como expressão de melhor gerenciamento
dos recursos orçamentário-financeiros, por aguardar 12 (doze)
meses para a nomeação dos aprovados, ciente de que
essa nomeação estaria dentro do prazo de validade do
concurso. Durante esse prazo de 12 (doze) meses, entendeu
que as funções dos futuros servidores poderiam ser supridas
pelo preenchimento dos cargos em comissão existentes,
inclusive e em especial pelos candidatos aprovados no
concurso. A decisão da Administração pública, considerando
precedentes jurisprudenciais do Superior Tribunal de Justiça,
Constitui correspondência válida entre os poderes ou
prerrogativas da Administração e exemplos de expressão
dessa atuação pela Administração pública,