Observe a tabela abaixo.

Segundo os dados apresentados, a taxa de analfabetismo
na população de 15 anos ou mais caiu ininterruptamente
ao longo do século passado, saindo de um patamar de
65,3% em 1900 para chegar a 13,6% em 2000.
Contudo, analisando estes dados verifica-se que a queda
da taxa de analfabetismo não é suficiente para que se
supere o problema do analfabetismo; é fundamental
também a
Considere: I. Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola. II. Gestão democrática do ensino público. III. Separação entre a educação escolar e o trabalho. IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. V. Ênfase na garantia do acesso em detrimento da qualidade do trabalho. Constituem princípios que sustentam o projeto nacional de educação brasileira:
A diversidade cultural, étnica e de expressões da individualidade
compõe o quadro que caracteriza o multiculturalismo
e a possibilidade de inclusão social.
Diante disso, está correto afirmar que é papel da educação
Na relação escola-família, um diretor, visando a ampliar as
possibilidades dos alunos de sua escola, propõe ao coordenador
pedagógico que organizem uma reunião com os
pais com o objetivo de apoiá-los na consolidação de atitudes
de valorização e estímulo à aprendizagem de seus filhos.
Essa iniciativa contribui para a
Uma gestão, com base nos princípios da atual legislação
educacional, deve orientar o processo de formulação do
projeto político-pedagógico da escola a partir da