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Em um pavimento de concreto simples para um aeroporto, onde as solicitações não são canalizadas como em um pavimento rodoviário, o projeto deve contemplar alterações devido à configuração das solicitações. As juntas entre as placas devem conter:

O concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) ainda é muito utilizado em pavimentos asfálticos, porém, novas propostas de misturas asfálticas têm surgido ao longo dos últimos anos. A camada porosa de atrito (CPA) é uma delas. Em relação à mistura CPA, considere:
I. O CPA possui uma permeabilidade superior ao CBUQ, tornando a superfície do pavimento altamente drenante, removendo rapidamente as águas pluviais e reduzindo o risco de aquaplanagem.

II. A utilização de ligantes modificados nas misturas tipo CPA pode reduzir a permeabilidade da camada, tornando a superfície não drenante.

III. É recomendada a implantação da camada de CPA diretamente sobre camadas granulares visando maximizar as características drenantes da estrutura.

IV. A utilização de uma mistura com granulometria descontínua no CPA está diretamente relacionada com a obtenção de volumes de vazios da ordem de 18% a 25%.
É correto o que consta em

Em um levantamento topográfico de uma poligonal de 4 lados, todos com 10 m de extensão, obteve-se as coordenadas descritas na tabela abaixo.
Imagem 001.jpg
Sabendo que a área total do terreno é igual a 50v2 m² , o valor da coordenada X do vértice 3 (A) é igual a:

Em um pavimento de concreto simples, as juntas serradas de retração têm a função de controlar as fissuras devidas à contração volumétrica do concreto. A utilização de barras de transferência de carga nestas juntas tem a função de propiciar certa transferência de carga de uma placa a outra. A profundidade de serragem destas juntas deve ser definida em função

Após caracterização, verificou-se que o solo disponível para utilização, próximo à área de implantação do pavimento projetado, possui CBR = 42% e expansão igual a 0,92%. Considerando que este solo será utilizado in natura, ele NÃO poderá compor:

Um avanço na tecnologia das misturas asfálticas foi o SMA (Stone Matrix Asphalt ou Stone Mastic Asphalt). Com uma granulometria mais uniforme, com agregados mais graúdos e poucos finos, o SMA apresenta vantagens em relação ao CBUQ convencional e, dentre elas, pode-se citar:

Considerando os dados acima, para o alinhamento 0-2, o Azimute e o Rumo, respectivamente, são:

Os asfaltos diluídos ou recortados constituem CAPs liquefeitos por adição e mistura de solventes. Expostos às condições ambientais, os solventes evaporam de modo a restar somente o CAP. As emulsões asfálticas são dispersões de uma fase em outra fase líquida. As emulsões asfálticas são produzidas a partir de CAP adicionado à água e ao agente emulsificante. Na pavimentação, as principais utilizações dos asfaltos diluídos e das emulsões asfálticas são, respectivamente,

A cura é o processo pelo qual se consegue manter no concreto o teor de água e a temperatura mais convenientes durante um fenômeno fundamental no concreto, que condiciona fortemente a geração das propriedades do concreto endurecido, como resistência aos esforços mecânicos, ao desgaste, durabilidade e estabilidade de volume. Este fenômeno é denominado de

A qualidade do concreto é de suma importância para o sucesso da estrutura de pavimento rígido. O controle tecnológico durante a produção e execução assume grande importância. Dentre as propriedades do concreto fresco, devem receber atenção a segregação e exsudação do concreto. A ocorrência destes dois fenômenos implica na formação de uma película de nata de cimento na superfície, muito frágil. Do ponto de vista funcional, esta película de nata pode oferecer riscos. NÃO indica um risco relacionado aos fenômenos de segregação e exsudação:

A questão da macrotextura superficial é importante em diversos aspectos operacionais dos pavimentos, em termos de qualidade e segurança de rolamento dos pavimentos. Para os pavimentos de concreto, pode-se obter uma macrotextura adequada com a execução de

A avaliação estrutural de um pavimento asfáltico pode ser realizada por meio de ensaios não destrutivos, nos quais é avaliada a resposta do pavimento perante a um carregamento. Independentemente do equipamento utilizado, além da resposta direta sobre a aplicação da carga, a forma da área deformada deve ser observada. Os parâmetros utilizados no DNER PRO 11/79 para a caracterização da resposta estrutural sob a aplicação da carga e da forma da deformada são, respectivamente:

Na execução da terraplenagem em um terreno para a implantação de um aeroporto, foi necessária, na movimentação de terra, o empréstimo de solo. Depois de compactado mediu-se o volume de 1.200 m³ de solo. Por meio do controle tecnológico conduzido, verificou-se que a densidade do solo compactado é de 2.030 kg/m³, a densidade natural é de 1.624 kg/m³ e a densidade solta é de 1.160 kg/m³. Considerando que este solo foi transportado por caminhão basculante com capacidade de 6 m³, o número de viagens necessárias foi de

A busca por materiais de construção que prolonguem a vida útil das intervenções também ocorre na pavimentação. A modificação de ligantes asfálticos através da adição de polímeros tem o objetivo de promover melhorias no desempenho do ligante. NÃO se configura uma melhoria devido à modificação do ligante:

No dimensionamento de pavimentos de concreto, pode ser utilizado no Brasil o método da PCA/84 (Portland Cement Association). Seus modelos de ruína são relacionados à fadiga e erosão. A curva de fadiga deste método relaciona o número admissível de repetições de carga com a relação de tensões atuante e admissível de tração no concreto. O número de repetições de carga, nesta formulação, é considerado ilimitado para relação de tensões

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