Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O Decreto Nº 9.203/2017 dispõe sobre política de governança da administração pública federal. São princípios da governança pública:

I. Transparência;
II. Confiabilidade;
III. Qualidade do serviço público;
IV. Engajamento no trabalho;
V. Prestação de contas.

Estão corretos os itens

O analista técnico em gestão pública apresentou uma Matriz QFD (Quality Function Deployment), em uma reunião, cujo tema era a qualidade do serviço no setor público. O principal objetivo para utilizar essa ferramenta foi

Daniel Kaufmann, ex-diretor do Instituto do Banco Mundial, afirmou que “Não podemos mais lutar contra a corrupção simplesmente lutando sozinho” (Kaufmann, 2012). Diante disso, os processos e as estratégias são criados para permitir um processo de mais fácil adaptação da reforma da integridade em uma organização pública. A construção da integridade de processos foca na reestruturação dos valores e objetivos de uma organização, e como eles podem ser melhor comunicados aos funcionários e públicos relacionados. As estratégias preventivas que podem ser adotadas para atingir os níveis menores de corrupção e má gestão na administração pública podem ser:

I. utilizar a gestão por resultado e revisar regularmente os riscos operacionais enfrentados e identificados por organizações semelhantes;
II. envolver toda a equipe na criação de políticas, procedimentos e sistemas de integridade;
III. participar do planejamento de aquisições para gerenciar os padrões de compra e incorporar métodos de monitoramento e avaliação de desempenho de contratos;
IV. comunicar o funcionamento organizacional adequado tanto para a equipe quanto para o público;
V. concentrar-se nos resultados financeiros, responsabilidades e deveres público.

Estão corretos os itens

O Código de Ética não é apenas um procedimento administrativo. Conhecer a ética corporativa e aplicá-la no dia a dia são ações que agregam valor à organização, à sua imagem e geram impacto na sociedade. Sendo assim, o Código de Ética é um documento que consolida o que as organizações públicas esperam do seu corpo funcional. No entanto, abordar as questões críticas para sua implementação é um fator chave para garantir que os códigos de ética contribuam para uma boa gestão pública. Portanto, é correto afirmar que, para o sucesso da implementação do código de ética, devem ser considerados os seguintes fatores:

I. consultar as principais partes interessadas no desenvolvimento dos códigos de ética;
II. disseminar e divulgar os códigos desenvolvidos para aqueles que estarão sob sua responsabilidade;
III. garantir que os princípios éticos façam parte do programa de indução para todas as categorias de funcionários públicos;
IV. garantir a performance do serviço público ético a partir daqueles que ocupam cargos de liderança;
V. demonstrar os benefícios de um serviço público ético para a qualidade de vida dos funcionários públicos.

Está correto o que se afirma em

A formulação de políticas públicas é a totalidade dos processos pelos quais um governo decide lidar ou não com um determinado problema social. Sendo assim, os gestores públicos “se satisfazem” quando aceitam uma quantidade satisfatória e suficiente de informações para fundamentar uma decisão. De acordo com o economista vencedor do Prêmio Nobel 1978, HERBERT A. SIMON, “os processos de tomada de decisão seguram a chave para compreender as organizações.”.

Nesse contexto, o ciclo clássico do processo decisório engloba sete etapas, no sentido de compreender melhor o processo. Considerando-se essa perspectiva, as fases e a respectiva ordem de desenvolvimento do processo decisório são:

A auditoria visa estabelecer ações da contabilidade, com objetivo de averiguar se tudo está dentro do que foi estabelecido e planejado, se as regras internas da empresa estão sendo cumpridas conforme a legislação que determina as obrigações do negócio. Os tipos de auditoria fiscalizadora são:

I. contagens fiscais;
II. confirmação de saldos;
III. testes de efetividade;
IV. adequação ao custo padrão;
V. análise de realização físico-financeiro em face dos objetivos e metas.

Estão corretos os itens

O termo ética pública se refere ao conjunto de valores e normas, de padrões ou princípios morais que constituem a base da integridade. Em geral, a ética é um conjunto de princípios frequentemente definidos como um código de conduta, isto é, uma estrutura para ações. Considerando-se que a natureza moral desses princípios se refere ao que é considerado certo, justo ou bom (conduta), integridade ou ética é um comportamento que significa muito mais do que não ser corrupto ou fraudulento. Por outro lado, a integridade é uma característica do comportamento individual ou organizacional que denota a qualidade de agir de acordo com os valores morais, padrões e regras aceitos pelos membros da organização e pela sociedade. Considerando essa introdução, relacione as duas colunas que reúnem conceitos e suas definições.

                          

A relação correta entre as colunas é

O Decreto Nº 1.171, de 22 de junho de 1994, refere-se ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Com base nesse Decreto, os principais deveres do Servidor Público são:

I. ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;
II. tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;
III. ter respeito à hierarquia, porém com temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;
IV. participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo o aprimoramento profissional;
V. exercer com moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos.

Está correto o que se afirma em

Os serviços públicos essenciais para sociedade são realizados em grande parte nas esferas federal, estadual e municipal, como educação pública, saúde pública, justiça e segurança, proteção ambiental, museus e universidades. A respeito do papel do serviço público, é correto afirmar que:

I. O serviço público busca atrair um tipo especial de indivíduo e possui envolvimento com empresas privadas.
II. A vocação para o serviço público está no cerne da administração pública.
III. Os funcionários públicos são pessoas que alcançam satisfação interna ao fazer uma contribuição para a sociedade.
IV. Os ganhos financeiros e outras recompensas externas são significativos, portanto aqueles que entram no serviço público não necessitam ser movidos pelo desejo de servir ao interesse público.

Estão corretos os itens

Hoje, mais do que nunca, os governos federal, estadual e municipal dependem da tecnologia da informação para fornecer maior eficiência na coleta, validação, processamento, análise, relatório, proteção e armazenamento de dados. Quando usados corretamente, os aplicativos de tecnologia podem reduzir a necessidade de tempo e dinheiro; além disso, a tecnologia pode melhorar o processo de tomada de decisão. No entanto, quando não usados corretamente, os dados confidenciais podem ser comprometidos com facilidade, levando a roubo de identidade, fraude e interrupção de serviços vitais. Acerca das tecnologias para a segurança da informação na administração pública, é possível

I. adotar uma boa gestão do conhecimento e um software para bloquear ameaças;
II. estabelecer regras para compartilhamento de arquivos, acesso a sites e distribuição de e-mails;
III. criar rotinas de backups e armazenamento de dados e implementar um sistema de apoio à gestão;
IV. definir regras que regem o uso de periféricos e proteger transações financeiras e cartões de créditos online com criptografia.

Está correto o que se afirma em

O sistema de fiscalização público pode ser sobrecarregado se não forem adotadas medidas preventivas para evitar a corrupção. Assim, o código de ética contribui para orientar os funcionários públicos e minimizar a necessidade de conjurar medidas mais drásticas de acusação, disciplina administrativa e punição. Considerando os componentes básicos de um programa de prevenção eficaz do sistema de fiscalização, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. Um código de conduta justo estabelece padrões uniformes pelos quais os funcionários públicos serão responsabilizados.
II. A implementação de uma sistema de divulgação de interesses financeiros evita conflitos e introduz transparência na tomada de decisão.
III. Um programa de treinamento torna os funcionários do governo cientes de suas responsabilidades.
IV. Um sistema de gestão de qualidade garante que o controle do sistema de fiscalização seja evolutivo.
V. Os canais governamentais de comunicação com os usuários do serviço público garantem o fornecimento de soluções eficientes às demandas apresentadas.

A correlação correta na avaliação das afirmativas corresponde a

Os valores éticos representam os princípios gerais que devem orientar as pessoas em seu convívio social. Uma série de jurisdições implementaram códigos ou diretrizes relacionados à conduta ética, especialmente para funcionários públicos nos níveis estadual e federal. Os valores éticos essenciais para moldar a conduta no setor público são

As organizações do setor público caracterizam-se, entre outros aspectos, pela ausência de mercados econômicos e suas pressões de redução de custos; influências políticas externas mais intensas; expectativas únicas de justiça, capacidade de resposta, honestidade, abertura e responsabilidade; maior ambiguidade, menos autonomia de decisão. Nesse cenário, alguns paradigmas foram sendo estabelecidos, entre eles a aplicação do conceito do empreendedorismo no setor público. Pode-se afirmar, sobre o conceito de empreendedorismo no setor público, que

A revolução da qualidade impactou o governo nos últimos anos e deixou uma marca no panorama da gestão pública. No contexto atual, mais do que nunca, os gestores públicos são desafiados a melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade. De uma perspectiva de medição de desempenho, isso significa monitorar indicadores da qualidade da entrada e, especialmente, da saída produzida e a satisfação do cliente. Normalmente, as dimensões da qualidade que são consideradas as mais importantes na busca pela melhoria no atendimento ao cliente são

A educação e o treinamento referem-se a processos e experiências que são projetados para transmitir conhecimento, compreensão e habilidades. Especificamente, a educação e o treinamento em ética oferecem programas cognitivos na tomada de decisões éticas. Considere as afirmativas sobre os fundamentos teóricos subjacentes que sustentam a tomada de decisão ética:

I. Sensibilidade moral: caracteriza-se pelo aprimoramento da natureza moral na administração pública.
II. Juízo moral: caracteriza-se pela decisão do que é moralmente certo na administração pública.
III. Intenção moral: caracteriza-se pela decisão de se comprometer com a moral, em vez de qualquer outro tipo de ação na administração pública.
IV. Moral cognitiva: caracteriza-se pela demonstração de justiça, que é construída em função das interações sociais na administração pública.
V. Caráter moral: caracteriza-se pela demonstração e persistência para a intenção de se comportar moralmente na administração pública.

Está correto o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282