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As correntes historiográficas Nova História, Nova História Cultural e Nova Esquerda Inglesa se desenvolveram, especialmente, na segunda metade do século XX e propuseram, de uma forma mais radical, a construção de uma nova racionalidade nãolinear do pensamento histórico sem eliminar as necessárias contribuições da antiga racionalidade.
Assinale a alternativa CORRETA relacionada a Nova História Cultural:

Algumas competências e habilidades podem ser desenvolvidas no ensino de História no ensino médio: Representação e comunicação, Investigação e compreensão e Contextualização sociocultural. Sobre Investigação e compreensão é CORRETO afirmar:

Assinale a alternativa correta que apresenta um fato ocorrido na nova república:

Período inicial do Império, estende-se da Independência do Brasil, em 1822, até a abdicação de Dom Pedro I , em 1831. Aclamado primeiro imperador do país a 12 de outubro de 1822. São fatos do primeiro Império do Brasil: EXCETO:

A República Velha, ou Primeira República, é o nome dado ao período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da Revolução de 1930.Sendo que a a República Velha é dividida em dois momentos: a República da Espada e a República Oligárquica. Sobre a República Oligárquica é CORRETO afirmar:

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de História (1998): Nas últimas décadas há aproximações entre o conhecimento histórico e o saber histórico escolar. Sobre o saber histórico é CORRETO afirmar:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico– Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro – Brasileira e Africana: Assinale uma ação em que o princípio da consciência política e histórica da diversidade deve conduzir:

Sendo Marechal Castelo Branco um dos governos militares, medidas econômicas adotadas em seu governo tinham por objetivo combater a inflação e favorecer a retomada dos investimentos. Analise as afirmativas abaixo sobre essas medidas:
I-revogou a Lei de Remessa de Lucros proposta por João Goulart, beneficiando o capital estrangeiro investido no Brasil (novos empréstimos foram negociados com o FMI).
II- estabeleceu o controle sobre os salários.
III- instituiu a correção monetária, operação destinada a atualizar o poder aquisitivo da moeda, segundo índices determinados pelo governo.
IV- investiu em grandes projetos (construção de estradas e hidrelétricas) e estimulou a exploração econômica da Amazônia e da Região Centro-Oeste. V- criou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em substituição ao antigo sistema de estabilidade e de indenização dos trabalhadores demitidos.
VI- fundou o Banco Nacional de Habitação (BNH) que, obtendo os recursos do FGTS, deveria financiar a construção de casas populares.
VII- criou o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária e o Estatuto da Terra.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas referente as medidas econômicas.
Estão CORRETAS as afirmativas:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de História (1998): Assinale V(verdadeiro) e F(falso) em relação a caracterização da área de história:
( ) O ensino de História pode ser caracterizado a partir de dois grandes momentos. O primeiro teve início na primeira metade do século XIX, com a introdução da área no currículo escolar. O segundo momento ocorreu a partir das décadas de 30 e 40 do século XX, orientado por uma política nacionalista e desenvolvimentista.
( ) A História como área escolar obrigatória surgiu com a criação do Colégio Pedro II, em 1837, dentro de um programa inspirado no modelo francês.
( )Nos anos imediatos ao pós-guerra e no contexto da democratização do país com o fim da ditadura Vargas, a História passou a ser novamente objeto de debates quanto às suas finalidades e relevância na formação política dos alunos.
( ) Sob inspiração do nacional-desenvolvimentismo, nas décadas de 50 e 60 o ensino de História voltou-se especialmente para as temáticas econômicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Analise as afirmativas sobre algumas etapas da evolução da espécie humana:
I- Homo habilis: Primeiro hominídeo do gênero Homo. Viveu por volta de 2 milhões de anos a 1,4 milhões de anos atrás. Fabricava instrumentos simples de pedra, construía cabanas e desenvolveu uma linguagem rudimentar. Seus vestígios só foram encontrados na África.
II- Australopithecus:: Descendente do Homo habilis, viveu entre 6 milhões de anos e 150 mil anos atrás. Saiu da África, alcançando a Europa, a Ásia e a Oceania. Fabricava instrumentos de pedra mais complexos e cobria o corpo com peles de animais. Vivia em grupos de vinte a trinta membros e utilizava uma linguagem mais sofisticada. Foi o descobridor do fogo.
III- Homem de Neandertal: Provável descendente do Homo erectus, viveu há cerca de 200 mil a 30 mil anos. Habilidoso, criou muitas ferramentas e fabricava armas e abrigos com ossos de animais. Enterrava os mortos nas cavernas, com flores e objetos. Conviveu com os primeiros homens modernos e desapareceu por motivos até hoje desconhecidos.
IV- Homo sapiens: Descendente do Homo erectus, surgiu entre 100 mil e 50 mil anos atrás. Trata-se do homem moderno. Espalhou-se por toda a Terra, deixando variados instrumentos de pedra, osso e marfim. Desenvolveu a pintura e a escultura.
Estão CORRETAS as afirmativas:

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico– Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro – Brasileira e Africana: Analise as afirmativas abaixo sobre o princípio ações educativas de combate ao racismo e a discriminações e assinale V (verdadeiro) e F(falso):
( ) a conexão dos objetivos, estratégias de ensino e atividades com a experiência de vida dos alunos e professores, valorizando aprendizagens vinculadas às suas relações com pessoas negras, brancas, mestiças, assim como as vinculadas às relações entre negros, indígenas e brancos no conjunto da sociedade.
( ) o combate à privação e violação de direitos.
( ) valorização da oralidade, da corporeidade e da arte, por exemplo, como a dança, marcas da cultura de raiz africana, ao lado da escrita e da leitura.
( )educação patrimonial, aprendizado a partir do patrimônio cultural afro-brasileiro, visando a preservá- lo e a difundi-lo.
( ) o diálogo, via fundamental para entendimento entre diferentes, com a finalidade de negociações, tendo em vista objetivos comuns, visando a uma sociedade justa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A forma como o passado foi investigado e, consequentemente, as características da História construída, diferenciou-se ao longo do tempo resultando no que denominamos de escolas historiográficas. Analise as afirmativas abaixo sobre Nova História:
I - Os documentos oficiais eram as principais fontes de investigação assim como as ações do Estado eram as eleitas para constituírem a narrativa histórica.
II - Todos os acontecimentos humanos poderiam ser entendidos como temáticas para a construção da História e não somente a narrativa dos feitos de alguns homens relacionados à história política de seus países.
III - Toda produção humana seria passível de ser entendida enquanto fonte para a pesquisa do historiador, e não somente os documentos oficiais. IV - Buscou explicar o passado não somente a partir do tempo do acontecimento, mas da contradição que pode ser encontrada em todo fato e, para compreender a contradição, faz necessário deslocarse temporalmente intentando como determinados fatos se constituíram historicamente e porque se apresentam de tal forma ao homem no presente.
V - Rompeu com a ideia do tempo do acontecimento, com a concepção de que a humanidade caminha de forma irreversível para algum ponto pré-estabelecido e também com a noção de um progresso linear e contínuo.
Estão CORRETAS as afirmativas:

A Revolução de 1930, que pôs fim à Primeira República, foi, para muitos historiadores, o movimento mais importante da história do Brasil do século XX.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um fato a partir de 1930:

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