As correntes historiográficas Nova História, Nova
História Cultural e Nova Esquerda Inglesa se
desenvolveram, especialmente, na segunda metade
do século XX e propuseram, de uma forma mais
radical, a construção de uma nova racionalidade nãolinear
do pensamento histórico sem eliminar as
necessárias contribuições da antiga racionalidade.
Assinale a alternativa CORRETA relacionada a Nova
História Cultural:
Algumas competências e habilidades podem ser desenvolvidas no ensino de História no ensino médio: Representação e comunicação, Investigação e compreensão e Contextualização sociocultural. Sobre Investigação e compreensão é CORRETO afirmar:
Assinale a alternativa correta que apresenta um fato ocorrido na nova república:
Período inicial do Império, estende-se da Independência do Brasil, em 1822, até a abdicação de Dom Pedro I , em 1831. Aclamado primeiro imperador do país a 12 de outubro de 1822. São fatos do primeiro Império do Brasil: EXCETO:
A República Velha, ou Primeira República, é o nome dado ao período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da Revolução de 1930.Sendo que a a República Velha é dividida em dois momentos: a República da Espada e a República Oligárquica. Sobre a República Oligárquica é CORRETO afirmar:
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de História (1998): Nas últimas décadas há aproximações entre o conhecimento histórico e o saber histórico escolar. Sobre o saber histórico é CORRETO afirmar:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico– Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro – Brasileira e Africana: Assinale uma ação em que o princípio da consciência política e histórica da diversidade deve conduzir:
Sendo Marechal Castelo Branco um dos governos
militares, medidas econômicas adotadas em seu
governo tinham por objetivo combater a inflação e
favorecer a retomada dos investimentos. Analise as
afirmativas abaixo sobre essas medidas:
I-revogou a Lei de Remessa de Lucros proposta por
João Goulart, beneficiando o capital estrangeiro
investido no Brasil (novos empréstimos foram
negociados com o FMI).
II- estabeleceu o controle sobre os salários.
III- instituiu a correção monetária, operação destinada
a atualizar o poder aquisitivo da moeda, segundo
índices determinados pelo governo.
IV- investiu em grandes projetos (construção de
estradas e hidrelétricas) e estimulou a exploração
econômica da Amazônia e da Região Centro-Oeste.
V- criou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
(FGTS), em substituição ao antigo sistema de
estabilidade e de indenização dos trabalhadores
demitidos.
VI- fundou o Banco Nacional de Habitação (BNH) que,
obtendo os recursos do FGTS, deveria financiar a
construção de casas populares.
VII- criou o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária e o
Estatuto da Terra.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas
referente as medidas econômicas.
Estão CORRETAS as afirmativas:
De acordo com os Parâmetros Curriculares
Nacionais de História (1998): Assinale V(verdadeiro) e
F(falso) em relação a caracterização da área de
história:
( ) O ensino de História pode ser caracterizado a partir
de dois grandes momentos. O primeiro teve início na
primeira metade do século XIX, com a introdução da
área no currículo escolar. O segundo momento
ocorreu a partir das décadas de 30 e 40 do século XX,
orientado por uma política nacionalista e
desenvolvimentista.
( ) A História como área escolar obrigatória surgiu
com a criação do Colégio Pedro II, em 1837, dentro de
um programa inspirado no modelo francês.
( )Nos anos imediatos ao pós-guerra e no contexto da
democratização do país com o fim da ditadura Vargas,
a História passou a ser novamente objeto de debates
quanto às suas finalidades e relevância na formação
política dos alunos.
( ) Sob inspiração do nacional-desenvolvimentismo,
nas décadas de 50 e 60 o ensino de História voltou-se
especialmente para as temáticas econômicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
Analise as afirmativas sobre algumas etapas da
evolução da espécie humana:
I- Homo habilis: Primeiro hominídeo do gênero Homo.
Viveu por volta de 2 milhões de anos a 1,4 milhões de
anos atrás. Fabricava instrumentos simples de pedra,
construía cabanas e desenvolveu uma linguagem
rudimentar. Seus vestígios só foram encontrados na
África.
II- Australopithecus:: Descendente do Homo habilis,
viveu entre 6 milhões de anos e 150 mil anos atrás.
Saiu da África, alcançando a Europa, a Ásia e a
Oceania. Fabricava instrumentos de pedra mais
complexos e cobria o corpo com peles de animais.
Vivia em grupos de vinte a trinta membros e utilizava
uma linguagem mais sofisticada. Foi o descobridor do
fogo.
III- Homem de Neandertal: Provável descendente do
Homo erectus, viveu há cerca de 200 mil a 30 mil
anos. Habilidoso, criou muitas ferramentas e fabricava
armas e abrigos com ossos de animais. Enterrava os
mortos nas cavernas, com flores e objetos. Conviveu
com os primeiros homens modernos e desapareceu
por motivos até hoje desconhecidos.
IV- Homo sapiens: Descendente do Homo erectus,
surgiu entre 100 mil e 50 mil anos atrás. Trata-se do
homem moderno. Espalhou-se por toda a Terra,
deixando variados instrumentos de pedra, osso e
marfim. Desenvolveu a pintura e a escultura.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação das Relações Étnico– Raciais e para
o Ensino de História e Cultura Afro – Brasileira e
Africana: Analise as afirmativas abaixo sobre o
princípio ações educativas de combate ao racismo e a
discriminações e assinale V (verdadeiro) e F(falso):
( ) a conexão dos objetivos, estratégias de ensino e
atividades com a experiência de vida dos alunos e
professores, valorizando aprendizagens vinculadas às
suas relações com pessoas negras, brancas,
mestiças, assim como as vinculadas às relações entre
negros, indígenas e brancos no conjunto da
sociedade.
( ) o combate à privação e violação de direitos.
( ) valorização da oralidade, da corporeidade e da
arte, por exemplo, como a dança, marcas da cultura
de raiz africana, ao lado da escrita e da leitura.
( )educação patrimonial, aprendizado a partir do
patrimônio cultural afro-brasileiro, visando a preservá-
lo e a difundi-lo.
( ) o diálogo, via fundamental para entendimento
entre diferentes, com a finalidade de negociações,
tendo em vista objetivos comuns, visando a uma
sociedade justa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
A forma como o passado foi investigado e,
consequentemente, as características da História
construída, diferenciou-se ao longo do tempo
resultando no que denominamos de escolas
historiográficas. Analise as afirmativas abaixo sobre
Nova História:
I - Os documentos oficiais eram as principais fontes de
investigação assim como as ações do Estado eram as
eleitas para constituírem a narrativa histórica.
II - Todos os acontecimentos humanos poderiam ser
entendidos como temáticas para a construção da
História e não somente a narrativa dos feitos de
alguns homens relacionados à história política de seus
países.
III - Toda produção humana seria passível de ser
entendida enquanto fonte para a pesquisa do
historiador, e não somente os documentos oficiais.
IV - Buscou explicar o passado não somente a partir
do tempo do acontecimento, mas da contradição que
pode ser encontrada em todo fato e, para
compreender a contradição, faz necessário deslocarse
temporalmente intentando como determinados
fatos se constituíram historicamente e porque se
apresentam de tal forma ao homem no presente.
V - Rompeu com a ideia do tempo do acontecimento,
com a concepção de que a humanidade caminha de
forma irreversível para algum ponto pré-estabelecido e
também com a noção de um progresso linear e
contínuo.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A Revolução de 1930, que pôs fim à Primeira
República, foi, para muitos historiadores, o movimento
mais importante da história do Brasil do século XX.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um
fato a partir de 1930: