De acordo com os Parâmetros Curriculares
Nacionais de História (1998): Assinale V(verdadeiro) e
F(falso) em relação a caracterização da área de
história:
( ) O ensino de História pode ser caracterizado a partir
de dois grandes momentos. O primeiro teve início na
primeira metade do século XIX, com a introdução da
área no currículo escolar. O segundo momento
ocorreu a partir das décadas de 30 e 40 do século XX,
orientado por uma política nacionalista e
desenvolvimentista.
( ) A História como área escolar obrigatória surgiu
com a criação do Colégio Pedro II, em 1837, dentro de
um programa inspirado no modelo francês.
( )Nos anos imediatos ao pós-guerra e no contexto da
democratização do país com o fim da ditadura Vargas,
a História passou a ser novamente objeto de debates
quanto às suas finalidades e relevância na formação
política dos alunos.
( ) Sob inspiração do nacional-desenvolvimentismo,
nas décadas de 50 e 60 o ensino de História voltou-se
especialmente para as temáticas econômicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA: