Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Sobre as relações interativas em sala de aula, analise as afirmativas abaixo. Assinale a INCORRETA:

Quando a criança começa a fazer arrumações com brinquedos, objetos ou qualquer outra coisa, ela inicia a construção de conceitos elaborados em sua mente, que lhe dão condições de organizá-los de acordo com propriedades pré- estabelecidas. Estas são construções intuitivas, sem pretensão de construir uma operação lógico matemática. Nessas construções, a criança:

Os estudos iniciais sobre geometria abordam situações relacionadas à forma, dimensão e direção. O objetivo de ensinar geometria aos alunos do 1º ao 5º ano está ligado a: Marque a alternativa correspondente.

Sobre a Organização social da classe, de acordo com Zabala podemos afirmar que:

Em relação ao ensino da matemática, assinale a alternativa que corresponde à combinação CORRETA.
I- O ensino da matemática nos primeiros anos deve encorajar o uso de estratégias dos alunos e basear-se nelas, como forma de desenvolver ideias gerais e abordagens sistemáticas.
II- Questões que conduzam ao esclarecimento, ampliação e desenvolvimento de novos conhecimentos poderão facilitar essa aprendizagem. O professor deve assegurar-se que problemas interessantes e discussões matemáticas estimulantes façam parte da rotina escolar.
III- Deve valorizar ainda o pensamento e o raciocínio individual dos alunos, assim como utilizar a avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem, de forma a permitir que os alunos estabeleçam uma relação entre os novos conhecimentos matemáticos e os conhecimentos anteriormente adquiridos.

Sobre a aprendizagem da escrita, é INCORRETO afirmar que:

Referente à função social do ensino e da concepção sobre os processos de aprendizagem, de acordo com Zabala. Analise as afirmativas abaixo:
I- A finalidade da escola é promover a formação integral dos alunos.
II- A aprendizagem se dá através das experiências fora do país.
III- Nos conteúdos de aprendizagem seus significados vão além da questão de ensinar, a indagação é para que ensinar?
Assinale a alternativa que correspondem às afirmativas CORRETAS.

A escola é sem dúvida construída por sua comunidade e, assim como o gestor a equipe diretiva tem seu papel na organização do projeto escolar. Na educação todos são corresponsáveis e trabalham juntos na construção de uma educação de qualidade. Quando falamos do papel do professor, podemos classificar aspectos importantes como:
Assinale a alternativa correspondente.

Um importante elemento dentro do contexto escolar são os documentos que orientam o trabalho do professor e por isso deve ser elaborado coletivamente pelos membros da escola e estar de acordo a realidade da escola e dos alunos, de modo que propicie a diversidade dos conteúdos, inclusão de alunos com necessidades especiais e atividades desenvolvidas extraclasse.
Estamos falando do:

Tão antigo quanto a Filosofia, o pensamento educacional se desdobra em várias correntes. A frase: "É decidindo que se aprende a decidir", é de qual pensador educacional?

São modalidades da Educação Básica:

São sintomas importantes do NÃO aprender: Analise as afirmativas abaixo e assinale a combinação CORRETA.
I- Aumento significativo de interesse e atenção; II- Redução do rendimento escolar ou presença de transtornos de aprendizagem;
III- Ausência de comportamentos de agitação, impulsividade ou atenção;
IV- Rebeldia, birra, implicância e atividades de oposição.

Em relação ao conhecimento, o professor deve ser para o aluno:
Marque a alternativa que representa a resposta CORRETA.

“Buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos

atos de ensinar e aprender partindo do

reconhecimento da evolução cognitiva do homem;

tentam explicar a relação entre o conhecimento

pré-existente e o novo conhecimento. São

principais abordagens: Comportamentalista,

Cognitivista e Construtivista.". Estamos falando

das:

Sobre a prática direta com crianças, são instrumentos essenciais, EXCETO:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282