Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“...movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. Sua principal característica filosófica é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo. Apesar de revolucionária no período em que surge, esta concepção da vida não era completamente nova pois já a antiga civilização greco-romana defendia a liberdade e dignidade do Homem procurando criar o "Homem ideal" do ponto de vista cívico, intelectual e físico. ... ".
No contexto da História, o fragmento acima conceitua:
O Ensino de História, ao se trabalhar a temática “os povos que vieram da África” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:
Na História do Brasil, a chamada Lei de Anistia permitia o retorno de exilados políticos ao Brasil. Ela foi assinada por um Presidente do Brasil do partido ARENA (1979-1985). Esse presidente foi:
Em 17 de janeiro de 1991, iniciou o bombardeio a Bagdá, capital iraquiana, liderada por forças norte-americanas. Uma poderosa coligação militar internacional foi enviada ao Golfo pérsico. Essa operação militar foi denominada:
Em 1824, na região nordeste do Brasil, mais precisamente na província de Pernambuco, ocorreu um movimento que teve caráter emancipacionista e republicano. Esse movimento ficou conhecido como:
Historicamente, os primeiros povos a realizar o comércio de escravos africanos através do Atlântico foram:
A execução do rei Luís XVI provocou revoltas internas dos girondinos e uma reorganização das forças estrangeiras partidárias do absolutismo. Para enfrentar a reação, os jacobinos criaram órgãos encarregados da defesa da Revolução. Um desses órgãos encarregados da defesa da Revolução foi:
No Ensino Fundamental a partir do Ensino de História ao aluno é possibilitado “conhecer algumas das manifestações culturais dos diversos povos indígenas”. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
As bandeiras de apressamento tornaram-se um grande negócio durante o período do domínio holandês no Brasil (1637-1654). E, acerca das bandeiras de apressamento é adequado afirmar que:
No século XVIII, no período do Iluminismo, o filosofo Barão de Montesquieu (1689-1755) defendeu a seguinte teoria:
Após ser excomungado, o rei Henrique VIII, decretou na Inglaterra o Ato de Supremacia, pelo qual o soberano inglês passava a ser o chefe supremo da igreja da Inglaterra. O Ato de Supremacia promulgado por Henrique VIII contribuiu para:
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. No entanto, era necessário que o Brasil fosse aceito internacionalmente como nação independente. O primeiro país a reconhecer a independência do Brasil em 1824 foi:
Em 1703, Portugal e Inglaterra assinaram o chamado Tratado de Methuen. Nele ficou estabelecido que:
A primeira batalha ocorrida em 1648 na capitania Pernambuco, foi um dos principais momentos no processo de expulsão dos holandeses do Brasil. Essa batalha foi denominada:
Os escravos que trabalhavam na lavoura no Brasil colônia eram chamados de: